Glamping – O que é e como acampar com conforto e glamour

Você já ouviu falar de Glamping? Para quem é apaixonado pela natureza, mas não curte muito a ideia de acordar
com zumbidos de bichinhos no ouvido e sol escaldante no rosto, como acontece na maioria das experiências de acampamento, o Glamping pode ser a sua opção perfeita.

Sem precisar deixar de lado aquele confortozinho bom que a gente gosta, ainda é possível desfrutar das maravilhas que uma profunda conexão com a natureza pode nos proporcionar.

Com a leitura desse artigo, o camping não precisará mais ser a sua única possibilidade de viagem roots. . Dá pra ser “raiz” sem passar tanto perrengue, né? Vem com a gente!

Glamping - Camping com Glamour
Glamping

Glamping – O que é essa nova tendência

A maioria de nós não aprende desde cedo a interagir de maneira saudável e amigável com a natureza. Crescemos em centros urbanos, cercados de muita informação, ar poluído, rapidez e barulhos desagradáveis o tempo inteiro.

Mais cedo ou mais tarde percebemos o quanto isso nos prejudica e somos naturalmente impulsionados a buscar vivências diferentes desse contexto caótico.

Entre as décadas de 1960 e 1970, surgiram os acampamentos ou “campings” como opções de lazer para os viajantes que queriam se refugiar na natureza sem o estresse da vida urbana.

No entanto, os campings disponíveis para os aventureiros eram espaços totalmente ao ar livre sujeitos ao sol e à chuva, com barracas desmontáveis, colchonetes, banheiros coletivos e gastronomia improvisada.

Mas se estamos deixando para trás uma rotina estressante, e nos deparamos com outros tipos de estresses quando vamos ao campo para relaxar, fica tudo meio sem sentido, não é? Acaba não sendo uma escolha tão promissora.

É claro que o camping como tradicionalmente conhecemos sempre será uma possibilidade, principalmente para os mais jovens que têm mais energia e disposição! Mas foi preciso evoluir o conceito de acampamento para acomodar as necessidades de quem já tem um dia a dia desgastante demais com trabalho e outras preocupações, para ter que enfrentar outros dissabores nos seus momentos de lazer e férias.

O Glamping foi então a solução encontrada pelos empreendedores do Turismo para os viajantes que amam a natureza, mas também amam conforto e bem-estar.

A palavra significa “Glamour” + “Camping’. Ou seja, acampar com glamour. Bom demais, né?

Ao redor de todo o mundo, você pode encontrar esse tipo de hospedagem, que inclui camas macias, banheiros privativos, chuveiro quente, vistas paradisíacas, comidas da alta gastronomia, e tudo isso em meio a um cenário natural, sustentável, com acesso a plantas, animais, lagos e atividades de pura reconexão.

Aqui no Brasil, essa prática começou a ganhar um maior número de adeptos a partir dos anos 2000, e com a pandemia, e uma extrema necessidade de dar vazão às angústias do momento, o Glamping se estabeleceu de fato na vida dos viajantes brasileiros.

Barraca de Glamping na natureza
Glamping

Como funciona o Glamping

Assim como contratamos espaços próprios para a prática de camping, fazemos o mesmo para usufruir da experiência de Glamping. Existem hospedarias apropriadas que oferecem esse tipo de serviço, e é interessante que você faça sua reserva com planejamento e antecedência!

A principal diferença entre Camping e Glamping é que ambos são experiências turísticas que oferecem intenso contato com a natureza, mas o primeiro geralmente carece de uma boa estrutura que seja funcional para os viajantes e o segundo, ao contrário, oferece uma confortável experiência de hospedagem a esses amantes da vida silvestre.

Cada espaço de Glamping tem sua logística própria de funcionamento, mas em geral você terá a opção de se instalar em acomodações luxuosas, podendo ser cabanas, tendas ou mesmo quartos de alvenaria, contendo itens que remetam ao mundo natural como lareiras, plantas e estrutura rústica, ao mesmo tempo em que desfruta de itens mais urbanos como ar-condicionado, frigobar e lençóis macios para descansar.

Dependendo do lugar, também poderão ser disponibilizadas diversas atividades ao ar livre como passeio a cavalo, trilhas, pesca e barco a remo, experiências agrárias como plantação e colheita, além de práticas de relaxamento como meditação e yoga.

Para quem se destina o Glamping

O Glamping com certeza é para quem ama sentir a grama sob os pés, ou ouvir o som das águas correntes de um rio, e deseja se distanciar por alguns momentos da urbanidade sem abrir mão de coisas importantes proporcionadas por nossos queridos hotéis como segurança, camas confortáveis, comida boa e aconchego.

Você pode escolher desfrutar dessa experiência em completa solitude, como uma vivência de autoconhecimento, com amigos e família, para guardar lembranças memoráveis e harmoniosas ao lado das pessoas que você ama, ou também pode fazer uma viagem romântica com o seu amor regada a muito sossego e tranquilidade. Iria dar uma
bela renovada no relacionamento!

Onde fazer Glamping

Antes de iniciar o planejamento do seu Glamping, é importante entender quais são as suas necessidades, com quem você irá viajar para essa imersão e quais as suas possibilidades financeiras.

Assim ficará mais tranquilo decidir qual será o seu destino dentre tantos Glapings encantadores espalhados pelo Brasil afora.

Para facilitar a sua vida, iremos te apresentar 4 lugares para considerar na hora de decidir aonde você irá passar por essa glamourosa experiência!

São eles: Esphera Glamping, localizado em Gravataí (Rio Grande do Sul); Vale das Seriemas Glamping, em Nova Friburgo (Rio de Janeiro); Glamping Mangarito, em Iporanga (São Paulo); e Dom Luxury Glamping, em Quixadá (no sertão central do Ceará).

Você também pode encontrar outros Glampings nos sites glamping.com ou glampinghub.com.

Vale a pena fazer Glamping?

Sem sombra de dúvidas somos grandes entusiastas do Glamping!

Você irá aliviar o estresse e a ansiedade quando entrar em contato com a energia calmante do campo, praticar o autocuidado com as instalações confortáveis disponibilizadas por esses espaços e voltar à sua rotina com uma mente totalmente renovada!

Se você ainda está sem destino para as suas próximas férias ou para aquele fim de semana livre do trabalho, sugerimos que embarque nessa vivência sem medo de ser feliz!

Compartilhe com a gente nos comentários o que achou dessa ideia!

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.