Como conhecer Roma gastando pouco

Roma já seria um lugar especial apenas por ser uma das cidades mais bonitas da Itália, mas ainda há tanta história e magia pelas ruas que é impossível não se apaixonar. Entretanto, como nem só de amor se vive, é importante também sabermos sobre os custos e se é possível ou não tornar o sonho em realidade.

Felizmente, dá para viajar para Roma gastando pouco sem precisar cortar passeios importantes do roteiro. A cidade eterna está repleta de atrações gratuitas e econômicas que agradam todos os gostos! Abaixo, listei alguns pontos turísticos que você pode conhecer em Roma gastando pouco.

Panteão

Um dos pontos turísticos da Roma antiga, o Panteão continua tão majestoso e preservado que nem parece ter sido construído em 118 e 128 d.C., um dos únicos da época greco-romana que ainda está em perfeito estado de conservação.

São anos de história preservados em um prédio de planta circular com colunas de granito e uma abertura central, a maior cúpula de concreto sem reforço já construída. Uma curiosidade é que o nome Panteão é uma derivação das palavras gregas pan (todo) e theos (deus), tudo isso porque, originalmente, sua construção foi dedicada aos deuses clássicos.

roma gastando pouco
Panteão de Roma

Piazza di Spagna e Escadaria Espanhola

A Piazza di Spagna e a Escadaria Espanhola estão conjugadas e são o local ideal para descansar após caminhar pelo centro histórico de Roma. Sem dúvida, sentar-se nos degraus da escadaria é ter a oportunidade de admirar o ir e vir de turistas do mundo inteiro.

O curioso é que o nome da praça é devido a localização da embaixada da Espanha na Santa Sé. Já a Escadaria Espanhola foi toda projetada e construída por franceses, inclusive, leva até a francesa Chiesa dela Trinità dei Monti – mesmo que seu nome seja uma referência ao povo espanhol. Apesar da mistura de nacionalidades no mesmo metro quadrado, fato é que a vista memorável da Igreja é imperdível! Se tiver tempo, não deixe de admirar também os belos afrescos de Daniele da Volterra, que estão por lá.

Fontana Di Trevi

Por mais que a Fontana Di Trevi seja uma atração gratuita, você deve ter uma moedinha no bolso para jogar na água e fazer um pedido. Reza a lenda que se jogar uma moeda, a pessoa retorna para Roma, duas moedas ela irá encontrar o amor de sua vida e com três moedas, irá se casar com esse amor. Para obedecer a simpatia é recomendável jogar as moedas sempre de costas e com a mão direita.

Entretanto, o que pouca gente sabe é que essa crença popular surgiu na década de 50, após o lançamento do filme “A Fonte dos Desejos”, onde três jovens donzelas americanas decidem jogar moedas na Fontana Di Trevi enquanto fazem pedidos, que acabam se tornando realidade. Todo o estereótipo só reforça a ideia de que as águas da fonte são realmente mágicas.

roma gastando Pouco
Fontana Di Trevi

Piazza Navona

Cercada por cafés, fontes ornamentadas, mansões e artistas de rua, a Piazza Navona é a praça mais icônica de Roma. Construída em um espaço com capacidade para mais de 30 mil pessoas, a praça está hoje sobre as ruínas da arena construída pelo imperador Domiciano, onde os cidadãos romanos assistiam os jogos gregos por volta do ano 86, no século I.

Porém, atualmente, o que chama mesmo atenção são as belas fontes que existem por lá. A dominante é a Fontana Dei Quattro Fiumi, projetada por Bernini, que tem como destaque representações dos rios Nilo, Ganges, Danúbio e da Prata. No sul da praça está a Fontana del Moro e ao norte a Fontana del Netuno. Todas igualmente deslumbrantes e símbolos de Roma!

Monumento a Vittorio Emmanuele II

Projetado por Giuseppe Sacconi em 1885, o Monumento a Vittorio Emmanuele II é uma homenagem ao primeiro rei da Itália unificada, que também é considerado o pai da pátria italiana.

Feito todo em mármore branco, com majestosas colunas, uma escadaria deslumbrante e fontes impressionantes, o monumento é uma das atrações imperdíveis para conhecer em Roma gastando pouco. A entrada para visitar o interior, que possui um terraço panorâmico e o Museu do Ressurgimento, é gratuita. Paga-se apenas €7 para utilizar o elevador, que dá acesso ao terraço.

Monumento a Vittorio Emmanuele II

Praça e Basílica de São Pedro no Vaticano

O Vaticano é o menor Estado do mundo, mas, por ter seu território localizado dentro da cidade de Roma, é muito fácil (e praticamente obrigatório) visitá-lo durante uma viagem a capital italiana. Para circular pela Praça de São Pedro você não precisa pagar nada, tampouco para conhecer o interior da Basílica de São Pedro. Porém, é preciso ficar atento quanto as roupas, pois, apenas as vestimentas adequadas, que não deixam ombros e joelhos a mostra, são permitidas.

Já para visitar o Museu do Vaticano e a Capela Sistina você precisará desembolsar €16 no ingresso para adultos. A boa notícia é que a entrada é gratuita no último domingo de cada mês, mas para aproveitar a oportunidade é preciso chegar cedo e encarar uma longa fila. Detalhe bobo para quando queremos economizar em euros.

Villa Borghese

O parque mais importante de Roma está localizado na colina Pinciana e recebe o nome de Villa Borghese devido a família que era dona do espaço até 1901, quando o Estado Italiano adquiriu os jardins para a abertura ao público.

Uma simples caminhada pelos jardins da Villa Borghese é possível admirar construções, esculturas, monumentos e fontes impressionantes. É um passeio tranquilo, para aqueles que buscam fugir um pouquinho das ruas movimentas do centro histórico de Roma. A entrada é gratuita e o parque está aberto todos os dias, durante as 24h.

Desbravar Roma gastando pouco não é tão difícil quanto parece. A capital italiana surpreende por guardar construções seculares tão bem preservadas, ruas repletas de histórias e belíssimas paisagens.

Tudo isso sem contar que dá para aproveitar a deliciosa gastronomia local sem pagar muito caro! Mesmo porque não dá para viajar para a Itália e não saborear os tracionais pratos. O bom é que, para curtir tudo isso, não é preciso muito dinheiro. Viajar pra Roma gastando pouco é possível e incluir a cidade no roteiro a Europa é uma maneira de poder conhecer as várias faces do lugar, que encanta a todos.

Outros posts relacionados

Roteiro e Dicas Práticas: 3 dias em Roma

Descubra Milão em 2 dias

Como aproveitar 2 dias em Veneza

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.