10 cidades para fazer bate e volta a partir de Belo Horizonte

Você está visitando Belo Horizonte ou mora na capital e cansou da rotina da cidade? que tal fazer um bate e volta de um dia ou de final de semana para explorar outras cidades próximas? Então, confira aqui a lista com as cidades para fazer bate e volta a partir de BH.

Veja também:
Vai de avião? Veja o que levar na mala de mão
Como viajar de forma independente?

Felizmente, há muitas cidades encantadoras e históricas que ficam bem pertinho de Belo Horizonte. É possível acessá-las facilmente a partir da capital em um bate e volta de um dia ou de fim de semana.

Neste artigo vamos explorar algumas das melhores opções de cidades para visitar em um bate e volta a partir de BH e te dar várias dicas de como aproveitar ao máximo o passeio e o charme do interior de Minas Gerais, mas sem precisar fazer um grande deslocamento. Confira!

Ruas de Ouro Preto
Ruas de Ouro Preto

10 Cidades para fazer Bate e Volta a Partir de Belo Horizonte

Sabará

Sabará é uma cidade histórica localizada a apenas 25km de Belo Horizonte. A cidade foi fundada no século XVII, e possui um patrimônio cultural e arquitetônico muito bem preservado, que vale a pena conhecer.

Uma das atrações turísticas mais famosas de Sabará é a Igreja de Nossa Senhora do Ó. Ela foi construída em 1717, e é considerada uma das mais belas igrejas barrocas de Minas Gerais.

Além disso, Sabará conta com outras igrejas, como a Igreja de São Francisco e a de Nossa Senhora do Carmo.

E, para os amantes de história, uma visita ao Museu do Ouro é uma excelente opção de passeio. Afinal, o local conta a história da exploração do ouro em Minas Gerais, e exibe peças de ouro e prata encontradas na região.

Sabará também é famosa pela sua produção de doces caseiros, principalmente o doce de leite. Sem dúvida, vale a pena experimentar os quitutes locais nas diversas lojas e cafés espalhados pela cidade.

Brumadinho

Brumadinho é uma cidade localizada a cerca de 60 km de Belo Horizonte. Portanto, ela é uma das cidades para fazer bate e volta a partir de BH em apenas um dia.

A cidade é conhecida por abrigar o Instituto Inhotim, um dos maiores museus a céu aberto de todo o mundo.

O Instituto Inhotim é uma mistura de museu de arte contemporânea, jardim botânico. Aliás, o local ainda possui um acervo impressionante de obras de artistas renomados, como Adriana Varejão, Cildo Meireles e Vik Muniz.

Além disso, o instituto possui uma ampla área verde com diversas espécies de plantas e árvores. Portanto, a visita é um passeio completo para os amantes da arte e natureza.

Mas Brumadinho não se resume apenas ao Instituto Inhotim. Afinal, a cidade também possui outras atrações turísticas, como a Serra da Moeda, que oferece uma vista panorâmica da região, e o Parque Estadual do Rola Moça, com trilhas ecológicas e cachoeiras.

Para quem gosta de gastronomia, a cidade conta com diversas opções de restaurantes que servem pratos típicos da culinária mineira.

Aliás, para quem procura uma experiência mais relaxante, há ainda opções de hotéis e pousadas aconchegantes e super tranquilas.

Instituto Inhotim em Brumadinho
Instituto Inhotim

Ouro Preto

Ouro Preto é uma das cidades históricas mais famosas de Minas Gerais, e um dos principais destinos turísticos do estado.

Fundada no século XVIII, a cidade preserva um patrimônio cultural e arquitetônico incrível, sendo considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Uma das principais atrações turísticas de Ouro Preto, é a arquitetura colonial presente em suas ruas, igrejas e praças.

A Igreja de São Francisco de Assis é uma das mais famosas e belas igrejas barrocas do Brasil. Mas o destaque vai para seus detalhes em ouro e suas pinturas históricas.

Além das igrejas, Ouro Preto possui museus que contam a história e a cultura da cidade. É o caso do Museu da Inconfidência, por exemplo, que abriga uma importante coleção de arte sacra e histórica e o Museu do Oratório, que exibe uma coleção única de oratórios antigos.

Outra atração turística de Ouro Preto são as minas de ouro, que podem ser visitadas por meio de passeios guiados.

É possível conhecer as galerias subterrâneas, e entender como funcionava a extração de ouro na época colonial, voltando anos na história do nosso país.

Conheça mais sobre a cidade no artigo: O que fazer em Ouro Preto: Roteiro de 1, 2, 3, 4 e 5 dias.

Igreja de São Francisco de Assis em Ouro Preto
Igreja de São Francisco de Assis em Ouro Preto

Carrancas

Carrancas é uma cidade localizada na região sul de Minas Gerais, a cerca de 270 km de Belo Horizonte. E não poderia faltar na nossa lista de cidades para fazer bate e volta a partir de BH.

A cidade é famosa por suas belas paisagens naturais, cachoeiras, trilhas ecológicas e grutas, tornando-se um destino turístico popular para os amantes da natureza.

As principais atrações de Carrancas são suas cachoeiras, incluindo a Cachoeira da Fumaça, considerada uma das mais belas da região, a Cachoeira do Escorrega e a Cachoeira da Esmeralda, com águas cristalinas e perfeitas para banho.

A Trilha do Complexo da Zilda é uma das mais famosas. Ela tem cerca de 8 km de extensão e passa por diversas cachoeiras, grutas e mirantes.

E para quem gosta de aventura, Carrancas também oferece opções de rapel, tirolesa e canoagem, proporcionando uma experiência única na natureza.

Além disso, a cidade possui ainda um centro histórico charmoso, com igrejas antigas e casas coloniais. Saiba mais no artigo O que fazer em Carrancas Minas Gerais – Terra de Cachoeiras.

o que fazer em Carrancas
Cachoeira da Fumaça em Carrancas

Aiuruoca

Aiuruoca está situada no sul de Minas Gerais, cercada por montanhas e belas paisagens naturais. A cidade é conhecida por suas cachoeiras, trilhas ecológicas, mirantes, e por ser um local perfeito para quem busca tranquilidade e contato com a natureza!

Dentre as principais atrações da cidade, podemos destacar a Cachoeira dos Garcia, principal cartão postal local.

A cidade também possui diversas trilhas que levam a pontos turísticos, como o Pico do Papagaio, com cerca de 2.100 metros de altitude e o Vale do Matutu, com cachoeiras, piscinas naturais e uma comunidade que preserva a cultura e tradições da região.

Para quem busca ainda mais aventura, Aiuruoca oferece opções de rapel, escalada e voo livre, além de atividades como observação de pássaros e passeios de bicicleta pelas estradas rurais da região. Conheça mais aqui: O que fazer em Aiuruoca MG | Roteiro turístico da cidade.

Poço Joaquim Bernardo em Aiuruoca
Poço Joaquim Bernardo em Aiuruoca

Caeté

Caeté é uma cidade localizada a cerca de 40 km de Belo Horizonte, na região metropolitana da capital mineira. A cidade é conhecida por sua rica história e arquitetura.

Por lá, vale muito a pena conhecer o Santuário de Nossa Senhora da Piedade, um dos mais importantes locais de peregrinação religiosa de Minas Gerais.

Outro atrativo de Caeté é a Serra da Piedade, uma formação rochosa que pode ser acessada através de uma trilha de aproximadamente 4 km. No topo da serra, os visitantes encontram um mirante com vista para a cidade e a região metropolitana de Belo Horizonte.

Além disso, a cidade também conta com outras opções de turismo, como a Cachoeira do Marimbondo, com águas cristalinas e uma bela queda d’água, e o Parque Ecológico da Mata, que oferece trilhas para caminhadas ecológicas e atividades de aventura, como tirolesa e arvorismo. Veja nosso artigo O que fazer em Caeté: roteiro religioso e de aventura.

Igreja Matriz de Nossa Senha do Bom Sucesso
Igreja Matriz de Nossa Senha do Bom Sucesso

Ibitipoca

Ibitipoca é uma pequena cidade localizada na região da Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais. A cidade é conhecida por suas belezas naturais, trilhas, cachoeiras e pela exuberante fauna e flora da região.

Sem dúvida, a principal atração de Ibitipoca é o Parque Estadual do Ibitipoca, uma reserva natural com mais de 1.400 hectares. O destaque vai para a trilha da Janela do Céu, que oferece uma das vistas mais bonitas do parque, e para a Cachoeira dos Macacos, que possui uma queda d’água de cerca de 20 metros.

Além do parque, Ibitipoca oferece outras opções de turismo, como a Vila de Conceição do Ibitipoca, com casinhas de pedra, restaurantes e lojas de artesanato, e a Gruta do Monjolinho, que oferece uma experiência única de exploração subterrânea.

Por fim, não deixe de conhecer a Pedra do Gavião, um dos pontos mais altos da região, que oferece uma vista panorâmica de 360 graus da Serra da Mantiqueira, e é ideal para a prática de voo livre. Saiba mais em Como chegar em Ibitipoca e aproveitar as trilhas do parque estadual.

Serra do Cipó

A Serra do Cipó está localizada na região serrana de Minas Gerais e é conhecida por suas paisagens naturais e suas opções de turismo ecológico.

Lá fica o Parque Nacional da Serra do Cipó, que abrange uma área de 33 mil hectares, e abriga diversas espécies de fauna e flora típicas do cerrado brasileiro. O parque acaba sendo uma das principais atrações locais com trilhas para caminhadas, cachoeiras e piscinas naturais.

Fizemos um passeio muito bacana na região e você pode conferir todos os detalhes aqui: Roteiro de 2 dias na Serra do Cipó.

Tiradentes

Tiradentes é uma cidade histórica localizada em Minas Gerais, que atrai turistas do mundo todo por sua arquitetura colonial bem preservada, suas ruas de pedra e suas diversas opções de turismo cultural.

A fundação da cidade data do século XVIII, quando ela foi criada em homenagem ao líder da Inconfidência Mineira, Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes.

Entre as principais atrações de Tiradentes, está a Igreja de São Francisco de Assis, uma obra-prima da arte barroca, que possui um conjunto de esculturas em pedra sabão e pinturas em ouro, que impressionam qualquer visitante.

Além disso, outra igreja imperdível é a Matriz de Santo Antônio, a principal da cidade, com sua fachada em estilo rococó e um acervo de imagens sacras do século XVIII.

A cidade também possui diversos museus, como o Museu Padre Toledo, que conta a história da Inconfidência Mineira, e o Museu da Liturgia, que apresenta peças litúrgicas do Brasil e do mundo.

Ademais, para quem busca um turismo mais tranquilo, Tiradentes oferece diversas opções de restaurantes, bares e cafés charmosos, que servem a deliciosa comida mineira e drinks artesanais.

Congonhas

Congonhas possui um dos mais importantes conjuntos de arte barroca do Brasil. O destaque principal é o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO, que abriga os famosos “Doze Profetas” esculpidos em pedra-sabão por Aleijadinho.

Além do Santuário, Congonhas possui outras igrejas históricas, como a Igreja de Nossa Senhora da Conceição e a Igreja do Rosário dos Pretos. Assim como vários museus e espaços culturais, como a Casa dos Aleijadinhos e o Museu de Congonhas.

Mas, além das atrações culturais, Congonhas também é conhecida pela sua gastronomia típica mineira.

Aliás, é um excelente destino para quem busca um turismo religioso, pois é palco de várias festividades religiosas, que atrai fiéis de todo o país para as celebrações e procissões.

Durante todo o ano, a cidade possui eventos culturais e religiosos que celebram a rica história e cultura de Minas Gerais. Portanto, vale bastante a pena conferir a agenda antes de ir!

E aí, qual das cidades mais te interessou? Conhece alguma outra? Deixa a sua dica pra gente nos comentários.

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
14 respostas
      1. O bate e volta significa uma passagem rápida, curta, mas não necessariamente aquela onde não pernoitamos no destino.

  1. Gente, esse post traz informações equivocadas, muitas das cidades citadas não dá para fazer bate e volta porque as estradas daqui de Minas não são rápidas. Mesmo as aquelas cujo acesso se dá pela Fernão Dias (Carrancas e aiuruoca) não são possíveis de se conhecer em passeios “bate e volta”.

  2. Não entendi a não inclusão da bela São João del Rei, principal destino turístico de Minas Gerais e apenas a 180 km Belo Horizonte.

    1. Oi Antônio, foram apenas algumas sugestões de destinos, mas é claro que São João del Rei também pode ser uma opção.
      Obrigada por complementar o artigo.

  3. Boa noite para fim rde semana índico e muito Diamantina, cidade e considerada uma das mais bonitas do Brasil. Muita cachoeira, muita natureza preservada. A parte histórica muito bem preservada. Vale muito a pena conhecer.

    1. O bate e volta significa uma passagem rápida, curta, mas não necessariamente aquela onde não pernoitamos no destino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.