Dicas para viajar grávida

viajar grávida
Foto: Pixabay

As restrições para grávidas começam logo cedo, e ao descobrir a gravidez os cuidados devem ser dobrados especialmente no primeiro trimestre. Uma grávida viajante pode achar que isso vai impedi-la de viajar durante os 9 meses de gestação, mas tomando os devidos cuidados não é necessário deixar de viajar.

Aproveitando o momento, já que atualmente também me encontro grávida, resolvi escrever esse post para dar algumas dicas para as leitoras gestantes que também não querem deixar de viajar durante esse período.

Qual a melhor época para viajar grávida?

As melhores épocas para viajar grávida seriam o primeiro e segundo trimestre da gestação. No primeiro trimestre apesar de algumas gestantes sofrerem bastante com os enjoos e sentirem muito sono, a barriga ainda não pesa e ainda não é necessário fazer nenhuma mudança drástica no guarda roupa, pois as roupas ainda servem bem.

Eu considero o segundo trimestre o ideal para viajantes grávidas, e se pudesse escolher apenas uma época para viajar durante a gestação, seria essa. Os enjoos passam, o sono já não é constante, a barriga ainda está relativamente pequena e adaptando a mala com batinhas e blusas largas ainda vai fazer com que a gestante se sinta bem confortável.

Acredito que o terceiro trimestre seja o menos indicado, pois as grávidas ficam muito cansadas com o peso da barriga, têm dificuldade para realizar certas atividades físicas, mesmo pequenas caminhadas e dormir pode ser uma longa peleja, ainda mais longe da sua própria cama.

Viagens de avião

E grávida pode viajar de avião? Bom, eu mesma viajei de avião com algumas semanas de gravidez e ainda sem saber que estava grávida, mas seguindo um passo a passo correto a primeira coisa que se deve fazer é consultar diretamente com seu médico, se ele liberar então sim, você poderá viajar de avião. Mas em geral, grávidas podem viajar de avião se a saúde da gestante e do bebê estiver em dia.

Vale reforçar que cada cia aérea tem suas regras para embarque de gestante e algumas delas inclusive solicitam atestado do médico onde conste a informação de que a grávida está apta a embarcar, e outras, mesmo que com atestado proíbem o embarque depois de uma certa quantidade de semanas, por isso se informe antes de embarcar diretamente na cia aérea e preferencialmente antes de comprar sua passagem para não correr o risco de ter que cancelar ou reagendar sua viagem.

Uma outra questão que deve ser observada é com relação ao assento. Se for possível reserve aqueles assentos com mais espaço para que possa esticar as pernas, seja nas primeiras fileiras, na saída de emergência ou assentos “com mais conforto” que normalmente são cobrados a parte. De preferencia ao corredor, pois em geral grávidas levantam muito mais vezes para ir ao banheiro.

Outro item muito recomendado são as meias elásticas de compressão e além disso também é aconselhável fazer caminhadas para ativar a circulação sanguínea e evitar inchaços, aparecimento de varizes e trombose, pois os riscos são maiores durante um vôo.

Com relação a alimentação, tome muita água e mantenha-se hidratada além de ser importante não esquecer de levar alguns snacks ou frutas na bolsa, pois grávida não pode ficar com fome e não dá pra contar só com o serviço de bordo do avião.

Lembre-se: grávida não pode tomar qualquer tipo de medicamento por isso tenha em mãos os medicamentos recomendados pelo seu médico.

viajar grávida
Grávida de 21 semanas em Rio das Ostras

Viagens de carro e viagens a pé

Viagens de carro e viagens a pé são menos preocupantes para a grávida. Em viagens de carro, evite longas distâncias pois depois de um certo período a posição “sentada” pode começar a incomodar e preveja no roteiro muitos “pit stops” para o xixi.

Nas viagens a pé ou viagens de cidade grande que envolvam longas caminhadas não esqueça de escolher sapatos super confortáveis e programar período de descanso durante o dia, mesmo que seja voltar para o hotel e dormir um pouco. Não force seu corpo a conhecer tudo, entenda que isso é um novo momento do seu corpo e que será impossível manter o mesmo gás das viagens antes da gravidez.

Se for fazer algum tipo de trilha ou se embrenhar na mata não esqueça de reforçar o protetor e do uso constante do repelente, mas lembre-se que atividades físicas devem ser evitadas no primeiro trimestre e após esse período sempre respeite os limites do seu corpo.

Seguro de viagem para grávida

Segurança também é fundamental, seja para o viajante comum, seja para a grávida. Ao embarcar numa nova aventura pesquise se a cidade que está indo possui hospitais que aceitam o seu plano e no caso de uma viagem onde seu plano não tenha cobertura não deixe de contratar um seguro viagem.

Lembre-se que os planos que cobrem gestantes são seguros específicos, a maioria deles restringe o período da gestação e a idade da mulher (a maior parte possui o limite de 40 anos). Além disso, algumas seguradoras também solicitam o aval por escrito do médico.

Fique ligado na hora de fechar a sua compra com a Real Seguros pois o site sempre oferece algum cupom para um desconto adicional.

viajar grávida
Grávida de 25 semanas fazendo viagem de carro

Que destinos devo preferir?

Cada um tem um estilo de viagem e longe de mim ditar o ritmo da sua viagem, mas nesse momento, idealmente, os destinos procurados devem ser destinos tranquilos, preferencialmente aqueles que não envolvam muitas caminhadas, como por exemplo uma praia com um hotel com boa infraestrutura. Talvez seja até uma boa oportunidade para investir numa viagem de resort.

Se você, como eu é daquelas que gosta de ir para o meio do mato, talvez seja interessante pensar num hotel de serra. Se quiser visitar uma cachoeira sempre escolha aquelas que possuem trilhas de facílimo acesso.

Que destinos devo evitar?

Evite destinos exóticos, destinos onde a base do cardápio são comidas cruas, destinos muito isolados onde não há hospitais para lhe atender no caso de uma emergência, destinos com acesso complicado, como por exemplo aqueles que envolvem várias trocas de vôo ou horas e horas dentro de um barco, destinos especializados apenas em esportes de aventuras, além de qualquer trilha longa ou pontos turísticos com difícil acesso.

Foto destacada no início deste post: Pixabay

Outros posts relacionados:

– Nem todo mundo pode largar tudo para viajar

– 15 aplicativos para otimizar sua viagem

– 15 dicas para viajar barato

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
Uma resposta
  1. Que linda na foto com a baleia (lembrei daquele clipe do Nissim Ourfali cantando “mas o melhor é quando vamos pra baleeeia”, certeza que Bê vai cantar muito isso hahaha)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.