Nem todo mundo pode largar tudo para viajar

O que mais se vê na rede ultimamente é todo mundo querendo largar tudo para viajar. Se fosse fácil acho que ninguém mais trabalharia. Vamos e convenhamos que não é todo mundo que pode simplesmente largar tudo, comprar passagens e sair sem destino para o primeiro destino que vier a cabeça.

Muitas coisas precisam ser ponderadas na hora de criar coragem para desbravar o mundo. Acredito que o fator mais importante é o dinheiro. Afinal, se você resolver tirar um ano sabático as suas contas vão parar de chegar? Então a primeira coisa a fazer é reduzir ou livrar-se totalmente das contas.

Dinheiro ainda pode ser levado em consideração num segundo ponto. Quanto tempo você irá ficar fora? Há dinheiro para bancar toda a viagem? Gastos como passagem, hospedagem, comida, deslocamento, seguro viagem, vistos, imprevistos devem ser levados em consideração.

Além de outras questões como família, animais de estimação, cuidados com a casa. Mas se essas questões não se enquadram no seu perfil e você tem dinheiro e tempo sobrando ou um emprego que pode ser feito a partir de qualquer lugar do mundo então você é um sortudo e pode começar sua saga hoje mesmo.

largar tudo para viajar

Acredito que, de qualquer modo todas as pessoas podem ter uma experiencia bacana de viagem, mesmo sem largar tudo para viajar. Uma dica é planejar bem as férias e fazer uma reserva para viajar 20 ou 30 dias. Inclusive, algumas empresas permitem que seus funcionários tirem uma licença não remunerada (por mais de 30 dias), e essa é uma maneira de ter seu emprego garantido quando você resolver voltar pra casa.

Ainda existe outra indicação para você que não pode largar tudo: trabalhar e/ou estudar fora do país, ou seja, fazer um intercâmbio por um período determinado pode fazer você matar a vontade de viajar o mundo. Para acessar um passo a passo para fazer seu intercâmbio visite o Livre Embarque.

Acredito que o desafio maior é estar disposto a encarar os imprevistos e roubadas, os quais, a maioria das pessoas que “largou tudo” não conta pois não há glamour em dizer que passou frio ou fome, ou o quanto foi difícil superar a saudade da família e amigos, ou ainda que passou a noite num hostel fedido e cheio de baratas, ou com colegas de quarto barulhentos que não te deixaram dormir nem por um minuto durante a noite. O blog Latitude infina inclusive fala sobre Como é a vida de um nômade? nesse artigo.

Claro que também tem a parte boa de conhecer novos amigos, novas culturas, experimentar novos sabores, visitar lugares inimagináveis, praias desertas, cachoeiras incríveis e vistas deslumbrantes. Você está disposto a viver assim por um longo período? Se sim, largue o SEU tudo e simplesmente vá.

Foto destacada no início deste post: Pixabay.

Outros posts relacionados:

– Quando tudo deu errado numa viagem

– Um dia perdido no Chile

– Destino secreto que virou destino pop

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.