Tour no museu da H-Stern

No bairro de Ipanema no Rio de Janeiro fica a sede da H-Stern (Na rua Garcia Dávila e esquina com a Visconde de Pirajá), e dentro da sede há um Museu sobre as gemas dessa joalheria incrível e conhecida mundialmente. E o melhor de tudo? O tour é gratuito.

Trata-se de um tour áudio guiado que leva cerca de 15 minutos. Na entrada é possível escolher o idioma em que você gostaria de fazer o tour, e são mais de 19 opções.

H-Stern

 

Num primeiro momento alguns painéis interativos contam a história de Hans Stern, que nasceu na Alemanha em 1922 e em sua primeira visita ao Brasil ele teria ficado fascinados com as pedras de cor aqui existentes. Em 1945 ele abriu a primeira butique no centro do Rio de Janeiro, mas atualmente a joalheria está presente em 4 continentes.

Hans Stern falaceu em 2007, mas Roberto Stern, atual presidente e Ronaldo Stern, vice-presidente, continuam administrando o império criado pelo pai.

Os painéis seguintes também contam mais detalhes sobre as gemas, que elas são encontradas principalmente no sul e sudeste do país e que as pedras utilizadas pela marca são a ametista, ágata, granada, água marinha, turmalina, esmeralda, entre outras. Um dos painéis conta sobre a lapidação perfeita dos diamantes e como fazem para que eles não percam nada de luz.

Entre um painel e outro entram em cena os lapidadores, os polidores e os ourives, os profissionais que fazem a moldagem das jóias ao vivo, na frente de quem estiver fazendo o tour. No local também há um laboratório gemológico que examina as gemas e verifica a autenticidade delas.

 

Tour H-Stern (Foto Reprodução)

 

Infelizmente não é permitido tirar foto no local, o que pode até ser considerado bom, pois preserva um pouco da surpresa de quem ainda irá fazer a visita. 🙂

O tour termina num grande show room onde acontece a venda das jóias e das pedras preciosas para quem tiver interesse na compra.

Para visitar o local é necessário agendamento prévio (no caso de grupos grandes). O telefone para agendamento é o (21) 2106-0000 e também é possível agendar pelo e-mail: sac@hstern.com.br. As visitas podem acontecer de segunda a sexta de 9h00 às 18h00 ou sábados entre 9h00 e 14h00.

 

Período da visita: agosto de 2017

2 Comments on “
Tour no museu da H-Stern

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *