Pista Cláudio Coutinho – Caminho ou trilha ao lado do Pão de Açúcar

Quer fazer um exercício físico, uma trilha ou apenas uma caminhada para aliviar a tensão do dia a dia? A Pista Claudio Coutinho, é indicada para todas essas opções.

Localizada no lado esquerdo da Praia Vermelha, no bairro da Urca, mesmo local onde sobem os famosos bondinhos do Rio, ela integra o Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca, e por isso a trilha acompanha o contorno dos dois morros de um lado, e do outro o visitante caminha com vista para o mar.

Leia também:
40 atrações e passeios no Rio de Janeiro
15 dicas práticas para você viajar mais barato em 2021 [GARANTIDO]

Pista Cláudio Coutinho
Início da Pista

Pista Claudio Coutinho – Como aproveitar

Também conhecida como Caminho do Bem-te-vi ou Estrada do Costão, a Pista Claudio Coutinho foi inaugurada pelo exército brasileiro na década de 80, possui extensão de 1.250 metros, em sua maior parte com sombra e, além dos esportistas e turistas, no local também é comum encontrar alguns pescadores nas pedras que descem em direção ao mar.

Trata-se de uma caminhada fácil, sem maiores dificuldades visto que todo o caminho é asfaltado, além de ser linear, ou seja, sem subidas ou descidas.. Porém, no local não são permitidos o uso de bicicletas, skate e patins, assim como também não é permitida a entrada de animais domésticos.

Pista Cláudio Coutinho
Na Pista Cláudio Coutinho

Até a metade da caminhada há um maior movimento, visto que nesse ponto a pista Claudio Coutinho fica o início da trilha que leva até o Morro da Urca (primeiro morro do Pão de Açúcar). Uma ótima opção para quem estiver com maior disposição para encarar aproximadamente 30 minutos de subida sem ter que pagar o preço do bondinho. Depois desse ponto a caminhada fica mais tranquila e é possível aproveitar a calmaria com menos pessoas.

+ Surpreenda-se com a ilha de Cotunduba no Rio de Janeiro

Pista Cláudio Coutinho
Subida pro morro da Urca

Atenção! O local não possui estacionamento e como fica perto de um ponto turístico muito famoso, recomendamos que o acesso seja feito de moto, ônibus, taxi ou uber. De carro você pode perder bastante tempo do dia tentando achar um local para estacionar, especialmente nos finais de semana, além de ter que pagar uma pequena fortuna para os “flanelinhas”.

Pista Cláudio Coutinho
Pista Cláudio Coutinho

A Pista Claudio Coutinho funciona das 6h00 às 18h00 e depois da caminhada você pode voltar a Pria Vermelha e curtir um visual incrível, tanto da praia, quanto do Pão de Açúcar. Não há cobrança de ingresso para acesso.

Pista Cláudio Coutinho
Praia Vermelha

Perto dali também fica a mureta da Urca, a 10 minutos de caminhada é possível conhecer outro local com uma vista incrível e com toda a tranquilidade que o Bairro da Urca tem pra oferecer.

Mureta da Urca
Mureta da Urca

Antes de encerrar esse artigo, gostaria de apresentar o nosso e-book “102 atrações e passeios gratuitos no Rio de Janeiro, além das praias“. Para quem quer curtir a cidade sem gastar muito é um ótimo investimento, pois além de selecionarmos mais de 100 passeios num único lugar, todas as opções apresentadas possuem entrada franca. Baixe ao clicar na imagem abaixo:

Curiosidade sobre a Pista Claudio Coutinho

A Pista Cláudio Coutinho recebe seu nome em homenagem a Cláudio Coutinho, o ex-treinador da Seleção Brasileira de Futebol, que também foi um ex-aluno da Escola de Educação Física do Exército.

Como chegar na Pista Claudio Coutinho

De carro particular

Não é uma opção muito recomendada, pois existe muita dificuldade de encontrar estacionamento no local. Se ainda assim você prefere ir de carro, minha sugestão é que você programe o GPS para o endereço: Praça General Tiburcio, 125 – Urca

Como opção, você pode deixar o carro no Shopping Rio Sul e encarar uma caminhada de 20-25 minutos, ou pegar um Uber/Taxi, ou ainda o ônibus da linha 581 (BRS2) na frente do Shopping para completar o trajeto.

De metrô

A estação de metrô mais próxima ao Pão de Açúcar é a estação Botafogo. De lá você pode encarar uma caminhada de uns 20-25 minutos até chegar ao complexo, conforme falado acima, ou pegar o ônibus integração oferecido pelo metrô que vai até o bairro da Urca.

De ônibus

Quem vem da Zona Sul pode optar pela linha circular 2 ou na estação de metrô Botafogo (acesso E – Mena Barreto) pegue a linha 513.

Mapa da Pista Claudio Coutinho

Confira abaixo a localização da Pista Claudio Coutinho:

Outros artigos relacionados relacionados

Parque Penhasco Dois Irmãos no Leblon: Como chegar e visitar

Parque das Ruinas em Santa Teresa, Rio de Janeiro

Rio de Janeiro: Do Leme ao Pontal

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
3 respostas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.