O que fazer em Blumenau em 1 dia

A cidade de Blumenau fica na região do Vale Europeu, em Santa Catarina. Muito famosa pela festa da cerveja Oktoberfest e pelo estilo na arquitetura de seus prédios proveniente da colonização, principalmente de alemães.

Veja também
Oktoberfest Blumenau: Planejamento para a festa
Destinos turísticos e outros locais que sumiram do mapa

Se você tem apenas um dia para conhecer a cidade, nós montamos um roteiro que pode atender a sua necessidade, concentrando os principais atrativos que ficam ao longo da Rua XV de Novembro, e claro, a famosa Vila Germânica. Veja a seguir.

O que fazer com 1 dia em Blumenau?

Catedral de São Paulo Apóstolo

Blumenau também tem um centro histórico que vale ser desfrutado. Visite, por exemplo, a Catedral de São Paulo Apóstolo.

Ela foi construída com pedras de granito vermelha e com vitrais que produzem em seu interior belos efeitos de iluminação, além disso ela data de 1958 e conta com uma torre de 45 metros de altura e três sinos eletrônicos. A catedral na época substituiu a primeira igreja construída na cidade e é um dos cartões-postais de Blumenau.

1 dia em Blumenau
Catedral de São Paulo Apóstolo

Castelinho da Havan

A Rua XV de Novembro reserva algumas surpresas, como o charmosinho Castelo da Havan, construído em 1978 por um empresário da cidade. Hoje é uma loja de departamentos em estilo enxaimel. Ele é uma replica perfeita da prefeitura de Michelstadt, na Alemanha.

1 dia em Blumenau
Rua XV de Novembro

Teatro Carlos Gomes

Seguindo a Rua XV de Novembro chega-se ao Teatro Carlos Gomes, construído em 1939, ele é considerado o principal teatro da cidade. Ali acontecem diversos eventos, apresentações e pequenos festivais.

1 dia em Blumenau
Teatro Carlos Gomes

Prefeitura Municipal

No final da Rua XV de Novembro, na Praça Victor Konder, chega-se ao prédio da Prefeitura Municipal, também em estilo enxaimel e construído na década de 1980.

Ela foi construída no terreno onde ficava a antiga estação de trem da cidade. Atualmente, na frente da prefeitura também fica o letreiro “Ich ❤️ Blumenau”, onde você pode aproveitar para tirar uma foto.

1 dia em Blumenau
Prefeitura Municipal

Macuca – Locomotiva Antiga

A Macuca que por anos esteve instalada na praça em frente a prefeitura de Blumenau, passou por um período de reformas e agora toma seu espaço novamente, na Estação Unifique (praça que fica bem próxima a prefeitura).

Ela foi a primeira locomotiva da cidade, que foi trazida da Alemanha em 1908. O apelido “Macuca” foi dado devido à semelhança com a ave macuco, pois o apito lembrava seu pio e o ruído da descarga de sua caldeira parecia com o som produzido pelas suas asas. Vale a parada para uma foto na Macuca também!

1 dia em Blumenau
Macuca

Relógio das Flores

Na praça onde está localizada a prefeitura, também fica o Relógio de Flores, que foi construído para comemorar os 150 anos da fundação da cidade.

1 dia em Blumenau
Relógio das Flores

Vila Germânica

A vila fica um pouco afastada do centro, onde fica o corredor turístico da cidade. Mas vale a visita. Lá é o local onde ocorre a famosa festa que trás fama a cidade: A Oktoberfest, além de outros eventos importantes da cidade.

Possui 39 mil m² e além do espaço aberto onde estão localizados lojinhas, restaurantes e bares de comidas típicas, todos no estilo enxaimel, há também o centro de convenções.

1 dia em Blumenau
Vila Germânica

Blumenau é um lugar super especial para conhecer e passar o dia, se estiver na capital de Santa Catarina são apenas 148km até lá, o que dá aproximadamente 2 horas de carro para uma viagem que vale super a pena.

Além disso, para os amantes da cerveja, saibam que no ano de 2017 o presidente sancionou uma lei que faz de Blumenau a capital nacional da cerveja.

Como circular em Blumenau

Para todos os pontos turísticos que citamos acima, exceto a Vila Germânica você consegue se deslocar a pé, já que todos eles ficam ao longo da Rua XV de Novembro.

Para alcançar a Vila Germânica você pode tomar um carro de aplicativo que funciona regularmente na cidade.

Caso tenha interesse de passear por outras cidades nos arredores de Blumenau, recomendamos a locação de um veículo. Eu sempre utilizo a RentCars quando alugo carro nas minhas viagens. Trata-se de uma comparadora de preços que trabalha com as principais locadoras do mercado, assim você pode comparar vários preços e escolher a que lhe oferecer o melhor custo x benefício.

Onde comer em Blumenau

Existem excelentes opções de restaurantes em Blumenau, como o Moinho do Vale e o Norden, que tem um lindo Bierganten para aproveitar nos dias mais quentes.

Dentro da Vila Germânica há variadas opções gastronômicas que envolvem comida alemã, como o Alemão Batata e Choperia e o Choperia Bier Vila, além de ser um bom lugar para comprar lembrancinhas da cidade.

Quem está procurado um lugar para tomar um café colonial, degustar algum doce, fazer um lanchinho ou mesmo tomar um café simples a Cafehaus Glória e a Senhora Farinha Bakery irão atender as suas necessidades.

Aqueles que buscam as cervejarias de Blumenau para fazer degustações harmonizadas ou provar diversos tipos de chopes podem procurar a Cervejaria Bierland, Eisenbahn Bierhaus ou a Container British Beer Cervejaria – Fábrica e Pub. 

Biergaten do Restaurante Norden
Biergaten do Restaurante Norden

Quantos dias ficar em Blumenau

Você pode optar por fazer um bate e volta em Blumenau caso não tenha tempo para estender a sua viagem, contudo, a cidade possui tantos atrativos que daria para ficar por lá por pelo menos uns 3 dias aproveitando tudo o que a cidade tem a oferecer.

Se você quer ter acesso a um roteiro mais completo de Blumenau, confira nosso artigo: O que fazer em Blumenau: 2, 3 ou mais dias na cidade

Bate e volta a partir de Blumenau

Duas cidades que ficam bem próximas de Blumenau são Pomerode, a aproximadamente 30 km do centro e Brusque, a 40 km, e reconhecido como um polo de moda na região.

Outras opções seriam o parque Beto Carrero, a 60 km (ideal para quem está viajando com crianças) ou mesmo Balneário Camboriú a 70 km de distância.

Outros artigos relacionados

– O que fazer em Florianópolis? Veja os principais pontos turísticos

– Bate e volta a partir de Florianópolis: 8 cidades para você conhecer

– O que fazer em Bombinhas: Dicas para seu roteiro na cidade

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
3 respostas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.