Como voltar de férias sem dívidas

Quando estamos de férias estamos em estado de plena felicidade, não é mesmo? É como se fosse uma realidade a parte daquela que vivemos no dia a dia. E nada melhor que voltar de férias sem dívidas, porque nada pode estragar tão rápido essa felicidade vivida nas férias do que ter que lidar com um rombo na conta corrente. A ideia desse post é dar algumas dicas para voltar de férias com a conta no azul.

Como voltar de férias sem dívidas?

Vou começar com essa dica que pode parecer clichê, mas a base para voltar de férias sem dívidas é realmente investir no planejamento. A pesquisa é fundamental para saber se o valor que você tem disponível para gastar cabe dentro do destino escolhido para a viagem. Antes de sair comprando passagens aéreas para o primeiro destino que vier a cabeça, pesquise os preços de hospedagem, seguro viagem, transporte, alimentação, passeios e provisione um valor para possíveis despesas extras ou imprevistos.

As passagens aéreas por exemplo, costumam ser o custo mais alto da viagem, especialmente na alta temporada, por isso vale a pena investir em aplicativos que avisem sobre as promoções de passagens aéreas como o Melhores Destinos e o Passagens Imperdíveis. Uma pesquisa feita pelo site Skyscanner revela que, comprar uma passagem com antecedência mínima de pelo menos dois meses irá garantir o melhor preço para a maioria dos destinos. Se mesmo assim um destino que envolva compra de passagens aéreas estiver fora do seu orçamento, prefira um destino que fique perto da sua casa que possa ser alcançado de carro ou de ônibus.

+ Conheça os diferentes tipos de hospedagem que você pode optar na sua viagem

voltar de férias sem dívidas

Os preços dos pacotes, passagens, hotéis e outros serviços turísticos também costumam ser melhores na baixa temporada, entre março e maio e setembro e novembro para a maioria dos destinos, por isso, avalie a possibilidade de viajar nessas datas.

Inclua no seu roteiro alguns passeios gratuitos, como free walking tours (disponíveis nas grandes capitais), além de igrejas e museus, que costumam ter dias gratuitos para visitação ao longo da semana. Além disso, dê preferência a andar a pé, ou de transporte público.

Estabeleça uma meta de gastos por dia e não ultrapasse-a. Caso ela seja ultrapassada, saiba que terá menos valor para gastar no dia seguinte. Uma boa maneira de controlar os gastos diários é através de algum bloco de notas, um diário de viagem ou aplicativos como o Google Keep. Tente alternar seus jantares entre bons restaurantes e opções mais econômicas, até mesmo um jantar em casa caso esteja hospedado num imóvel de temporada.

Uma casa de temporada também é uma ótima opção para quem está viajando em grupo. Alugar uma casa e dividir os custos da diária com os outros viajantes costuma ser bem mais em conta que as outras opções de hospedagem.

Pagar boa parte da viagem antes da data do embarque também é uma ótima maneira de não ter dívidas referentes a mesma quando voltar de férias. Saiba que também é possível antecipar a compra não só de passagens e hospedagens mas de ingressos e passeios turísticos.

Se a sua viagem for internacional, prefira pagar em espécie do que usar o cartão de crédito. O cartão, além de ter o IOF no valor de 6,38% só terá o valor convertido para reais no dia do fechamento da fatura, ou seja, num câmbio que não podemos prever, e que pode ser muito mais caro do que na data da viagem.

Por fim, invista menos em gastar com lembrancinhas e mais com experiências. É melhor guardar fotos e recordações na memória e investir o dinheiro em passeios, refeições ou até mesmo voltar para casa com ele já pensando na próxima viagem.

Foto: Pixabay

*Atenção: Esse post não é patrocinado e não tive qualquer benefício ou incentivo das empresas citadas para fazer essa postagem. Busco apenas oferecer ao leitor opções alternativas para viajar melhor e de forma mais econômica.

Outros posts relacionados

Como montar um roteiro de viagens

– 15 dicas para viajar barato

– 15 aplicativos para otimizar sua viagem

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.