Visita ao Castelo Mourisco na Fiocruz Rj

Um castelo com uma arquitetura diferenciada no alto de um morro pode ser observado por aqueles que passam pela Av. Brasil, na altura de Manguinhos. Estou falando do Castelo Mourisco na Fiocruz.

Se você também tem curiosidade de conhecer esse palácio, fique conosco nesse artigo e descubra como.

Veja também
Staycation – Entenda e experimente essa nova tendência do turismo
Turismo de Base Comunitária (TBC): Entenda do que se trata

Castelo Mourisco - Fiocruz
Castelo Mourisco

Visita ao Castelo Mourisco na Fiocruz Rj

O Castelo Mourisco é o prédio-símbolo da Fiocruz, um ícone das áreas de ciência e saúde no âmbito nacional.

Ele foi imaginado por Oswaldo Cruz e construído no início do século 20, entre 1905 e 1918. Sua inspiração é o Instituto Pasteur, de Paris.

O “Palácio das Ciências”, foi construído para ser sede da instituição que receberia então o nome de Oswaldo Cruz e reúne a produção de vacinas e remédios, pesquisa científica e demais atividades ligadas à saúde pública.

Sua arquitetura em estilo neomourisco que lembra o castelo do Aladdin, chama a atenção e ele é adornado por azulejos portugueses e mosaicos inspirados em tapeçaria árabe. O castelo foi projetado pelo arquiteto português Luiz Moraes Júnior e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1981.

Atualmente algumas alas do edifício estão abertas a visitação, mas como ele ainda mantém funções administrativas a visita requer a presença de um monitor, sendo organizada mediante distribuição de senha e realizada em pequenos grupos. Para conseguir retirar sua senha, chegue no Centro de Recepção.

O Castelo Mourisco integra o circuito de visitação do pelo Museu da Vida e você pode aproveitar a visita para conhecer outros pontos de interesse como o Centro de Recepção, o Parque da Ciência, a Pirâmide, a Tenda da Ciência, a Cavalariça, além de outros espaços. Dá pra passar um dia inteiro aproveitando várias atividades por lá.

Fachada do Castelo Mourisco
Fachada do Castelo Mourisco

Informações Úteis sobre o Castelo Mourisco e o Museu da Vida

Endereço: Av. Brasil, 4.365 (na altura da passarela 6), em Manguinhos, na Zona Norte do Rio de Janeiro.

Horário de Funcionamento: de terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.

Valor do ingresso para o Museu da Vida: Todas as atividades são gratuitas

Infraestrutura: cantina, banheiros e bebedouros.

Estacionamento: Há estacionamento para ônibus e carro e não há cobrança para estacionar.

Guarda-Volumes: Não há.

Contatos: Site oficial

Dúvidas e informações sobre a visitação: recepcaomv@fiocruz.br
Informações sobre nossas atividades e eventos: museudavida@fiocruz.br

Ornamentos do Castelo Mourisco
Ornamentos do Castelo Mourisco

Como chegar no Castelo Mourisco

Dê ônibus

Há pontos de ônibus próximos a três entradas do Museu da Vida Fiocruz. Um fica perto da entrada principal, do outro lado da Avenida Brasil (há passarela para o cruzamento de pedestre). Outro fica na Avenida Brasil, no mesmo lado do museu, em uma segunda entrada de pedestres. Há pontos de ônibus próximos à entrada da Rua Leopoldo Bulhões, 1.480.

Como há muitas mudanças nas linhas e itinerários dos ônibus, sugerimos que você consulte o site VádeÔnibus.

De trem

A estação de trem Manguinhos, no ramal Gramacho da Supervia, fica quase em frente à entrada da Fiocruz da Rua Leopoldo Bulhões, 1.480.

De carro

Basta inserir o endereço no seu sistema de navegação por GPS. A entrada principal é pela Av. Brasil, 4.365 (na altura da passarela 6).

Vista do Castelo Mourisco
Vista do Castelo Mourisco

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.