5 motivos para viajar com seus filhos

Você já parou pra pensar em como seu filho vai lembrar da infância dele no futuro?  Será mesmo que aquele brinquedo tão desejado, mas com vida útil quase que previamente estipulada na data da compra não será substituído por qualquer tranqueira com uma nova tecnologia daqui a uns anos, ou meses? Por isso que muito melhor do que presentear seu filho com bens materiais é criar memórias junto com eles.

Viajar com filhos é difícil, ainda mais se estivermos falando de bebês, mas também é uma ótima maneira de criar memórias incríveis, e esse é apenas um dos motivos pelo qual você deve investir numa viagem com os pequenos.

Conhecer um ao outro e estreitar os laços

A rotina diária, seja em casa ou no trabalho, nos consome de tal maneira que, envoltos pelo cansaço, sequer conseguimos saber um pouco mais sobre a vida de nossos filhos e seus gostos. Viajar juntos, além de fortalecer os laços, vai ajudá-los a aprender mais um sobre o outro.

No final da viagem você irá ficar satisfeito em descobrir se seu filho gosta de uma boa aventura ou se prefere um roteiro mais tranquilo como uma na praia, se ele tem medo de altura ou qualquer outro receio que vocês possam encarar juntos.

viajar com seus filhos

Oportunidade para ensinar valores

Assim como você vai aprender muito sobre seu filho, uma viagem também é uma oportunidade para ensinar alguns bons valores. Respeitar as pessoas e ser sempre educado, cuidar da natureza, ensinar sobre tolerância, sobre organização, paciência, diversidade, sobre espírito de equipe além de muitos outros valores que podem ser explorados.

Superar adversidades

Algo não saiu como planejado? Perderam um voo, a pousada não tinha sua reserva, alguém se machucou ou mesmo estiveram envolvidos em algum acidente? Nada como estar perto da família em momentos como esses. Os momentos de estresse são superados de maneira mais tranquila quando estamos perto de pessoas queridas.

viajar com seus filhos

Ampliar o mundo dos pequenos e o seu também

Não dá pra negar que viajar também nos traz conhecimento e desenvolvimento intelectual. Afinal, o tempo todo ficamos expostos a novos alimentos, músicas, idiomas e todo tipo de cultura. Além de poder descobrir um monte de coisas inimagináveis que nem sabíamos que poderíamos gostar, entrar em contato com outros costumes nos força a desenvolver nossa capacidade de adaptação, um exercício contínuo de flexibilidade.

Histórias para contar juntos

Aprender a andar de bicicleta, um piquenique no parque, ser empurrado no balanço do parquinho, fazer uma piscina ou um castelinho de areia na praia ou qualquer outra experiência que vocês viverem enquanto estiverem viajando será uma boa história pra contar no futuro.

O dito popular diz que viajar engrandece a alma, mas muito além disso, viajar também enriquece as sensações e as memórias, nos faz perceber que somos apenas um pequeno grão de areia nesse mundo enorme. No final das contas você vai entender que uma viagem com filhos vai muito além de conhecer um lugar novo, viajar com seus filhos é um investimento.

Dica Bônus

Não esqueça de montar um roteiro pensando nas atividades que vão não só entreter, mas também divertir as crianças. Não vale montar um roteiro cansativo de mais ou que seja interessante apenas para os pais. Dependendo da idade do pequeno, vale até incluir a criança na hora do planejamento da viagem mostrando ou perguntando qual das atividades a criança gostaria de conhecer.

Outra sugestão valiosa é para o momento das refeições: vale avaliar restaurantes que tenham além de cardápio infantil, opção de playground, assim a criançada pode se divertir enquanto a comida ainda não chegou, ou mesmo após as refeiçoes.

Outros posts relacionados

O que levar na mala de viagens do bebê

Documentação para viajar com menor desacompanhado

O que fazer no Rio de Janeiro com crianças

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
4 respostas
  1. Ah, Debs amei o post. Eu tenho vontade de viajar com a minha filhota até hoje, mas em breve não vou conseguir com tanta frequência pois ela quer mesmo viajar com amigos! Vou aproveitar todas as oportunidades que puder para construir mais e mais histórias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.