O que fazer em Belém: descubra os principais pontos turísticos da cidade

O que fazer em Belém | Belém é uma cidade pouco visitada quando pensamos nas viagens a nível Brasil, mas se revela uma cidade com muita história, cultura, uma culinária exótica, além de natureza e parques exuberantes. Além disso, pode ser uma base potencial para visitar destinos nos arredores como a famosa Ilha de Marajó. Por definição, Belém pode ser considerada uma cidade autêntica.

Para ler em seguida:
5 motivos para viajar com seus filhos
Quanto vai custar minha viagem?

Se você já viajou bastante pelo país e está em busca de um destino mais peculiar, eu lhe convido nesse artigo a descobrir o que fazer em Belém, com dicas de quem passou 20 dias viajando pelo Pará junto a parentes e amigos nativos.

E sabe qual a melhor coisa de  viajar com os locais? Ele sempre sabem as melhores opções de passeios e atrativos pra te indicar.

“Em Belém o calorão dilata os esqueletos e meu corpo ficou exatamente do tamanho da minha alma”.

– Mário de Andrade

 

O que fazer em Belém? Conheça os principais pontos turísticos

A cidade de Belém é totalmente diferente de outras regiões do Brasil. Ir até lá é perceber novos sabores, um outro estilo de vida um outro clima e com certeza uma cultura muito rica, além disso, provar delícias exóticas sem ter que ir pra qualquer lugar da Ásia está mais perto do que você imagina. Vamos juntos descobrir o que fazer na capital do Pará?

1. Praça da República

Você pode começar seu passeio pela Praça da República, uma praça arborizada e cheia de história. Conta-se que  o local já foi um cemitério para escravizados e pessoas pobres, depois descamparam o local, e transformaram ele num depósito de pólvora, o que deu a esse lugar o nome de ‘’Largo da Pólvora’’.

O atual nome da praça veio com a construção de um monumento em homenagem a proclamação da república (Fonte: Arte, história, lazer…). Na praça, durante o final de semana, ocorre uma feira de artesanatos e vendas de camelôs.

Passear na Praça da República também é uma maneira de conhecer o centro nervoso da cidade, onde ficam os prédios comerciais e as principais lojas.

2. Praça Batista Campos

Outra praça interessante que pode ser incluída no roteiro e que está a 15 minutos de caminhada da Praça da República é a Praça Batista Campos. Reformada no ano de 2008, mas sua construção data do século XIX. Possui 3 mil m² e já foi eleita uma das mais bonitas do país.

3. Basílica de Nazaré

Um patrimônio histórico e uma das mais belas igrejas de Belém, de estilo neoclássico.

Durante o famoso Círio de Nazaré a imagem peregrina sai da Catedral Metropolitana de Belém e segue em procissão até a Basílica.

O que fazer em Belém? Visite a Basílica de Nazaré
Basílica de Nazaré – Créditos da Foto Ursula Bahia Photo (Flickr)

4. Praça Santuário de Nazaré

A praça fica em frente a Basílica de Nazaré e também é chamada de Largo de Nazaré. É um importante palco da festa do Círio de Nazaré. Uma imagem da famosa santa fica disponível no centro da praça para apreciação durante todo o ano.

5. Estação das Docas

Um complexo turístico-cultural, onde funcionava o antigo porto da cidade, e foi revitalizado criando alguns espaços que foram divididos em restaurantes, galerias de artes e feira de exposição. Vale a pena a visita.
O que fazer em Belém? Visite a Estação das Docas
Estação das Docas – Créditos da Foto Expedicao Pará

6. São José Liberto

Seguindo viajem, visite o São José Liberto, que se trata de um velho presídio e atual polo joalheiro e museu de pedras preciosas. Lá é possível visitar as antigas celas dos presidiários e ver objetos de tortura assim como apreciar as belas jóias produzidas no local.  

7. Igreja Santo Alexandre

A igreja abriga um belo museu de arte sacra, mesmo para quem não é católico, indico a visita, nem que seja para ver as obras de arte. O museu conta com um acervo de quase 400 peças sacras de pintura, talha, gesso, prataria e outros objetos litúrgicos, proveniente tanto do acervo jesuítico como da cúria metropolitana da cidade. Outra parte do acervo deriva da aquisição da coleção de um médico paraense, Abelardo Santos. (Fonte: Wikipédia)

8. Catedral da Sé

A Catedral Metropolitana de Belém, ou simplesmente Catedral da Sé é a sede da Arquidiocese de Belém. A catedral é parte importante da tradicional celebração do Círio de Nazaré, maior procissão do mundo ocidental. Após uma missa na catedral, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré parte em procissão da catedral até a Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, que já mencionamos neste artigo.

Catedral da Sé as melhores atrações de belemCatedral da Sé – Créditos da Foto piradinho

9. Forte do Presépio

De nome original Forte do Castelo do Senhor Santo Cristo do Presépio de Belém, fica na orla da baía do Guajará. É um dos pontos turísticos mais procurados da cidade, pois além da sua localização privilegiada e todo o sentido histórico, possui vista para a baía e para o famoso Mercado Ver-o-peso.

Saiba Mais:
Fortaleza – Roteiro de 02 dias e Dicas Práticas
– 
Um dia para conhecer Canoa Quebrada

O Forte abriga ainda o Museu do Encontro, que conta um pouco do início da colonização portuguesa na Amazônia. Exibe também peças de cerâmica marajoara e objetos indígenas e no interior de suas muralhas ficam expostos antigas peças de artilharia e munição.
Forte do Presépio - - Roteiro de Belém do Pará
Forte do Presépio – Créditos da foto Eduíno de Mattos 

10. Casa das Onze Janelas

Edifício histórico da cidade de Belém, que inicialmente foi comprada pelo governo, de um proprietário de engenho de açúcar para funcionar como um hospital e depois passou a ter várias funções militares e atualmente funciona como ponto turístico com museus, cafés e restaurantes.

11. Mercado Ver-o-peso

 O Mercado público trata-se de um ponto turístico e cultural da cidade e é considerada a maior feira ao ar livre da América Latina. A visita a esse mercado é providencial para provar as delícias exóticas do Pará.

12. Mangal das Garças

Um dos meus pontos turísticos favoritos nessa viagem com certeza foi o Mangal das Garças, que é um parque ecológico revitalizado, com uma área de 40 mil metros quadrados. O parque é cheio de aves pernaltas, marrecos e quelônios, lagos artificiais, canteiros e caminhos sinuosos, além de um borboletário e uma torre panorâmica, de onde é possível observar boa parte da cidade.

Mangal das Garças as melhores atrações de belém
Mangal das Garças – Créditos da foto Turiano Neto

13. Parque da Residência

Foi residencia oficial dos governadores do Pará. Hoje o parque mantém um orquidário e na sua área central, há um vagão de trem antigo, da Estrada de Ferro de Bragança, onde hoje funciona uma sorveteria de sabores regionais.

14. Theatro da Paz

Uma relíquia da época de ouro da borracha nas regiões de Manaus e Belém. O que impressiona o visitante é a  sala de espetáculos, com capacidade para 900 espectadores.  As visitas no Theatro da Paz são guiadas e são uma delícia.

Eventos em Belém

Círio de Nazaré

O evento mais importante da cidade é o Círio de Nazaré que acontece no mês de outubro. Trata-se da maior festa religiosa do país e reúne um conjunto de romarias unindo mais  de 2 milhões de pessoas.

É uma grande oportunidade para que os visitantes conheçam uma importantíssima parte da cultura da cidade.

Os festejos contam com várias procissões, porém é no primeiro domingo de outubro que ocorre a grande comitiva que vai da Catedral até a Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré.

O que fazer a noite em Belém

Dentre os points de agito da vida noturna entre os locais estão o Açaí Biruta, o Vitrine e o Emporium Belém.

Onde comer em Belém?

A gastronomia é um dos grandes atrativos Belém. Os ingredientes exóticos e inusitados fazem da culinária local uma aventura por cores, cheiros e sabores inimagináveis.

Dentre os principais pratos típicos da região estão: a maniçoba, o tacacá,  o pato no tucupi, a tapioca, e claro, o açaí.

Manjar das Garças

Fica dentro do parque Mangal das Garças e já foi premiado como o melhor restaurante da cidade. Vale a pena conferir o cardápio e as delicias que eles oferecem, privilegiando os ingredientes locais.

Meu Garoto

No bar Meu Garoto é recomendável tomar uma provinha de cachaça com jambu. O jambu é uma erva típica da região Norte do Brasil, muito utilizada na culinária e com o poder de deixar a boca adormecida.

Sorveteria Cairú

Não dá para sair de Belém (ou do Pará em geral) sem provar um sorvete na Sorveria Cairú e assim cair nas graças dos sabores exóticos do Pará. Além dos sabores tradicionais, a sorveteria conta com opções como o de cupuaçú, de açaí, de bacuri, entre outros. Existe uma filial dessa sorveteria dentro da Estação das Docas.

Leia também:
Carnaval de Vigia no Pará

Veja a localização dos pontos turísticos de Belém no mapa:

Quando ir e quantos dias ficar e o clima na cidade de Belém?

Quase todos os dias do no chove na capital do Pará, ela vem normalmente em forma de tromba d’água no final da tarde.  Nada que nos impeça de pegar um dia super quente e ensolarado durante a manhã. Entre junho e novembro são as épocas com menos incidência de chuva.

Quanto a quantidade de dias que você deve ficar na cidade, indicamos um roteiro de 3 ou 4 dias na cidade para ver todos os pontos turísticos sugeridos neste artigo.

Como chegar e circular em Belém?

O  aeroporto de Belém, Val de Cans (BEL), fica a 10 km do centro da cidade e o trajeto costuma levar em torno de 20 a 30 minutos, a depender do trânsito.

O Uber funciona bem na cidade e costuma ser mais barato do que os táxis.

Você também pode garantir um carro alugado, previamente reservado via Rentcars, que é parceira aqui do blog. Trata-se de uma comparadora de preços entre as principais locadoras, onde você pode escolher entre o melhor custo-benefício para a sua necessidade.

Se você está considerando a opção de viajar de ônibus, a ClickBus é a aliada perfeita. Ela é a nossa mais recente parceira aqui no blog e se destaca como líder no universo das vendas de passagens rodoviárias online. Através da plataforma você pode comparar e adquirir passagens dentre uma ampla lista de mais de 200 empresas de ônibus oficiais. Para maior comodidade, as alternativas de pagamento incluem PIX ou cartão de crédito, o qual ainda permite o parcelamento em até 12 vezes.

Não perca essa oportunidade! Dê um clique no banner abaixo e confira os valores das passagens:


Onde se hospedar em Belém do Pará?

Veja algumas opções de hospedagem que destacamos pra você:

Duque Hostel
Classificação dos usuários do Booking: 8,6
Valor médio da diária: R$ 81,00 para um casal em quarto duplo
Oferece: Internet Wi-fi e estacionamento gratuitos.

Rede Andrade Docas
Classificação dos usuários do Booking: 8,4
Valor médio da diária: R$ 142,00 para um casal em quarto duplo
Oferece: Café da manhã, academia, Internet Wi-fi e estacionamento gratuitos.

Ibis Styles Belem Batista Campos
Classificação dos usuários do booking: 8,0
Valor médio da diária: R$ 170,00 para um casal em quarto duplo
Oferece: Café da manhã (pago a parte), estacionamento gratuito, Wi-Fi gratuito, restaurante à la carte especializado em pratos nacionais, serviço de quarto 24 horas por dia, recepção 24 horas e é pet friendly. Os quartos contam com ar-condicionado, TV a cabo, frigobar e cofre.

Atrium Hotel Quinta de Pedras
Classificação dos usuários do booking: 8,7
Valor médio da diária: R$ 242,00 para um casal em quarto empresarial
Oferece: Café da manhã, restaurante, bar, WiFi gratuito, academia, piscina, spa e é pet friendly.

Mercure Belém Boulevard
Classificação dos usuários do booking: 8,5
Valor médio da diária: R$ 308,00 para um casal em quarto duplo standard
Oferece: Café da manhã,  terraço ao ar livre, piscina ao ar livre, sauna, academia, serviço de quarto, Wi-Fi gratuito, restaurante, salão de jogos e recepção 24 horas. Os quartos possuem ar-condicionado, frigobar e TV LCD com canais a cabo.

*Valores das diárias com base no mês de maio de 2019.

Reserve seu hotel no Booking.com. Fazendo sua reserva através desse link o blog ganha uma pequena comissão, mas você não irá pagar nada a mais por isso.

Dicas

Fique atento! A maioria dos museus e atrações turísticas em Belém não funciona as segundas-feiras. Vale a pena consultar o horário de funcionamento dos atrativos antes de se dirigir ao local.

O que fazer nos arredores de Belém?

Ilha de Marajó

Esse é tradicionalmente um passeio que pode ser feito num bate e volta a partir de Belém. O blog da Amanda Noventa tem um guia que pode ajudar a planejar essa experiência por lá: Guia da Ilha de Marajó, no Pará.

Salinópolis

Salinópolis, ou como é conhecida por lá: Salinas, está a 214 km da capital e costuma ser o destino de praia dos belenenses. Se você tem mais tempo na capital vale a pena investir em conhecer o destino. Saiba mais no post  Salinas ou Salinópolis (Pará).

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
3 respostas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.