Viaje pela gastronomia do Brasil: 7 pratos típicos para provar enquanto estiver viajando

Muitas vezes achamos que para conhecer sabores exóticos é necessário galgar terras distantes e até atravessar oceanos, mas o nosso “Brasilzão” é um país tão incrível que nos permite fazer isso aqui mesmo, falando a nossa língua, aliando a viagem a destinos tão desejados quanto os pratos que você vai provar na viagem.

Para ler em seguida:
Slow Travel – Aproveite um estilo de viagem mais lento
Como voltar de férias sem dívidas

Nesse artigo selecionamos 7 pratos para você provar enquanto estiver viajando pelo pais, e não tem problema se você não puder provar todos de uma vez, pois não é todo dia que vamos conseguir organizar uma viagem de norte a sul do Brasil passando por todos esses lugares, mas salve esses destinos e pratos na sua memória ou nos seus favoritos para uma consulta futura e boa viagem, ou bom apetite!

Salvador

O clássico baiano é o acarajé, que é um bolinho de feijão fradinho, frito no azeite de dendê e recheado com vatapá, camarão seco e vinagrete. Essa é uma comida de rua vendidas em barracas por baianas caracterizadas tradicionalmente.

Outro prato tradicional é a Moqueca. O prato tem a base de camarão ou peixe e é ensopados na panela de barro com ingredientes como leite de coco, coentro, azeite de dendê e outros ingredientes. Uma variação da moqueca é o bobó, preparado com camarão e o caldo é engrossado com creme de mandioca.

Acarajé
Acarajé

Fortaleza

O prato mais falado da cidade é o caranguejo. Tão falado que ganhou um dia da semana exclusivo pra ele: a quinta-feira. Nesse dia os restaurantes e barracas de praia reforçam o estoque do crustáceo para atender a grande demanda dos clientes. Eu que o diga, pois dos pratos citados aqui nesse artigo, esse é um dos meus favoritos.

É uma pena que comê-lo não é tão simples, exige habilidade com um martelinho específico ou com os os dentes e, um cuidado para quebrar as patas sem esmagar a pouca carne.

Outro prato típico do ceará é a carne de sol com macaxeira (mandioca), servida com manteiga de garrafa ou ainda o baião de dois (arroz com feijão cozidos juntos na mesma panela).

Leia a seguir Comidas Típicas da Argentina: Descubra seus pratos, artigo do blog Fica Ativo e Viaja

Belo Horizonte (ou todo estado de Minas Gerais)

Como não incluir nessa lista a típica e famosa comida mineira? Dentre as muitas opções de pratos disponíveis, não deixe de provar o tropeiro que mistura o feijão, farinha de mandioca, linguiça, cebola e alho. O prato fica completo ao ser comido com arroz, torresmo e bisteca de porco (carré) e um ovo (frito ou cozido).

Outros pratos que fazem parte dessa culinária são o tutu (espécie de feijão batido com farinha) e a galinha com quiabo, preferencialmente preparados num fogão a lenha e numa para de pedra sabão.

Por último, mas não menos importante o pão de queijo também precisa fazer parte dessa lista. Apesar de não ser uma refeição o pão de queijo representa os mineiros pelo país e quiça mundialmente.

Veja também: Comida Mineira: Quais os Melhores Pratos? no blog Viajando com Moisés

Pão de Queijo Mineiro
Pão de Queijo Mineiro

Rio de Janeiro

A Cidade Maravilhosa também teu prato típico de dar água na boca: a feijoada. O prato que já virou a cara do Brasil é encontrado atualmente em qualquer cidade.

O feijão incrementado com carne seca, linguiça, paio e várias outras partes do corpo do porco é tradicionalmente servido em muitos restaurantes buffet ou barzinhos (que a servem num estilo mais gourmetizado) as sextas-feiras ou aos sábados, acompanhada de arroz, couve, torresmo, farofa e laranja.

Outra coisa que muito se vê mas praias do Rio são os cariocas comprando dos vendedores ambulantes mate com limão e biscoito “o globo”, outro lanche que já virou uma marca da cidade.

São Paulo

A cidade é um grande caldeirão de sabores, muito possivelmente porque sofreu influência dos muitos imigrantes que recebeu:  japoneses, italianos, nordestinos, libaneses, entre outros.

Há quem diga que a pizza representa bastante a culinária dos paulistas, mas eu ouso dizer que comer um sanduíche de mortadela no mercado municipal de São Paulo representa muito mais a cultura gastronômica da cidade. Mercado esse que reserva ainda outras delícias: coxinha de caranguejo, cerveja artesanal, ostras, embutidos além de uma sorte de restaurantes tradicionais de comida internacional.

Outro sanduíche paulista famoso é o Bauru, criado na cidade de mesmo nome, ele é feito com pão francês, rosbife ou presunto (dependendo do local), queijo muçarela derretido, picles, tomate seco e orégano.

Sanduíche de mortadela no Mercado Municipal de São Paulo
Sanduíche de mortadela no Mercado Municipal de São Paulo

Curitiba e Morretes

Um dos passeios mais tradicionais de Curitiba é o Passeio de Trem pela Serra do Mar que leva até a cidade de Morretes, e lá você poderá provar o barreado, o prato mais típico do estado. Trata-se de uma carne bovina cozida em uma panela de barro vedada com farinha de mandioca por 10 horas, ou mais. No seu cozimento são acrescidos alho, bacon, cominho, cebola e louro. Para servir-se coloque num prato fundo um pouco de farinha de mandioca e em seguida o caldo e a carne do barreado até que se forme uma espécie de pasta. Para acompanhar sirva-se de arroz e banana a milanesa.

De volta a Curitiba não deixe de dar um pulo no Mercado Municipal para provar os pratos típicos da capital paranaense: a carne de onça, pão com bolinho e pratos a base de pinhão, como o pastel de pinhão.

Belém

Se o que você gosta mesmo é de provar coisas exóticas você tem que marcar uma viagem pra ontem para Belém, no Pará. Um dos prato típicos do local chama-se tacacá, que é uma sopa preparada com tucupi (um caldo a base de uma mandioca venenosa, fervida por até dias para perder o fator de intoxicação), camarão, goma de mandioca e jambu (uma erva que causa uma leve dormência nos lábios).

Muitos outros pratos típicos compõem a lista de excentricidades: pato no tucupí, caruru, chibé, peixes como o pirarucu e o tambaqui e até fazer as suas refeições principais (almoço e jantar) acompanhadas de farinha de uarini (feita a base de mandioca) e um pote de açaí, que naquelas bandas é quase o substituto do feijão.

Até as frutas por lá tem nomes estranhos: bacuri, buriti, cupuaçu, tucumã, entre outras. A maioria dessas também vira sorvete na deliciosa Cairu, eleita a melhor sorveteria do Brasil em 2014, tem 50 sabores feitos artesanalmente com as tradicionais frutas do Norte.

Definitivamente uma viagem gastronômica vai mexer com muitos dos seus sentidos e deixar você com vontade de desbravar e se deliciar em outras cidades e regiões do Brasil.

Outros posts relacionados

10 ótimas trilhas para fazer no Rio de Janeiro

Como conhecer São Paulo Gastando Pouco

Conheça os principais parques de Curitiba

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
Uma resposta
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.