Onde passar o Natal no Brasil: cidades decoradas e festividades natalinas

O Natal é uma comemoração incrível, cheia de magia e significado! É uma festa cristã que une famílias e amigos em diferentes lugares do mundo para compartilhar comida, presentes e afetos.

Veja também
5 motivos para viajar com seus filhos
Quanto vai custar minha viagem?

Como é uma das datas mais famosas nas culturas que a comemoram, é natural que seja um dos momentos mais esperados do ano. Então, quando o mês de dezembro se aproxima, as cidades e os lares se enchem de cores e luzes para se preparar para esta celebração.

E o fato é que, até quem não é muito religioso, se encanta e entra no clima natalino, de forma que, além dos festejos, comemorações e decorações, nessa época do ano, as pessoas também ficam mais caridosas e tendem a ajudar mais ao próximo.

Seja pela festa em si, pelo simbolismo que carrega, pelos presentes e alegria das crianças, seja pelo fato de reunir com as pessoas que se ama, o Natal é o momento de dar uma pausa na rotina cansativa e também de aproveitar o momento de reflexão sobre o ano que passou, e o próximo que está por vir.

Além disso, não é só nas regiões que têm neve que é possível ter um Natal incrivelmente encantador. No Brasil, por exemplo, existem várias cidades que promovem festividades natalinas, e que se vestem toda de Natal, com decorações maravilhosas.

Você pretende viajar neste Natal, e conhecer um lugar incrível sem sair do país? Então, continue lendo este post, e sabia onde passar o Natal no Brasil! Confira estas dicas valiosas!

Onde passar o Natal no Brasil

Natal Luz de Gramado

Gramado é uma das cidades brasileiras mais famosas para aproveitar o Natal! A cidade tem aquele clima frio e ares de Europa, que encantam os turistas em todas as épocas do ano, e podem oferecer uma experiência de Natal digna dos filmes.

Além disso, no período do mês de outubro até o mês de janeiro, a cidade fica tomada pela decoração de Natal, cheias atrações e luzes por todos os lados, com um visual que encanta os turistas, e até mesmo os moradores de Gramado.

É o Natal Luz, um evento que se renova a cada ano, e é sempre diferente. Por isso, quem já teve essa maravilhosa experiência, pode retornar todos os anos que terá uma experiência totalmente nova. O Natal Luz é um evento para todas as pessoas e bolsos, contando com atrações pagas e gratuitas.

Dentre as atrações pagas, estão os shows e espetáculos, como os desfiles de Natal, Nativitaten, o Reino do Natal, entre outras. Para conferir essas atrações, é necessário adquirir os ingressos com antecedência.

Dentre as atrações gratuitas, estão o já tradicional Acendimento das Luzes, que ocorre todos os dias às 20h, a Vila de Natal e o concurso de decoração natalina Tannenbaumfest.

Natal Luz em Gramado
Natal Luz em Gramado – Foto Divulgação

Natal Cultural das Montanhas em Monte Verde

Monte Verde é uma cidade turística situada no Sul do estado de Minas Gerais. Na temporada de Natal, a cidade promove um evento chamado Natal Cultural das Montanhas.

Nesse evento, a cidade é tomada por uma decoração com temática natalina, e a promoção de uma série de eventos culturais, tais como o show de luzes.

A proposta do show de luzes é deixar todos os chalés, casas e ruas iluminados com a decoração de Natal.

Além da decoração, a presença de personagens que criam a atmosfera lúdica de Natal. A Casa Noel é uma atração muito procurada, que dá uma sensação de acolhimento e imersão na comemoração.

Na Avenida Monte Verde, são oferecidas diversas atividades, como oficinas de pintura, desfiles de personagens, e apresentações artísticas e de grupos de teatro.

Além disso, a cidade oferece uma boa estrutura turística de hospedagem e gastronomia, para aproveitar o evento com conforto e tranquilidade.

É um destino bastante interessante para quem quer sair um pouco dos circuitos mais conhecidos nacionalmente, mas não quer deixar de aproveitar uma festa verdadeiramente natalina. Tivemos a oportunidade de conhecer o Natal de Monte Verde e você pode conferir aqui: O que fazer em Monte Verde.

Casa do Papai Noel em Monte Verde MG
Casa do Papai Noel em Monte Verde

Natal de Santa Teresa no Espírito Santo

Santa Teresa é uma bela cidade situada no Espírito Santo, em sua região serrana. Um dos eventos mais esperados do município é o Encantos de Natal, inaugurado com o acender das luzes da decoração natalina na Praça Augusto Ruschi.

O objetivo da festa é levar a magia do Natal aos moradores da cidade, e aos turistas que passarem por lá nessa temporada.

Além da decoração, o mês é todo recheado de atrações artísticas e culturais, como canções de Natal, apresentações de dança, exposições de presépios, entre outras.

A cidade também tem contado com edições do Santa Teresa Gourmet, um festival de gastronomia, em que os restaurantes da cidade preparam pratos mais do que especiais para a ocasião, incrementando ainda mais a experiência das comemorações natalinas.

Todo o mês de dezembro, conta com atrações com a temática natalina, e o visitante pode consultar toda a agenda da festa para não perder nada.

Também visitamos Santa Teresa nesse período, confira detalhes no artigo O que fazer em Santa Teresa ES.

Rua do Lazer a Noite em Santa Teresa ES
Rua do Lazer a Noite em Santa Teresa – ES

Natal de Penedo no Rio de Janeiro

Quem já imaginou encontrar um pedacinho da Finlândia no Brasil, ainda mais no estado do Rio de Janeiro, conhecido por suas praias e calor?

Pois em Penedo, é isso que você vai encontrar! A região central de Penedo tem um lugar conhecido como pequena Finlândia, pois se trata de uma pequena colônia finlandesa situada entre São Paulo e Rio de Janeiro.

Penedo, na realidade, faz parte da cidade de Itatiaia, na serra da Mantiqueira, situada às margens da rodovia Presidente Dutra.

É um local pequeno, acolhedor e fácil de chegar. Um destino agradável tanto para uma parada de descanso de uma viagem que faça o trecho entre São Paulo Rio, como para permanecer mais tempo.

Para quem busca Penedo como destino turístico para aproveitar mais tempo, a época de Natal é uma das melhores, pois o local está entre os cinco melhores destinos natalinos do Brasil.

No centro da cidade, existe um pequeno shopping ao ar livre, que é conhecido como a Pequena Finlândia. O local é todo construído com arquitetura que remete às influências dos países nórdicos, e que dão a sensação de realmente estar fora do Brasil.

Na época do Natal, o local fica todo decorado com a temática natalina, e realmente remete aos cenários de Natal dos filmes que vemos na TV e no cinema.

Além das lojas com artesanatos e outros produtos fabricados na região, também é possível se alimentar bem, e aproveitar as atrações destinadas para as crianças. Então, é um ótimo lugar para passar o Natal no Brasil levando a família toda.

Também é em Penedo que você pode visitar a Casa de Verão do Papai Noel, que fica aberta o ano todo, mas ganha ainda mais magia na época de Natal. Sem dúvida, é um local que encanta crianças e os adultos.

Além disso, a cidade promove atrações específicas na época de Natal, e também passeios ecoturísticos e outros destinados a preservar a cultura local de imigração. Veja O que fazer em Penedo RJ.

Casa do Papai Noel de Penedo RJ
Casa do Papai Noel de Penedo RJ

Natal de Pomerode

Mais uma dica para quem quer passar o Natal no Brasil, é conhecer Pomerode nessa época.

Em Santa Catarina, na cidade de Pomerode, ocorre todos os anos a Weihnachtsfest, a festa natalina mais alemã do Brasil.

Pomerode é uma cidade situada na região do Vale do Itajaí, e é conhecida por ser um pedacinho da Alemanha aqui no nosso país.

Ela carrega as tradições e a cultura germânicas, oferecendo uma experiência cultural incrível.

Com uma infraestrutura turística que oferece boa hospedagem e gastronomia, a época do Natal é uma das mais esperadas da cidade.

A Weihnachtsfest tem início no fim do mês de novembro, e ocorre até as vésperas do Natal. É uma festa típica natalina com atrações culturais, e memórias dos símbolos religiosos e da tradição do Natal.

Além da decoração, ocorrem atrações artísticas e culturais, e o local do evento conta com feiras de artesanato, praça de alimentação, casa das bolachas, casa do Papai Noel, desfiles de lanternas, entre outas coisas.

A Secretaria de Turismo e Cultura de Pomerode divulga toda a programação da festa, para que os interessados possam participar e acompanhar todos os detalhes desse grande evento.

Alles Park em Pomerode
Alles Park em Pomerode

Natal de Curitiba

Curitiba é uma cidade linda e moderna, e sua festa de Natal não poderia ser diferente! Todos os anos, a cidade promove uma festa natalina trazendo uma temática, e colorindo a cidade ainda mais com as luzes de Natal.

A festa começa ainda em novembro e dura, em média, um mês, oferecendo uma série de atrações.

O Natal de Curitiba também ficou famoso por oferecer um grande número de atrações gratuitas. Aliás, nos últimos cinco anos, a cidade tem sido a que oferece a maior quantidade de atrações gratuitas em todo o Brasil.

Uma festa maravilhosa e acessível que é produzida em parceria da prefeitura com promotores de eventos privados e patrocinadores. Juntos, eles oferecem uma grande festa, com o clima de união e igualdade que Natal nos traz.

Dentre as atrações, estão: espetáculos de dança, concertos, óperas, corais, feiras de artesanato e de gastronomia, circuitos de carro, dentre outras.

A decoração natalina de Curitiba também é um espetáculo à parte que, por si só, já vale a viagem. Por isso, a cidade não pode ficar fora de nenhum roteiro de Natal do Brasil, e é uma ótima opção para quem quer passar o Natal no país.

Natal de Blumenau

Em Santa Catarina, a cidade de Blumenau investe em uma festa de Natal muito tradicional, que é inaugurada no fim do mês de novembro, e vai até a primeira quinzena do mês de janeiro do ano seguinte.

São mais de 50 dias de festa com diversas atrações e uma agenda cheia. Todo ano, um tema é definido e é produzida uma decoração muito cuidadosa e encantadora.

A cidade, que está situada no Vale Europeu Catarinense, também oferece aquela sensação de te transportar para fora do Brasil, principalmente pelo fato de grande parte da festa ser feita no Parque Vila Germânica.

Dentre as atrações, ocorrem diversas oficinas, como as oficinas de biscoitos, apresentações culturais, passeios de trenzinho, Mercado de Natal típico europeu e a famosa Casa do Papai Noel.

Outro ponto interessante para aproveitar o Natal em Blumenau, é a linda Praça da Neve. Sem dúvida, você vai se sentir dentro de um filme com esse cenário!

A cidade recebe milhares de turistas para esta festa, e divulga a sua programação em diversos meios para facilitar o acesso dos visitantes.

Blumenau decorada para o Natal
Blumenau decorada para o Natal

Natal no Brasil na cidade de Petrópolis

Petrópolis, localizada na região das montanhas do Rio de Janeiro, organiza uma festa de Natal que recebe o nome de Natal Imperial.

A cidade, que ainda guarda uma arquitetura que remonta ao período imperial, fica ainda mais encantadora com luzes, e decorações natalinas por todos os lados.

A decoração e a iluminação especial de Natal é inaugurada no fim do mês de novembro, e fica por todo o mês de dezembro, quando os visitantes podem sentir a energia e o acolhimento do clima natalino.

Durante o período, ocorrem várias atrações artísticas e culturais, mas a maior parte delas se concentra na Praça da Liberdade e no Palácio de Cristal. Contudo, existem atrações também em outros pontos e distritos da cidade.

A festa conta com árvore de Natal iluminada, Casa do Papai Noel e o já tradicional túnel de luz.

Ademais, além da decoração, a festa também oferece gastronomia disponível nas barracas e food-bikes, que oferecem comida e bebida de ótima qualidade nos espaços principais da festa.

Na programação cultural, ocorrem shows musicais e diversas atrações artísticas para todos os gostos.

Natal de São Roque em São Paulo

São Roque é uma cidade no interior de São Paulo, na região Metropolitana de Sorocaba. Recentemente, ela inaugurou o Natal Alegre de São Roque.

Durante a festa, a cidade recebe iluminação e decoração de Natal para celebrar a comemoração, emanando um clima de afeto e união entre os moradores.

O objetivo é despertar o espírito natalino nas pessoas para a celebração, e deixar os pontos turísticos da cidade ainda mais atrativos, como é o caso da Maria Fumaça de São Roque, um dos pontos que mais atraem a visita de turistas.

Além da decoração, a presença de personagens natalinos e da Casa do Papai Noel, deixam o ambiente ainda mais aconchegante e no clima de Natal.

É uma festa ainda simples e pequena, mas que é capaz de oferecer bons momentos de fim de ano, para quem quer passar o natal no Brasil.

Caso tenha alguma outra dica de cidade que tenha uma linda festa ou decoração natalina especial, não deixe de compartilhar com a gente nos comentários.

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.