Carnaval de Vigia: Como curtir a folia e ainda aproveitar a cidade

Carnaval de Vigia | O carnaval de Vigia é considerado por muitos o melhor carnaval do Pará e já foi eleito, inclusive, como um dos mais animados do estado.

Veja também:
Como viajar de forma independente?
15 dicas para viajar barato

Curta o Carnaval de Vigia

Em Vigia a estrutura carnavalesca conta com um palco e um corredor da folia, por onde passam milhares de pessoas em blocos tradicionalmente conhecidos pelos locais. Os blocos de rua mais famosos são o Bloco Canto do Galo, Bloco Tatu e o Bloco Mikaloka.

A atenção especial fica para a segunda-feira de carnaval. Seu bloco mais famoso e sem “cordões”, onde todos os homens se vestem de mulheres, e todas as mulheres, de homens, para curtir a festa o bloco dos “cabraçurdos” e as “virgienses” e todos estão convidados a participar.

Já o “Gaiola das Loucas” é um bloco de representação da classe gay deste carnaval. Estreou nas ruas de vigia em 1991 e até hoje é sucessona época da festa mais carnavalesca do estado.

carnaval de vigia
Bloco os “cabraçudos” e as “virgienses”

O que fazer em Vigia além do curtir o carnaval

– Igarapé Maracajá

Visite o Igarapé Macarajá.  Para quem não sabe Igarapé é uma especie de pequeno canal, ou riacho. A palavra vem do tupi, e ao pé da letra seria caminho de canoa. Com restaurantes nas redondezas e muitos carros com som alto tocando o reggae maranhense, dá pra passar o dia por lá.

carnaval de vigia
Igarapé Maracajá

– Igreja Matriz de Deus

A igreja é o o principal ponto turístico da cidade, construída em estilo barroco, no século XVIII. Uma das igrejas mais antigas do Pará e conhecida pelo seu patrimônio histórico, a Igreja faz parte do “Patrimônio da Cultura Nacional “. Foi tombada com o nome de Nossa Senhora da Madre de Deus.

Igreja Matriz de Deus
Igreja Matriz de Deus – (Fotos: Minitube)

– Passeie pela Orla

Vigia não tem Praia, mas tem Orla, pois é banhada pelo “Furo da Laura” ou Guajará-Miri. A orla de Vigia é sossegada, cheia de barraquinhas e restaurantes. Ideal para curtir uma tarde tranquila fugindo da folia das noites do carnaval.

Como chegar em Vigia

Vigia fica a 102km de Belém. A cidade é facilmente alcançada através de GPS e o percurso da viagem de carro é feito principalmente através da PA-140 em aproximadamente 2h de viagem.

Não há ônibus direto entre Belém e Vigia, nesse caso você pode seguir de ônibus até São João da Ponta e completar o trajeto de taxi ou transfer (aproximadamente 30 km).

Se você pretende alugar um carro eu recomendo a Rentcars, que é parceira aqui do blog. Ela é uma comparadora entre as principais locadores de veículos do mercado, onde você pode filtrar sempre pelo melhor custo-benefício.

Onde se hospedar em Vigia

Veja nossas opções de hospedagens que podem ser reservadas através do Booking.com. O Booking.com é parceiro aqui do blog, assim ganhamos uma pequena comissão para manter o blog ativo e você não paga nada a mais por isso:

Outros posts relacionados:

– Roteiro de Salinópolis (ou Salinas) no Pará

– As melhores atrações de Belém

– Tudo o que você precisa saber sobre Milhas aéreas

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
5 respostas
  1. Corrija esta informação: Não há ônibus direto entre Belém e Vigia, nesse caso você pode seguir de ônibus até São João da Ponta e completar o trajeto de taxi ou transfer (aproximadamente 30 km).

    1. Oi Carolina, tudo bem? Na ocasião da minha viagem não havia ônibus, as isso foi há muitos anos atrás. Já existe algum ônibus? Você pode sinalizar pra gente qual é? Beijos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.