Buser é confiável? | O que faz a Buser diferente das empresas de ônibus convencionais e porque seus preços são tão baratos? Você deve estar se questionando se a empresa de ônibus é mesmo correta e integra.
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Então, leia até o fim e confira todas as informações que trouxemos para você sobre essa novidade que está dando o que falar!!
O que é a Buser?
A Buser, também conhecida como “Uber dos ônibus”, é o novo aplicativo que facilita o encontro entre pessoas que querem viajar, e as empresas que possuem ônibus executivo à disposição.
Algumas das vantagens da Buser são:
- Facilidade e rapidez para comprar passagens;
- Conforto dos leitos dos ônibus;
- Os “mimos” que, eventualmente, são disponibilizados na viagem;
- Preço consideravelmente menor – até 50% mais barato – das passagens para diversas localidades do Brasil via companhias rodoviárias.
Além disso, todos os ônibus próprios são inspecionados e são monitoramento real time via GPS, câmera e outros itens de segurança.
No fim, a intenção da Buser é oferecer aos passageiros, uma viagem com mais tecnologia, conforto e preço justo.
Como funciona a Buser?
O primeiro passo é realizar o cadastro no site da Buser, ou baixando o App Buser, que está disponível nas plataformas IOS ou Android.
Para isso, o usuário entra na plataforma pelo botão “Entrar”, que se encontra no canto superior da tela, e clica em “criar conta”, ou “continuar com o Facebook.
Basta criar o cadastro, preenchendo as informações solicitadas pela plataforma e voilà, e a confirmação de cadastro está feita.
Buscando passagens
Para buscar passagens, o aplicativo pede que o usuário preencha informações básicas, como:
- “De onde”: qual a cidade que o passageiro embarcará no ônibus;
- “Para onde”: local onde será o destino para desembarque
- “Ida”: data do embarque
- “Volta”: opcional – data do retorno
Depois de preencher tais dados, a própria plataforma, com o seu sistema inteligente, busca as opções disponíveis para o destino e data escolhida. Assim como os valores de cada passagem.
É importante saber que as passagens que o cliente escolhe e reserva, estão sujeitas à confirmação da viagem.
Afinal, é necessário que a plataforma garanta que haverá aderência de um grupo de pessoas para que a viagem ocorra. Portanto, em até 48 horas, o turista receberá a confirmação do embarque.
Assim, nos casos em que a reserva não seja concluída, os valores pagos ficam disponíveis na plataforma para resgate total. Ou ainda para a compra de nova viagem.
Além disso, é preciso também estar atento aos documentos necessários de apresentação para a aprovação do embarque.
Mas, para isso, é necessário que o passageiro apresente um documento original com foto, ou uma cópia que deve estar autenticada em cartório.
É possível a apresentação de um dos seguintes itens que estejam legíveis:
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH ou CNH-e);
- RG;
- Carteiras funcionais (como CREA, OAB, CRM, entre outras);
- Passaporte dentro da validade;
- Registro Nacional de Estrangeiros (como o RNE);
- Carteira de trabalho (CTPS);
- E-Título com foto;
- Certidão de nascimento, no caso de passageiros com menos de 12 anos;
- RG Digital SP (válido em todo território nacional).
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Escolha de Assentos
Quanto ao assento, diferentemente de passagens áreas ou rodoviárias, não é possível escolher no momento em que estiver reservando a passagem.
O procedimento da escolha acontece no momento do embarque, de acordo com o tipo de poltrona comprada pelo usuário, e por ordem de chegada
E se a minha viagem não for confirmada?
Todas as viagens disponíveis no App da Buser estão previamente confirmadas, mas é importante ficar atento às viagens descritas como “A confirmar”.
Nestes casos, a confirmação virá por e-mail em até 48hrs antes do horário de embarque.
Desse modo, caso não haja a confirmação da reserva, o passageiro poderá ter o valor totalmente devolvido.
Ou pode ainda utilizar tais créditos para a compra de uma nova viagem, sem que tenha que pagar multas ou taxas.
E se eu precisar cancelar a viagem?
Caso o passageiro precise cancelar a sua passagem, é possível solicitar reembolso.
Este reembolso poderá ocorrer de duas maneiras: revertendo o exato valor pago em créditos para o cliente usar depois, ou recebendo o dinheiro de volta.
Contudo, o reembolso total da passagem só ocorrerá se o passageiro solicitar o cancelamento com até 3 horas de antecedência do embarque.
Aliás, é possível também que a reserva seja transferida para outras datas e horários, sendo que tudo isso – desde a compra até o cancelamento, transferência, reembolso – é realizado exclusivamente pela Plataforma Buser.
O outro lado da moeda
A empresa vem enfrentando batalhas jurídicas no setor há anos, pois Segundo a Associação Nacional das Empresas de Transporte Rodoviário de Passageiros (Anatrip), a companhia atua de forma irregular.
a Anatrip aponta que a Buser não paga o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nem cumpre outros requisitos exigidos em lei.
A Buser esclarece que: “seu modelo de negócios é legal, justo e necessário para a moderna cadeia de mobilidade urbana no país. Tanto a startup quanto suas parceiras de fretamento possuem todas as licenças necessárias e fazem o recolhimento de tributos. Todas as viagens dentro do modelo que chamamos de “fretamento colaborativo” recolhem IRPJ, PIS, COFINS, ICMS e IPVA. Diferentemente do que foi afirmado pela Associação Nacional das Empresas de Transporte Rodoviário de Passageiros (Anatrip)”.
Conclusão: a Buser é mesmo confiável?
Uma forma de saber se uma empresa é mesmo confiável é procurar por depoimentos de clientes, ler reportagens que já saíram na imprensa, conhecer a história da empresa, os números e averiguar sua nota em sites de reclamações como por exemplo o Reclame Aqui ou Consumidor.Gov.
Em meados de 2023 a nota da Buser no Reclame aqui é 7,9 (de um total de 10 pontos), o que é avaliado como “bom”.
Minha experiência com a Buser
Já comprei algumas passagens da Buser para a minha mãe e todas correram com tranquilidade. Contudo, uma vez eu mesma estava voltando de São Paulo para o Rio, mas o ônibus foi parado pela polícia na altura de Itatiaia e nos obrigaram a trocar para o veículo de uma “viação tradicional”.
Como forma de compensação a Buser pagou meu uber da rodoviária para casa (por reembolso), já que desembarquei num local diferente do previsto e ainda me ofereceu um desconto de 30% para viajar numa próxima oportunidade.
Qual a minha opinião sobre a Buser? Eu resolvi que darei uma segunda chance para eles, afinal eles estão tentando acabar com a burocracia existente na área dos transportes rodoviários, dentro dos ônibus que são próprios da Buser o serviço de bordo também é melhor do que os das empresas tradicionais e os preços oferecidos são justos em relação ao trajeto percorrido.