Descubra se você é viciado em viajar

Você já ouviu falar de “dromomania”? Pois é, eu também não tinha ouvido falar até então. Dromomania é o impulso incontrolável de perambular, de viajar e muitas pessoas na era atual sofrem com esse vício. A verdade é que para essas pessoas essa vontade de viajar nunca vai passar, mesmo que “o viciado” garanta que esse é apenas um estilo de vida.

viciado em viajar

Você é viciado em viajar?

Fato é que, pesquisando melhor sobre o tema, descobri alguns comportamentos se repetem na vida desses viajantes, que demonstra claramente que estão viciados em viajar. Veja abaixo alguns dos sintomas e descubra se você também é viciado em viajar:

1) Você acompanha todos os sites e aplicativos de promoções de passagens aéreas e tem alertas para a maior parte deles.

2) Você planeja a sua próxima viagem assim que chega em casa ou durante a viagem que ainda está em percurso.

3) Você fala de viagens o tempo todo (e as pessoas já estão te achando meio chato por isso).

4) Você sempre tem algum destino pra indicar se alguém te pedir uma dica de viagem.

5) Você sabe de todos os feriados prolongados que esse ano vai ter e tem viagem programada ou planos de viagem para pelo menos 3 deles.

6) Você planeja fazer uma tatuagem e o tema dela é viagem. (Melhor ainda se tiver a oportunidade de fazer essa tattoo enquanto viaja).

7) Você tem tanto destino de viagem na sua “bucket list” que fica difícil escolher o próximo.

8) Você acha que seu documento mais importante é o seu passaporte e ele está sempre na validade.

9) A aba de favoritos do seu navegador é cheia de sites relacionados a assuntos de viagem.

10) Sua casa/quarto tem um espaço dedicado para guardar as bugigangas que você trás das suas viagens.

11) Você já pediu demissão para fazer uma viagem ou não vê a hora de fazer isso de verdade.

12) Você tem mais amigos no exterior do que na cidade onde você mora.

13) Você utiliza o cartão de crédito para compras já pensando em quantas milhas vai acumular.

14) Você acha super divertido contar para seus amigos os perrengues de viagem que você passou.

15) Você fica deprimido quando está mais de dois meses sem viajar.

Se você se identificou com pelo menos 10 das afirmações acima, saiba que você também é viciado em viajar.

viciado em viajar

Provavelmente saber que você é um viciado em viagens não te causou nenhum desespero, afinal de contas, como isso pode ser ruim? Mas fique atento a alguns sinais que podem atrapalhar a sua vida.

Não deixe de separar um tempo para curtir seus amigos, seus familiares e seu companheiro, frequentar aniversários e eventos sociais, afinal é fundamental para todo ser humano ter uma “vida real”. Além disso, não deixe que “economizar” seja o lema de sua vida e faça com que você deixe de frequentar cinemas, restaurantes ou mesmo um café. Claro, todos temos prioridades, e tudo bem se a sua for viajar, mas desfrutar a nossa própria cidade também pode ser muito legal e recompensador.

O tema viagem também não pode ser mais importante que a sua saúde financeira, então nem pensar em viajar se está cheio de dívidas, se a fatura do cartão de crédito está estourada, se a conta está no vermelho ou se você pegou um empréstimo no banco para fazer a sua última viagem e ainda nem terminou de pagar as parcelas, mas já está planejando a sua próxima data de embarque. Aliás, de preferência, não pegue um empréstimo para viajar, mas sim, faça um planejamento financeiro pra isso.

E finalmente, não se deixe influenciar pelas milhares de contas que abordam o tema “viagens” nas mídias sociais fazendo com que a vida de todo mundo pareça um eterno programa no Canal Off. Faça suas escolhas com responsabilidade para que viajar não seja apenas uma maneira de provar para outras pessoas que sua vida é o máximo, e sim porque isso realmente é uma experiencia genuína, que te traz alegria e realização pessoal. Afinal de contas, já dizia o bispo francês Jean-Baptiste Massillon: “A virtude termina sempre onde começa o excesso”.

Em complemento a esse post recomendo que você leia Como o “vício” em viajar pode te fazer mal (e ferir as pessoas ao seu redor) do blog 1 viagem, 2 visões.

Fotos utilizadas neste post: Pixabay

Outros posts relacionados

Slow Travel – Aproveite um estilo de viagem mais lento

Nem todo mundo pode largar tudo para viajar

Quando tudo deu errado numa viagem

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
17 respostas
  1. Gente, que interessante! Nunca tinha ouvido falar nesse termo mas me identifiquei!!! E realmente precisamos tomar cuidado para essa vontade louca de VIAJAR não afetar nossa vida social né!! Amei o post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.