7 Patrimônios da Unesco no Brasil que você precisa conhecer

Já pensou montar um roteiro de viagem pelo país passando por lugares já mundialmente classificados como imperdíveis? A Organização das Nações Unidas já fez esse trabalho pra gente e nos dá uma lista dos Patrimônios da Unesco no Brasil.

A UNESCO utiliza 10 critérios para classificar a importância desses “locais” e depois reconhecê-los como patrimônio, e os “candidatos” precisam se enquadrar em pelo menos um dos critérios. Mas o objetivo básico é reconhecer sua relevância para a humanidade, seja por sua importância cultural, sua beleza natural, expressão histórica, mas também incentivar sempre a conservação e preservação dos mesmos.

Após o recebimento do título é obrigação do governo garantir a conservação do local e ele passa a ser protegido pela entidade.

O Brasil possui atualmente (abril de 2018) 21 Patrimônios Culturais, Naturais e Históricos e é o segundo pais com a maior quantidade de patrimônios reconhecidos na America Latina, ficando apenas atrás do México que possui atualmente 33 patrimônios reconhecidos.

Na lista abaixo separamos 8 dos 21 patrimônios do Brasil para servir de inspiração para a sua próxima viagem.

Patrimônios da Unesco no Brasil

1 – O Centro Histórico de Salvador, Bahia  (Cultural)

Salvador é um local conhecido por seus sabores, sua cultura e inúmeros outros fatores, como ter sido a primeira capital do Brasil. Não menos importante, seu centro histórico com aquele casario colorido e tantas igrejas que daria pra passar um ano visitando a cidade, faz com que Salvador tenha sido nomeada como Patrimônio da Unesco em 1985. Se você está planejando um roteiro na cidade não deixe de ler o post O que fazer em Salvador em 3 dias? E veja aqui opções de hospedagem em Salvador.

2 –  A Cidade Histórica de Ouro Preto, Minas Gerais  (Cultural)

Quando o Brasil entrou na lista de patrimônios pela primeira vez foi graças a cidade de Ouro Preto em Minas Gerais e isso ocorreu em 1980. A cidade foi de extrema importância para o período da mineração no país e atualmente ainda carrega um grande peso com sua relevância histórica e cultural. Se você está indo visitar a cidade recomendo que leia o post Roteiro: 3 dias em Ouro Preto e veja aqui algumas opções de hospedagem por lá.

3 – O Centro Histórico de Olinda, Pernambuco (Cultural)

O centro histórico da cidade de Olinda em Pernambuco também está na lista de Patrimônios da Unesco no Brasil e passa a fazer parte dela no ano de 1982. Para entender sobre a riqueza histórica de Olinda bem como sua importância cultural recomendo que leia o post do blog Contando as Horas: Roteiro de 1 dia em Olinda.

4 – Rio de Janeiro, paisagens cariocas entre a montanha e o mar (Cultural)

E o meu Rio de Janeiro? As paisagens cariocas também figuram nessa lista desde 2012 e segundo o próprio site da UNESCO fazem parte dessa paisagem “os pontos mais altos das montanhas do Parque Nacional da Tijuca até o mar. Nessa paisagem estão incluídos o Jardim Botânico, fundado em 1808; as Montanhas do Corcovado, com a famosa estátua do Cristo Redentor; além dos morros ao redor da Baía de Guanabara, que incluem as amplas paisagens desenhadas ao longo da Praia de Copacabana. A cidade do Rio de Janeiro também é reconhecida pela inspiração artística que oferece a musicistas, paisagistas e urbanistas”. Vale lembrar que o blog é especialista no destino Rio de Janeiro e temos mais de 30 posts sobre a cidade com opções de trilhas, roteiros, passeios, entre outros.

Veja também Património Mundial da UNESCO em Portugal pelo blog Berço do Mundo

Patrimônios da Unesco no Brasil
Paisagens do Rio de Janeiro

5 – O Centro Histórico de São Luís do Maranhão (Cultural)

Em 1997 o centro histórico de São Luís, no Maranhão foi incluído na lista de patrimônios da Unesco no Brasil. A cidade que foi fundada por franceses e ocupada por holandeses antes da chegada dos portugueses data do final do século XVII. Com uma grande quantidade de edifícios do centro histórico preservado, São Luis um conjunto arquitetônico extraordinário e é exemplo de uma cidade colonial das nações ibéricas. Veja no blog Viajento o post sobre um Passeio no centro histórico de São Luís para saber mais detalhes sobre a cidade.

6 – Centro Histórico da Cidade de Diamantina, Minas Gerais (Cultural)

Já no ano de 1999 foi a vez do centro histórico de Diamantina entrar na lista, com sua importante história no garimpo de diamantes do século XVII. O blog Retrip tem um post completo sobre a cidade: O que fazer em Diamantina MG – Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

7 – Parque Nacional de Iguaçu, em Foz do Iguaçu, Paraná e Argentina (Natural)

Em se tratando de patrimônios naturais o primeiro a entrar na lista foi o Parque Nacional do Iguaçu e isso ocorreu em 1986. Na viagem que fiz para Foz eu pude entender de perto o porque de tamanha beleza e eu conto tudo no post Foz do Iguaçu – Roteiro e Dicas Práticas. Veja aqui algumas opções de hotéis na cidade.

Lado Brasileiro das Cataratas
Parque Nacional do Iguaçu

Para ter acesso a lista com todos os Pratrimônios da UNESCO no Brasil é só clicar aqui.

Foto destacada na miniatura: Igreja N. Sra. do Carmo em Ouro Preto

Outros posts relacionados

– 8 livros de viagem para te inspirar

– 7 destinos que prometem fazer sucesso em 2018

– 15 aplicativos para otimizar sua viagem

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
5 respostas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.