6 cidades desconhecidas no sudeste que você nunca ouviu falar, mas deveria

Descubra 06 cidades desconhecidas no sudeste do Brasil pra viajar as quais você provavelmente nunca tinha ouvido falar antes, mas são ótimas opções para fugir do agito e descobrir lugares incríveis.

1 – Cachoeiras de Macacu

A cidade de Cachoeiras de Macacu fica a aproximadamente 100km do centro do Rio de Janeiro. É conhecida como “Terra das Águas Cristalinas” opções de poços e cachoeiras para passar o dia não vão faltar. Para saber mais sobre Cachoeiras de Macacu, visite o link Roteiro de 02 dias em Cachoeiras de Macacu.

+ Veja aqui opções de hospedagem em Cachoeiras de Macacu.

cidades desconhecidas
Cachoeira do Roncador

2 – Aldeia Velha

A caminho de Macaé, no município de Silva Jardim é possível visualizar algumas placas indicando a entrada de Aldeia Velha. O vilarejo, que possui pouquíssimas ruas é tranquilidade pura. A rusticidade da o tom para passar um final de semana inteiro mergulhado em cachoeiras ou trilhas, ao som de um delicioso reggae. Saiba mais no post Aldeia Velha, Paraíso de Cachoeiras!

+ Veja aqui opções de hospedagem em Aldeia Velha.

3 – Santa Rita de Jacutinga

Falando em cidades desconhecidas, Santa Rita de Jacutinga é outro refúgio incrível. Por lá é possível visitar uma fazenda histórica que já foi palco de novela, comer muito bem em restaurantes com a típica comida mineira e é claro, visitar mais cachoeiras e passar um final de semana super refrescante. O post Conheça Santa Rita de Jacutinga tem todos os detalhes.

+ Veja aqui opções de hospedagem em Santa Rita de Jacutinga.

4 -Aiuruoca

É difícil pronunciar o nome, mas definitivamente Aiuruoca foi a melhor descoberta de viagem que fiz no ano de 2015. O lugar inspira a paz, e mesmo tendo visitado-a no meio de um encontro de motociclistas, as cachoeiras da cidade (que em sua maioria tem fácil acesso) estavam completamente vazias. Quem ganha a fama da cidade é a Cachoeira dos Garcia, com aproximadamente 30 metros de altitude, vai fazer você perder a respiração, seja por sua beleza ou pela temperatura de suas águas. Veja o post completo: Roteiro para conhecer Aiuruoca.

+ Veja aqui opções de hospedagem em Aiuruoca.

cidades desconhecidas
Cachoeira dos Garcia

5 – Vale do Alcantilado

A cidade na verdade chama-se Boicaina de Minas, mas o Vale do Alcantilado, na região de Visconde de Mauá é um local que poucos turistas que visitam essa localidade já ouviram falar. O vale fica dentro de uma propriedade particular e trata-se de uma sequencia de 09 belas cachoeiras distribuídas em uma trilha de 1,5km. Vale a pena tirar um dia para conhecer o local. Mais informações no link: Visconde de Mauá, Mirantão e Vale do Alcantilado.

+ Veja aqui opções de hospedagem em Visconde de Mauá.

6 – São Pedro da Serra

Talvez você já tenha ouvido falar de Lumiar, pois esse é o destino do momento na serrra de Nova Friburgo, mas outras duas pérolas que ficam muito próximas a Lumiar são Boa Esperança e São Pedo da Serra. Um bate e volta de final de semana dá para aproveitar as três cidades num único roteiro. Quer saber como?  Roteiro completo no post Lumiar, São Pedro da Serra e Boa Esperança.

+ Veja aqui opções de hospedagem em São Pedo da Serra.

*Reservando seu hotel através do Booking.com nos links indicados acima o blog ganha uma pequena comissão e você não irá pagar nada a mais por isso. Nos ajude a continuar produzindo conteúdo gratuito. 🙂

Outros posts relacionados:

– 15 aplicativos para otimizar sua viagem

– 15 dicas para viajar barato

– 10 ótimas trilhas para fazer no Rio de Janeiro

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
7 respostas
  1. Olá Débora,
    É este tipo de posts que eu gosto de ler, posts que me permitem descobrir lugares novos, dos quais eu nunca ouvi falar. Só senti falta de mais fotos, para “sentir” melhor o ambiente dos lugares de que fala no texto. Muito obrigado e parabéns.

    1. Obrigada pelo feedback Filipe e fico feliz que tenha gostado.
      Vou fazer uma revisão neste post e incluir novas fotos.
      Volte sempre! 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.