O que fazer em Lumiar – RJ: roteiro para um final de semana na cidade

O que fazer em Lumiar | Um final de semana nas montanhas regado a cachoeiras, boa gastronomia e pousadas charmosas é o que reserva Lumiar.

Para ler em seguida:
Nem todo mundo pode largar tudo para viajar
Slow Travel – Aproveite um estilo de viagem mais lento

Nesse artigo abordaremos como chegar na cidade, o que fazer por lá, opções de hospedagens e muito mais.

Onde fica, como chegar e como circular em Lumiar

Lumiar é um distrito de Nova Friburgo, na região serrana do Rio de Janeiro. A distancia do Rio é de aproximadamente 175km.

De carro o acesso pode ser feito de duas maneiras: Ou através da BR-101, com acesso a partir de Casemiro de Abreu, ou seguindo por Magé, Guapimirim e Cachoeiras de Macacú.

De ônibus a partir da Rodoviária Novo Rio até Nova Friburgo é possível fazer o trecho com a Viação 1001, e depois seguir de Nova Friburgo de ônibus urbano até Lumiar ou São Pedro da Serra.

Para circular no distrito o ideal é estar de carro, assim seu passeio ficará mais fluido. Se você pretende alugar um carro para visitar Lumiar, veja as nossas dicas no post Alugar um carro para viajar.

Se você realmente pretende ir sem carro, a agencia de turismo local oferece passeio de jeep para os principais pontos turísticos de Lumiar.

Mapa de Atrações (Fonte: Site Oficial)

Quando ir e o clima em Lumiar

Lumiar tem atrativos para ser visitada durante o ano inteiro. No verão a pedida é se esbaldar nas cachoeiras e fazer um passeio de rafting.

Já no inverno a pedida é comer um fondue e caldos e curtir o frio da montanha no melhor aconchego que as pousadas de Lumiar podem oferecer, como lareira, café da manhã privativo na acomodação e um banho de hidro com água bem quentinha para revigorar as energias.

Com relação a temperatura em Lumiar, a altitude implica num clima mais agradável no verão e o frio mais intenso no inverno.

Poço Feio em Lumiar
Poço Feio em Lumiar

O que fazer em Lumiar – RJ

Centro de Lumiar

O centrinho de Lumiar é extremamente charmoso, possui um belo lago no centro, que é o cartão postal da cidade.

A maioria dos restaurantes, bares e lojas se concentram ao redor do lago e a noite você vai encontrar uma vida noturna agitada, especialmente as sextas e sábados, quando os barzinhos resolvem investir na música ao vivo para atrair a clientela.

o que fazer em lumiar: visitar o centro da cidade
O lago no centro de Lumiar

Tour Cervejeiro em Lumiar

Ainda no centro de Lumiar e bem de frente para o lago fica a Cervejaria Ranz Bier. Ela faz parte da Rota Cervejeira da região serrana do Rio de Janeiro e é uma excelente opção de passeio para os amantes de cerveja artesanal.

O diferencial da cervejaria está nos ingredientes, já que utiliza itens como mel, frutas, açúcar mascavo e capim limão na produção da mesma.

O local conta com um um bar super intimista e um ambiente aberto no estilo “Bier Garten”.

Cervejaria Ranz Bier em Lumiar
Cerveja Ranz Bier – Foto: divulgação

Poço Belo

Começando a parte refrescante do roteiro, faça uma parada no Poço Belo. O acesso ao poço é extremamente fácil, para crianças, jovens e adultos.

Ao estacionar o carro na estrada a caminhada até o poço não leva um minuto. Além disso, logo acima do poço há um restaurante o que facilita a compra de um lanchinho ou mesmo a opção de almoço para quem quiser passar um tempo curtindo as águas do Poço Belo.

Como o acesso ao Poço Belo é extremamente fácil, costuma ficar bem cheio, especialmente em finais de semana de calor, ou na alta temporada.

o que fazer em Lumiar: visitar o Polo Belo
Poço Belo

Saindo do ponto principal e subindo a cachoeira é possível encontrar outros poços menores e menos movimentados.

Poço Belo em Lumiar
Poço Belo

Toca da Onça

Um dos meus cantinhos favoritos em Lumiar é a Toca da Onça. O local possui um rio de água esverdeada e mini enseada com estilo de uma prainha e conta com infra-estrutura de restaurante, estacionamento e não é cobrado valor pela entrada.

Toca da Onça em Lumiar
Toca da Onça

Poço da Giannini

Próximo do centro de Lumiar fica o Poço da Giannini. O local, porém, não tem sinalização e é necessário pedir ajuda dos locais para conseguir chegar.

Ele não possui uma grande queda d’água e parece um rio com muitas pedras, então se a correnteza estiver forte pode dificultar o banho e até se tornar perigoso.

Poço da Giannini

Poço Feio

Também fica nas proximidades do centro de Lumiar, o Poço Feio. O acesso é bem fácil e há um custo de R$ 10,00 (esse valor já inclui o preço do estacionamento).

O local, que é conhecido como a praia de Lumiar, conta com infra-estrutura de restaurante e até uma tirolesa (pago a parte). O Poço em si é grande e possui uma pequena faixa de areia que lembra uma prainha de água doce. Como o acesso é fácil, o lugar fica cheio.

Encontro dos Rios Bonito e Macaé

O encontro dos Rios é outro ponto turístico nas proximidades de Lumiar. A localidade é muito utilizada para a prática de Rafting e mesmo para quem não vai se arriscar nesse esporte de aventura, vale a pena visitar o local para apreciar a beleza do lugar.

Encontro dos Rios Bonito e Macaé em Lumiar
Encontro dos Rios Bonito e Macaé

Trilha da Pedra Riscada

Para os trilheiros uma boa pedida pode ser fazer a trilha da Pedra Riscada. A trilha tem 3 km de extensão e não é bem sinalizada, demarcada por algumas fitas amarelas.

A maior parte do caminho é aberto é a duração do percurso é de cerca de 1h (só de ida) a depender do seu condicionamento físico. O acesso ao início da trilha se dá no km 3 da rodovia Serramar.

O nome da pedra se dá por conta das ranhuras causas por milhões de anos de erosão. Lá do alto é possível ter uma bela vista da região.

Rafting no Rio Macaé

Em Lumiar a prática do rafting se dá no rio Macaé. Antes de começar o percurso o monitor passa para os participantes informações detalhadas relativas a conduta e a segurança, como por exemplo como reagir caso você caia do bote.

O percurso 1, por exemplo, tem uma média de 40 minutos de atividade incluindo a parte do treinamento e é recomendado apenas para quem tem acima de 10 anos.

Também é recomendado o uso de roupas leves e roupas de banho, e calçados que não desprendam do pé, como sandálias e tênis. Sugerido também levar uma roupa extra para troca ao final da atividade pois você estará totalmente molhado.

Organizamos tudo com a empresa Lumiar Aventura e como éramos um grupo com mais de 10 pagantes o valor ficou aproximadamente R$ 63,00 por pessoa (valor em dezembro de 2013).

Rafting em Lumiar
Rafting em Lumiar

Outras cachoeiras próximas

Algumas outras cachoeiras que você pode ouvir falar antes de ir a Lumiar são: Cachoeira Indiana Jones, Cachoeira São José e Cachoeira Branca. Elas fazem parte de outros distritos que ficam bem próximos: São Pedro da Serra e Boa Esperança e podem ser perfeitamente incluídas no seu roteiro de Lumiar.

Outras atividades

Além das atividades já citadas, em Lumiar você também poderá desfrutar de caminhadas ecológicas, passeios de jeep, cascading, rapel, passeios à cavalo e canoagem.

Eventos em Lumiar

Os eventos mais famosos de Lumiar são o Festival Sesc de Inverno e o Festival da Truta. O primeiro, que acontece no mês de julho, reúne literatura, cinema, circo, dança, música, teatro e artes visuais. O outro acontece em novembro, onde a iguaria é servida é preparada de várias formas e servida em quase todos os restaurantes da cidade.

Roteiro dia a dia

Para as atrações sugeridas neste post, sugerimos um roteiro de 2 dias:

Dia 1

– Poço Belo
– Almoço no centrinho
– Poço Feio

Dia 2

– Toca da Onça
– Rafting no Rio Macaé

Dia 3 (Caso você tenha mais tempo na cidade)

– Poço da Giannini
– Trilha da Pedra Riscada

Onde comer em Lumiar

Os restaurantes em Lumiar, em sua maioria, concentram-se no centrinho ao redor do lago. Há uma vasta variedade e com certeza uma delas irá lhe agradar.

Veja algumas opções de restaurantes na cidade:

– Ranz Bier (Bar da cerveja artesanal local)
– Oficina da Gastronomia
– Armazém da Serra
– Casa Velha
– Varandão da Picanha
– Hauxs
– Cheiro Verde
– Atrium
– Manacá
– Tatu e Torresmo
– O Italiano
– Mamma Mia

Onde se hospedar em Lumiar

Para que você possa escolher a melhor opção de hospedagem para o seu final de semana, montamos um post completo com uma seleção de pousadas e hotéis (desde as bem simples até as mais aconchegantes) em Lumiar para facilitar a sua escolha. É só clicar no banner abaixo para ser redirecionado:

Ou reserve direto pelo Booking.com.

Arredores de Lumiar

Quer aproveitar mais tempo na Serra? Inclua São Pedro da Serra e Boa Esperança no roteiro. As atrações ficam tão próximas que fica difícil dizer qual delas faz parte de qual distrito.

Sana é outro local que fica bem perto de Lumiar, a 30 km de distância, e pode ser uma outra opção para esticar a viagem. Há inclusive ônibus que fazem o trajeto Sana x Lumiar. As passagens são vendidas na loja Saja, próximo a Sociedade Musical Euterpe Lumiarense e o ponto de ônibus é bem na frente da loja.

Nova Friburgo é outra opção de destino pode completar o seu roteiro.

Outros posts relacionados:

– Aldeia Velha, Paraíso de Cachoeiras!

– 6 cidades incríveis e desconhecidas no sudeste que você nunca ouviu falar

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
6 respostas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.