Tudo o que você precisa saber sobre Milhas aéreas

Falei rapidamente sobre milhas aéreas no post 15 dicas para viajar barato, mas neste post vamos explorar melhor esse tema.

O que são milhas aéreas?

São pontos que as companhias aéreas oferecem toda vez que o passageiro voa com ela. Esses pontos são chamados de milhas e essas milhas podem ser trocadas por novas passagens que podem sair totalmente gratuitas, ou podem cobrir metade do valor de uma passagem.

Como funcionam as milhas áreas?

Para ter acesso as milhas aéreas é necessário fazer o cadastro no programa de fidelidade de cada companhia aérea, os mais famosos são o Smiles da Gol, o Multiplus da Latam, o Tudo Azul da Azul e o Amigo da Avianca. As companhias aéreas internacionais também possuem esses programas de milhagem, como a Alitália, a Copa Air Lines, entre outras.

Muitas vezes esses programas fazem parte de uma aliança, onde é possível resgatar passagem inclusive entre companhias diferentes, um exemplo é o Oneworld, que reúne cias como American Air Lines, British Airway, Iberia, Latam, além de 31 outras afiliadas. Outras alianças como essas são o Star Alliance e o SkyTeam.

Existem outras maneiras de acumular pontos?

Sim, não é somente voando que se acumula milhas, além da maneira tradicional, você também pode acumular pontos através de compras do seu cartão de crédito, nesse caso é necessário entrar em contato com o seu cartão e se cadastrar no programa. Cheque sempre se há cobrança de alguma taxa para inscrição para evitar alguma surpresa na fatura do cartão.

Eu, como sou cliente do Bradesco faço parte do programa Livelo, que permite transferir os pontos acumulados no cartão de crédito, para os principais programas de milhas, já citados acima.

Uma outra maneira de acumular milhas é através dos programas de milhagens dos postos de gasolina. O Premmia do Br tem convênio com a Smiles, enquanto o Km de vantagens, do Ipiranga, tem convênio com o Multiplus. O km de vantagens é um dos mais fáceis de acumular, pois escolhendo seu posto favorito, você ganha 200 pontos abastecendo qualquer valor, mas vale saber que há taxa de transferência para transferir os pontos do Km de vantagem para o Multiplus e as vezes as taxas não compensam o preço da passagem.

Existem ainda os programas de milhagens independentes, como o Dotz, que permite que você acumule pontos em supermercado, farmácias e lanchotetes.

Além disso o Multiplus, o Smilies e o Tudo azul oferecem uma opção de “Club de Milhagens”, onde pagando uma mensalidade, você acumula um valor x de milhas por mês, ou seja, se você não voa muito e nem gasta muito no cartão de crédito, esse também pode ser um jeito interessante de acumular milhas.

Quais as outras vantagens?

O programa da Multiplus, por exemplo, tem vários parceiros, então você não precisa necessariamente trocar suas milhas por passagens aéreas, também há opções para fazer reserva de hotéis, locação de carro e até troca por descontos em lojas online como o boticário, Netshoes e ponto frio, ou seja, uma infinidade de produtos e serviços. Embora eu sempre ache a opção da troca por passagens aéreas a mais vantajosa dessas trocas.

Dica para controlar suas milhas:

A gente cria conta em todos esses programas e depois fica louco para organizar as senhas e controlar a data de validade das milhas. Sim, elas tem data de validade e em geral duram até 2 anos. Uma ótima dica para você controlar seu acumulo e a validade das suas milhas é o aplicativo Awardwallet, pois ele avisa a data do vencimento com antecedência, assim é possível programar-se para não desperdiçar o benefício.

Para ter acesso a uma lista de 15 aplicativos para otimizar sua viagem, visite este post.

 

 

Imagem destacada no início deste post: Pixabay

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *