O que fazer em Roma em 3 dias: Roteiro e dicas da cidade

O que fazer em Roma em 3 dias | Roma é conhecida como a “Cidade Eterna”, totalmente rica em cultura e paisagens incríveis. Uma das cidades mais importantes da história da humanidade e mais visitadas do mundo todo.

Para ler em seguida:
Como funcionam as milhas aéreas, tudo o que você precisa saber
Como voltar de férias sem dívidas

Vale dizer que Roma é uma das minhas cidades favoritas no mundo e que cada virada de esquina irá te surpreender com um monumento, uma fonte, uma praça que você já ouviu uma história ou já viu num filme.

Se essa é a sua primeira vez em Roma, você caiu no artigo certo. Os pontos turísticos que escolhi trazer para esse artigo são aqueles imperdíveis para quem está indo numa primeira viagem a Roma, além de outras dicas importantíssimas para essa viagem internacional.

Documentação e Visto para entrar na Itália

Você deve estar se perguntando que documentos são necessários para entrar atualmente na Itália, certo? Atualmente (2021) brasileiros precisam de um passaporte com validade superior a 03 meses após a sua data de retorno, além de contratação de Seguro Viagem obrigatório.

Caso você tenha direito a solicitar o processo de cidadania italiana, você poderá entrar facilmente no País da Bota. Está com dúvida se tem direito, confira todas as informações com a Nostrali.

SEGURO VIAGEM É OBRIGATÓRIO PRA ENTRAR NA EUROPA

Você sabia que é obrigatório ter seguro viagem para entrar na Europa?

Em parceria com a Real Seguros garantimos para os nossos leitores o melhor preço de seguro viagem.

Faça um orçamento sem compromisso e fique ligado na hora de fechar sua compra, pois o site sempre oferece algum cupom para um desconto adicional.

Estima-se que ao final de 2022 também seja exigido aos brasileiros a autorização Etias, uma espécie de visto para transitar pelos países do tratado de Schengen.

Veja aqui como tirar seu passaporte Brasileiro.

O que fazer em Roma em 3 dias
Coliseu de Roma

Antes de embarcar para Roma – Chip de internet internacional

Eu não abro mão de viajar conectada. Digo, já chegar no destino com um chip internacional no meu celular garante que eu acesse mapas de localização, me comunique pelo whatsapp com meus parentes no Brasil, acesse e poste fotos online em minhas redes sociais sem ter que depender de wi-fi alheio e ainda utilize aplicativos de transporte como Uber e Cabify.

A AmericaChip é um dos chips internacionais que recomendo. Você receberá o chip no conforto da sua casa, antes mesmo de sair do Brasil  e já embarca com o chip em mãos (no celular) e com as instruções para ativar quando chegar no exterior.

Muito melhor do que ficar procurando chip local pra comprar e muitas vezes sem falar a língua do país que está visitando. O Chip “Europa” por exemplo funciona por todo o território europeu, então você não vai precisar ficar comprando um chip novo em cada um dos países que você for visitar, caso vá para outro país na Europa além da Itália.

O AmericaChip funciona em vários países (compre de acordo com o destino de viagem) espalhados pelo mundo, o suporte é em português e pelo Whatsapp e existe a possibilidade de pagar parcelado com o cartão de crédito.

Praça Navona
Praça Navona

O que fazer em Roma em 3 dias?

O centro histórico de Roma é classificado pela UNESCO como patrimônio mundial.

– Coliseu

Estando em Roma, com certeza o Coliseu é um dos pontos turísticos que não poderá faltar no seu roteiro. É o maior anfiteatro já construído no mundo e poderia abrigar entre 50 e 80 mil espectadores. Sua construção inciou em 72 d.C e finalizou em 80 d.C. O edifício era usado para combate entre os gladiadores e espetáculos públicos, e foi palco de muitos filmes famosos de hollywood.

O majestoso Coliseu foi eleito em 2007 como uma das sete maravilhas do mundo moderno. Ele realmente impressiona pela sua magnitude e estar dentro dele foi a realização de um grande sonho. A fila era enorme, mas quem tem Roma Pass, tem papa fila e entra muito mais rápido por uma fila especial.

Compre antecipadamente os ingressos que dão direito a visita ao Coliseu, Fórum Romano e o Monte Palatino.

Vale saber que existe um tour específico para visitar os andares subterrâneos do Coliseu e a arena.

Veja nesse artigo mais Dicas do Coliseu de Roma.

Coliseu de Roma
Coliseu de Roma

– Arco do Triunfo ou Arco de Constantino

Logo na frente do Coliseu fica o Arco do Triunfo ou Arco de Constantino. Ele foi construído para celebrar a vitória de Constantino na Batalha da Ponte Mílvio, 312 d.C. A batalha está representada na banda pouco esculpida sobre o lado direito do arco, na frente oposta ao Coliseu. O arco foi inaugurado oficialmente em 25 de julho de 315.

Faça um free walking tour em Roma. Inscreva-se grátis aqui

3 dias em Roma
Arco do Triunfo

– Foro Romano e Monte Palatino

Marco de fundação da cidade de Roma, onde funcionava o centro político, administrativo, econômico e religioso.

Dá pra caminhar bastante pelas ruínas do monte, e observar os vestígios do que já foram grandes construções publicas da cidade. Uma pena que o local não seja bem sinalizado, assim o visitante não consegue entender o significado de todas aquelas ruínas, mas caso seja do seu interesse, você pode contratar um tour guiado ou alugar um audiobook.

O Monte Palatino proporciona uma bela vista da cidade.

O ingresso que você utilizar para o Coliseu permite a entrada gratuita nessa atração.

3 dias em Roma
Foro Palatino

– Momumento a Vittorio Emanuele II

Virar uma esquina em Roma é dar de cara com outro monumento fantástico. E assim chequei ao Monumento a Vitorio Emanuele II. O monumento foi construído em honra ao rei Vitor Emanuel II, primeiro rei da Itália unificada.

É um monumento lindíssimo e impressionante, fica próximo a Piazza Venezia e é todo em mármore branco. Realmente grandioso!

Dá pra visitar o terraço e lá de cima ter uma atrativa de Roma.

3 dias em Roma
Momumento a Vittorio Emanuele II

 – Museus Capitolinos

Os museus abrigam uma vasta e importantíssima coleção de obras de arte. Eles são interligados e ficam no topo da colina do Capitólio e numa praça que foi redesenhada por Michelangelo em 1536. Pura arte!

3 dias em Roma
Museus Capitolinos e a praça redesenhada por Michelangelo

– Fontana di Trevi

Outro ponto turístico famosíssimo em Roma, com certeza é a Fontana di Trevi. É a maior fonte barroca construída na Itália (26m de altura e 20m de largura).

Ela era um dos mais antigos aquedutos que abasteceram Roma no passado e além disso a fonte já esteve presente em muitos filmes italianos, franceses e americanos.

Reza ainda uma lenda urbana de que se uma pessoa jogar na fonte virado de costas uma moeda com a mão direita, e por cima do ombro esquerdo vai acabar regressando a Roma um dia. Vale a pena ao menos tentar, não é mesmo? Eu cumpri o ritual.

Se você está se perguntando qual o significado de Fontana di Trevi? Vale saber que o nome deriva de “Tre Vie” (três vias), pois ela era o ponto de encontro de três ruas.

Fontana di Trevi em Roma
Fontana di Trevi

 – Pantheon

O Panteão de Agripa é um dos edifício construído na era greco-romana que ainda se encontra em excelente estado de conservação.

Ele está em uso desde que foi construído, primeiro como templo dedicado a todos os deuses do panteão romano e desde o século VII como templo cristão.

3 dias em Roma
Pantheon

– Piazza Navona

A mais ou menos meia hora de caminhada do Pantheon está a Piazza Navona, uma das mais célebres praças de Roma. Sua forma se assemelha aos antigos estádios da Roma Antiga.

No centro da praça está a Fontana dei Quattro Fiumi, esculpida por Bernini (famoso artista do barroco italiano), construída por ordem do Papa Inocêncio X, que residia na praça.

A praça dispõe ainda de duas outras fontes esculpidas por Giacomo della Porta (importante escultor e arquiteto italiano, responsável por terminar numerosas obras iniciadas por Michelangelo): A Fontana di Nettuno fica na área norte, enquanto a Fontana Del Moro fica na área sul.

3 dias em Roma
Fontana dei Quattro Fiumi – Piazza Navona

– Piazza di Spagna

A Piazza di Spagna é uma das mais famosas praças de Roma, com sua famosa escadaria monumental, com 135 degraus que leva até a Igreha Trinità dei Monti. No centro da praça fica a Fontana della Barcaccia, esculpida por Bernini e seu pai.

3 dias em Roma
Piazza di Spagna

 –  Castel Sant’Angelo

Ele também é conhecido como Mausoléu de Adriano e localiza-se na fotogênica margem direita do rio Tibre, onde artistas de rua tocam e fazem as suas performances.

Atualmente o Castelo é um museu e fica nas proximidades do Vaticano.

Conheci apenas a parte externa do Castelo Sant’Angelo, pois o tempo do roteiro acabou sendo curto.

Compre antecipadamente o ingresso para o Castelo Sant’Angelo e evite filas.

3 dias em Roma
Castel San Angelo

– Vaticano e Capela Cistina

Separe um dia para conhecer os Museus do Vaticano e a Capela Sistina. Temos um artigo específico sobre isso: 1 dia no Vaticano.

Ah! É importantíssimo comprar antecipadamente os ingressos papa fila do Museu do Vaticano para evitar uma das maiores filas de Roma.

O que fazer em Roma a noite

Curtir os bairros de Monti e Trastevere

Tanto Monti quanto Trastevere são bairros que estão em voga em Roma. Aproveite para visitar seus cafés, bares e restaurantes com mesas na calçada.

Visitar os monumentos iluminados

Outro passeio interessante que pode ser feito em Roma é ver seus monumentos iluminados a noite. Fiz uma visita ao Coliseum, ao  Monumento a Vitorio Emanuele II e a Fontana di Trevi.

O que fazer em Roma em 3 dias
Coliseu iluminado a noite

Vale a pena adquirir o Roma Pass?

Os passes turísticos (ou cartões de desconto) estão se tornando cada vez mais comuns pelo mundo afora, especialmente na Europa e o Roma Pass é o mais popular deles, mas também existem outros como o Roma City Pass, ou ainda o Omnia. 

Avalie cada um e veja qual deles inclui mais atrações e vale mais a pena incluir na sua viagem.

Na ocasião da minha viagem a Roma, acabei optando pelo Roma Pass, mas o mesmo já mudou bastante desde que fiz uso do cartão.

Atualmente (2021) o Roma Pass de 72h (€ 52,00) inclui:

  • Entrada gratuita em 2 museus ou sítios arqueológicos de Roma (Fique atento! As gratuidades precisam ser os dois primeiros museus visitados usando o cartão).
  • Desconto (de 30 a 70%) nas atrações principais de Roma por 3 dias consecutivos como Coliseu, Monte Palatino e Fórum Romano, Galeria Borghese, Museu Nacional do Castelo Sant’Angelo, Museus Capitolinos, entre outros atrativos.
  • Se um dos museus escolhido para visitar com o Roma Pass for o Coliseu, é necessário agendar o seu horário online e pagar uma taxa extra de € 2,00. Vale saber que não é preciso já ter comprado o Roma Pass para fazer sua reserva de horário.
  • Uso ilimitado do transporte público de Roma (trem, metrô e ônibus), por 72h corridas. (Não inclui a linha de metrô que vai até o aeroporto)

Como saber se o Roma Pass ainda vale a pena pra você?

Vamos a um cálculo simples. Se você pretende visitar o Coliseu (€ 24,00) + Castelo Sant’Angelo (€  17,50) + bilhete para 3 dias de transporte (€ 18,00) = € 59,50, o Roma Pass  de 72h que custa € 52,00 já valerá a pena.

Compre seu Roma Pass antecipadamente

*Fique Atento! É necessário fazer a troca do seu “ingresso online” pelo cartão físico em um dos pontos de troca: Via Marco Minghetti, Via dei Fori Imperiali ou Castelo Sant’Angelo.

Coliseu de Roma por dentro
Coliseu de Roma por dentro

Roteiro dia a dia em Roma

Para um roteiro de 03 dias em Roma, recomendo escolher de 03 a 04 atrações diárias para visita, levando em conta que os museus sempre levam um tempo maior para serem visitados e separe um dia inteiro para conhecer o Vaticano, seus museus e a Capela Sistina.

Dia 1 – Roteiro de 3 dias em Roma

  • Coliseu e Arco do Triunfo
  • Fórum Romano e Palatino
  • Castel San Angelo
  • Museus Capitolinos
  • À noite, visitar os monumentos iluminados como o Coliseu e a Fontana de Trevi

Dia 2 – Roteiro de 3 dias em Roma

  • Fontana de Trevi
  • Pantheon
  • Piazza Navona
  • Piazza di Spagna
  • Monumento a Vittorio Emanuele II

Dia 3 – Roteiro de 3 dias em Roma

  • Conhecer  o Vaticano, incluindo a Basílica e a Praça de São Pedro, seus Museus e a Capela Sistina.
Basílica di Santa Maria Maggiore Roma
Basílica di Santa Maria Maggiore em Roma

Como chegar no centro de Roma a partir do aeroporto Fiumicino?

De transporte público é possível chegar até a Estação Termini de trem (Leonardo Express), que sai de dentro do aeroporto por 14 euros o trecho (valor por trecho em agosto de 2021) indo direto, sem nenhuma conexão e levando cerca de meia hora no trajeto.

A dica para quem quer economizar é ir de ônibus e pegar no terminal 03 o shuttle da TERRAVISION (€ 9,9 por pessoa em agosto de 2021). Ele também deixa os passageiros na Estação Termini. A economia aqui só não é compensada no tempo de viagem, já que o transito caótico em Roma pode fazer a viagem durar muito mais de 1 hora.

Como circular em Roma

Adultos que não adquirirem o Roma Pass (cartão de desconto que já inclui acesso ao transporte) pode comprar um passes para viagens ilimitadas no transporte público de Roma, em qualquer banca de revista da cidade.

válido por 24 horas custa € 7,00
válido por 48 horas custa € 12,50
válido por 72 horas custa € 18,00

Crianças até 10 anos não paga para usar transporte público em Roma

Onde comer em Roma

– Armando al Pantheon
– Da Enzo al 29
– Taverna Trilussa

Onde se hospedar em Roma?

Fiquei hospedada no hotel Impero Rome, que fica a uma pequena caminhada da Estação Termini. O hotel, de categoria intermediária, possui café da manhã incluído na diária. O quarto é bem confortável e os funcionários são todos cordiais. Apesar de muitas pessoas falarem que a região da Estação Termini é perigosa, não me senti desconfortável com relação a isso, inclusive quando fiz passeios a noite.

Veja outras opções de hospedagem:

YellowSquare Rome (Opção de hostel próximo a estação Roma Termini)
Classificação dos usuários do booking: 8,7
Valor médio da diária: R$ 190,00 para um adulto em dormitório misto
Oferece: Restaurante, bar e Wi-Fi gratuito.

Tree Charme (Bairro Trastevere)
Classificação dos usuários do booking: 9,0
Valor médio da diária: R$ 384,00 para um casal em quarto duplo clássico(preço de dia de semana de semana)
Oferece: Café da manhã incluído no valor da diária, Wi-Fi gratuito e serviço de quarto.

Relais Santa Maria Maggiore (Bairro Monti)
Classificação dos usuários do booking: 8,6
Valor médio da diária: R$ 384,00 para um casal em quarto duplo standard
Oferece: Wi-Fi gratuito e é pet friendly.

Hotel Grifo (Bairro Monti)
Classificação dos usuários do booking: 8,3
Valor médio da diária: R$ 582,00 para um casal em quarto clássico pequeno
Oferece: Café da manhã incluído no valor da diária, terraço com vista, recepção 24h, serviço de quarto e bar.

Nerva Boutique Hotel (Bairro Monti)
Classificação dos usuários do booking: 9,3
Valor médio da diária: R$ 706,00 para um casal em quarto duplo pequeno
Oferece: Wi-Fi gratuito, bar e serviço de quarto.

iQ Hotel Roma (próximo a estação Roma Termini)
Classificação dos usuários do booking: 9,3
Valor médio da diária: R$ 788,00 para um casal em quarto duplo pequeno
Oferece: Wi-Fi gratuito, academia, sauna, terraço, máquinas de conveniência automática, estacionamento privativo (pode ser cobrado à parte), restaurante e bar.

Quando ir e o clima em Roma

Entre novembro e março a temperatura varia entre 4º e 15ºC, então visitar a cidade nessa época pode ser mais puxado para brasileiros por conta do frio.

Os meses mais quentes são julho e agosto, que também coincidem com a época de férias então é a época de alta temporada onde a cidade costuma estar ainda mais cheia que o normal e os preços das passagens e hospedagens também sobem.

Entre abril e junho e setembro e novembro as temperaturas são mais amenas.

O que fazer em Roma em 3 dias
Arco de Tito

Dicas de Roma

– Vale saber que no primeiro domingo do mês a maioria das atrações de Roma tem entrada gratuita, mas prepare-se para gastar bastante tempo nas filas também.

– Para todos os atrativos que foram possíveis, compre seus ingressos com antecedência, afim de evitar as filas de bilheteria, já que mesmo na baixa temporada a cidade costuma estar sempre cheia.

– Se você foi a Roma para ver o para, programe-se para visitar a Praça São Pedro nas quartas e domingos, quando o Papa faz as suas aparições. Mas tem que rezar para que ele esteja por lá na época de sua visita.

Arredores de Roma

É muito comum combinar Roma com outras cidades italianas. Um bate e volta tranquilo a ser feito a partir de Roma é até Civitavecchia, que fica a mais ou menos 1h de distancia de trem.

Outras pessoas preferem incluir Florença, na Toscana e até Veneza, que já fica um pouco mais distante, no nordeste da Itália.

Para sair de Roma de trem o ponto de partida é a Estação Termini, um dos maiores pontos de referência local, de onde chegam saem os trens vindo de outras cidades e também do aeroporto Fiumicino.

O que fazer em Roma em 3 dias
Vista de Roma

Outros posts relacionados

– Descubra Milão em 02 dias

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
4 respostas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.