O que fazer em Milão em 2 dias

O que fazer em Milão em 2 dias | Conhecida mundialmente como a “capital da moda e capital do design”, Milão também é um dos principais centros industriais da União Européia e possui umas das mais ricas economias do mundo.

Para ler em seguida:
Quanto vai custar minha viagem?
Checklist de viagem: O que levar na mala

Chegando em Milão de trem já é possível notar a sua grande diferença com relação a outras cidades famosas da Itália como Roma e Veneza. Milão tem cara de cidade grande, tem mesmo aquela cara de metrópole.

As dicas que você encontrará nesse artigo são apenas uma sugestão de como dividir seus dias na cidade, mas você pode sempre adaptar excluindo atrações que não lhe interessam ou, ao contrário, incluindo outros atrativos caso tenha mais tempo ou mesmo passeios que lhe parecerem mais interessantes.

Além dos passeios que fiz por lá, também costumo incluir dicas gerais de passeios que não tive a oportunidade de fazer mais que são muito recomendados para que você possa adaptar e montar o roteiro que for mais parecido com o seu estilo de viagem.

Documentação e Visto para entrar na Itália

Atualmente (2021) brasileiros precisam de um passaporte com validade superior a 03 meses após a sua data de retorno, além de contratação de Seguro Viagem obrigatório.

SEGURO VIAGEM É OBRIGATÓRIO PRA ENTRAR NA EUROPA

Você sabia que é obrigatório ter seguro viagem para entrar na Europa?

Em parceria com a Real Seguros garantimos para os nossos leitores o melhor preço de seguro viagem.

Faça um orçamento sem compromisso e fique ligado na hora de fechar sua compra, pois o site sempre oferece algum cupom para um desconto adicional

Estima-se que ao final de 2022 também seja exigido a autorização Etiasuma espécie de visto para transitar pelos países do tratado de Schengen.

Veja aqui como tirar seu passaporte Brasileiro.

O que fazer em Milão em 2 dias?

Duomo

O Duomo, que é a catedral da cidade é uma das mais célebres construções em estilo gótico na Europa, com todos aqueles pequenos detalhes. Simplesmente maravilhoso e realmente impressionante. Vale saber que ela também figura entre as 5 maiores igrejas do continente europeu.

Um curiosidade histórica é que a fachada do Duomo foi finalizada “as pressas” em 8 anos por ordem de Napoleão que queria coroar-se ali rei da Itália no ano 1813.

A visita ao terraço para observar a cidade também deve ser incluída no roteiro.

Bilhetes para Duomo di Milão: Terraço e Museu

O que fazer em Mião em 2 dias: visitar o Duomo
Duomo

Galeria Vittorio Emanuele II

A Galeria Vittorio Emanuele II é um majestoso edifício com vitrais no teto e piso de mármore e acaba servindo também de passagem entre a Piazza del Duomo, onde fica a catedral e a Piazza del Scala, onde fica o teatro Scala.

A galeria abriga ainda todas aquelas célebres  grifes de moda internacional como Prada (a primeira aberta na Itália), Louis Vuitton, entre outras. Vale a pena atravessá-la com calma observando seus detalhes e as famosas lojas e restaurantes que existem lá.

Faça um free walking tour gratuito em Milão. Saiba mais!

Milão em 2 dias
Galeria Vittorio Emanuele II

Teatro Alla Scala

O Teatro Scala é uma das mais conceituadas casas de opera do mundo.

Não o conheci por dentro, mas soube que é uma obra prima e que normalmente as pessoas compram os tickets com muita antecedência, as vezes de meses, para os espetáculos que acontecem lá.

No local também funciona um museu que conta um pouco mais sobre esse teatro que é super importante para a arte europeia.

Bilhetes para o Teatro Scala: tour guiado pelo teatro e museu

Milão em 2 dias
Teatro Scala

Castelo Sforzesco

Esse castelo, do século XV foi construído por Francesco Sforza (duque de Milão) sobre restos de uma fortificação anterior.

Ele também foi um Palácio Ducal e foi quase todo destruído 1801. Já na metade do século XIX novamente quase de demolido para a construção de um bairro de luxo, mas sobreviveu a todas essas tentativas de “queda” e atualmente o castelo abriga museus, biblioteca e galerias de arte e muito mais.

Os museus presentes no Castelo Sforzesco são: a Pinacoteca, o Museu da Pré-história e Proto-história, o Museu de Arte Antiga, o Museu de Artes Decorativas, o Museu de Instrumentos Musicais, o Museu Pietá Rondanini – Michelangelo e o Museu do Móvel – valor do ingresso para visita aos museus € 10,00 (atualizado em setembro de 2021). 

Milão em 2 dias
Fachada do Castelo Sforzesco

Parque Sempione

Logo atrás do Castelo fica o parque Sempione, que é o maior parque da cidade. Opção dos locais ou dos turistas para sentar ou deitar e relaxar, ou mesmo fazer um piquenique.

Cheio de pontes e laguinhos que acabam gerando belíssimas fotos. Lá também fica o Arco della Pace – Arco da Paz, que lembra o arco do triunfo de Paris.

Milão em 2 dias
Parque Sempione

A última ceia de Leonardo Da Vinci

Dentro da igreja Santa Maria delle Grazie que fica na praça de mesmo nome, está esse famosíssimo afresco de Leonardo Da Vinci, também conhecido como Cenacolo Vinciano em italiano. Pra quem não sabe, ela não se trata de um quadro e sim de uma pintura que foi feita na parede do antigo refeitório do convento, entre os anos de 1494 a 1498.

Se você tem interesse em ver de pertinho “A última ceia”, vale saber que é preciso comprar os ingressos com muuuuuita antecedência pois a visita é feita diariamente apenas para pequenos grupos. Para se ter uma idéia, as vagas costumam estar esgotadas com três meses de antecedência.

Compre diretamente no site oficial.

A última ceia - Cenacolo Vinciano
A última ceia – Foto: Pixabay

Quadrilátero da Moda

Assim chamado o quarteirão composto por ruas que estão recheadas de lojas das marcas mais luxuosas e exclusivas no mundo, desde Armani, Versace, Chanel, entre muitas outras.”

As ruas que foram o “coração” da capital da moda são a  Via della Spiga, Via Montenapoleone, Via Manzoni e Corso di Porta Venezia.

La Rinascente

Para quem não abre mão de fazer comprinhas durante a viagem pode dar um pulinho na loja La Rinascente, que fica bem pertinho do Duomo.

Trata-se de uma loja de departamentos milanesa com preços bem mais acessíveis do que as grifes internacionais.

São 7 andares divididos entre moda feminina, masculina, infantil, maquiagem, perfumaria, acessórios e bolsas, roupas de cama, mesa e banho e até decoração.

No último andar há um restaurante (o Restaurant & Food Market), que fica aberto 24h, pode ser uma boa opção para comer pelo centro.

Não perca essa dica da Carol do blog Vamos por aí e Descubra como viajar de trem pela Europa.

Visita ao San Siro

O verdadeiro nome do San Siro é estádio Giuseppe Meazza, e trata-se do principal estádio de Milão e também sede dos grandes clubes Internazionale de Milão e A.C. Milan.

Vale a pena fazer o tour pelo estádio. A visita  está disponível com guia falando em inglês e italiano. Visita-se as arquibancadas, os vestiários do Inter e do Milan (E diga-se de passagem o do Milan é muito mais bonito) e visita-se também a sala de imprensa.

Ao final do tour os participantes ficam liberados para conhecer o museu e a loja de souvenir dos dois times. É importante saber que esse tour não ocorre em dias de jogo.

Milão em 2 dias
San Siro – Arquibancadas

Pinacoteca di Brera

Fundada em 1776, ela possui um acervo de obras de arte que datam desde a pré-história até o século XX. Localizado no que foi um convento de jesuítas no século XVI, iniciou como uma academia de belas artes e depois de transformou num importante centro de cultura italiana e internacional. Dentre os artistas que figuram por lá estão Rafael, Giovanni Bellini, Caravaggio, Picasso, entre outros.

No local há ainda um observatório e um Jardim Botânico que fica atrás da Pinacoteca. Funciona da terça a domingo de 8h30 às 19h15

Museu Leonardo Da Vinci

Esse museu, fundado em 1953 e é o maior museu de ciência e tecnologia da Itália. Está dividido em 7 departamentos: materiais, transportes, comunicação, energia, Leonardo da Vinci – Arte e Ciência, novas fronteiras, e ciência para os jovens.

A área dedicada ao gênio Leonardo da Vinci  é recheada de invenções do mesmo.

Conhecer o bairro Navigli – a pequena Veneza milanesa

Traduzindo a própria palavra “navigli” para o português, ela tem o significado de “canal” e assim é composto esse bairro que nos faz lembrar Veneza, cheio de canais artificiais históricos projetados por Leonardo da Vinci (entre outros engenheiros), mas também cheio de bares e restaurantes que reúnem um público bem eclético e animado.

No verão é possível passear de barco pelos canais admirando os casarões, as igrejas e os moinhos que se estendem pelo leito do rio.

A vida noturna também é movimentada em Navigli e o pessoal costuma frequentar as galerias de arte alternativas, sorveterias, cervejarias, além dos restaurantes e muitos bares que já comentamos.

Outros locais para visitar em Milão com mais tempo na cidade

Listo abaixo algumas outras atrações que podem servir para substituir ou adaptar alguns dos pontos turísticos citados acima, ou mesmo para incluir no seu roteiro caso você tenha mais tempo no destino:

– Palazzo della Regione
– Cemitério Monumental
– Museu do Perfume
– Biblioteca e Pinacoteca Ambrosiana
– Palacio Real de Milão
– Academia de Belas Artes de Milão
–  Igreja San Maurizio (A capela sistina de Milão)
– Igreja de San Bernardino e a Capela do Ossário

Se esse destino faz parte de uma Eurotrip, não deixe de visitar o post do blog da Laura Lamas: Trip de 20 dias na Europa: Alemanha, Áustria e Suíça. Ele pode deixar seu roteiro ainda mais rico.

Onde comer em Milão

Nos arredores do Duomo existem diversos restaurantes, bares e fast-foods que podem atender a sua fome.

Para comer em algum lugar chique, porém caro, você pode visitar os restaurantes e bares históricos que ficam dentro da Galeria Vittorio Emanuele II, como o Camparino, Savini e Biffi.

O bairro de Navigli também pode ser uma boa pedida para aproveitar estabelecimentos com uma cultura menos turística.

E o restaurante Sorbillo, que fica no centro de Milão é considerado uma das melhores pizzarias da cidade.

O que fazer em Milão – Vida Noturna

Uma boa pedida pode ser visitar os bares do bairro de Navigli, como já comentamos. Outro bairro cheio de bares de rua que o pessoal costuma ir pra beber é o de Brera.

Roteiro dia a dia de Milão

O que fazer em Milão com 1 dia

  • Visitar o Duomo
  • Galeria Vittorio Emanuele II
  • Teatro Alla Scala
  • Castelo Sforzesco
  • Parque Sempione

O que fazer em Milão em 2 dias

  • A última ceia de Leonardo Da Vinci (Reserve com antecedência)
  • Quadrilátero da Moda
  • Visita ao San Siro
  • Pinacoteca de Brera
  • Bairro de Navigli

Esse “roteiro dia a dia” é apenas uma sugestão. Sempre recomendamos montar um roteiro de acordo com os atrativos que mais lhe agradam. Além dos pontos turísticos que citamos no “roteiro dia a dia” descrevemos ao longo desse artigo uma série de outros atrativos que podem servir para adaptar seu planejamento de viagem para que fique com a sua cara e com o seu perfil de viajante.

O que fazer em Milão com Chuva

Seja por conta da chuva ou seja por conta do frio, a boa pedida é visitar os estabelecimentos cobertos de Milão.

Aproveitar as lojas (uma ida com calma a La Rinascente), um passeios mais gastronômico pelos restaurantes da cidade, além de claro, museus, igrejas e centro culturais que citamos aqui nesse artigo.

Como chegar em Milão?

Avião

A cidade conta com dois aeroportos. Se você está vindo diretamente do Brasil provavelmente voará para o aeroporto de Malpensa. Já voos internos de dentro do país ou de algumas cidades europeias podem voar para o aeroporto de Linate a apenas 8km do centro.

Trem

Para aqueles que já se encontram no velho continente, uma boa pode ser ir até Milão de trem. A maioria deles parte/chegam na estação central de Milão, que por sinal é belíssima.

Como circular em Milão?

O transporte público funciona super bem na cidade. De metrô, por exemplo, é possível alcançar praticamente todas as atrações turísticas da cidade.

Salve o mapa de metrô de Milão para ajudar e facilitar o seu deslocamento durante a sua visita a cidade:

Mapa do metrô de Milão
Mapa do metrô de Milão

Onde se hospedar em Milão?

Escolhi ficar no hotel Ibis Milano Centro. É possível chegar no hotel a pé a partir da estação de trem e também fica próximo do acesso aos demais transportes públicos em geral, como pontos de ônibus, metrô e bonde. Os quartos não são grandes, mas são confortáveis e limpos. O restaurante fica aberto ao longo de todo o dia para café, almoço e jantar. O café da manhã é farto, o que não é comum nos hotéis de categoria turística na Europa.

Veja aqui outras opções de hospedagem em Milão:

Na região do Duomo:

Hotel Canada
Classificação dos usuários do booking: 8,4
Valor médio da diária: R$ 859,00 para um casal em quarto duplo
Oferece: Wi-Fi gratuito, recepção 24 horas, serviço de quarto, bar e estacionamento privativo no local (que poderá ser cobrado à parte).

Na região do Centro Histórico:

Ostello Bello
Classificação dos usuários do booking: 9,3
Valor médio da diária: R$ R$ 320,00 para uma pessoa em quarrto com cama compartilhada
Oferece: Lounges compartilhados com redes, wi-fi gratuito, bar e é pet friendly.

Hotel Ritter
Classificação dos usuários do booking: 8,2
Valor médio da diária: R$ 614,00 para um casal em quarto duplo
Oferece: Café da manhã incluído no valor da diária, wi-fi gratuito, aquecimento, recepção 24h e estacionamento (poderá ser cobrado à parte).

Na região da Estação Central:

Hotel Flora
Classificação dos usuários do booking: 8,4
Valor médio da diária: R$ 448,00 para um casal em quarto duplo
Oferece: Café da manhã incluído no valor da diária, wi-fi grátis, bar, lounge, recepção 24 horas, aquecimento e estacionamento (poderá ser cobrado à parte).

No bairro de Navigli:

Hotel Mercure Milano Solari
Classificação dos usuários do booking: 8,4
Valor médio da diária: R$ 605,00 para um casal em quarto standard
Oferece: Wi-Fi gratuito, bar, estacionamento privativo (cobrado à parte) e é pet friendly.

Nenhuma das opções acima te agradou? Nós podemos te ajudar a encontrar a melhor opção de hospedagem para o seu perfil de viajante. Envie um email para contato@odiariodeumaviajante.com.br e conte conosco para encontrar o seu hotel ideal.

*Ao reservar seu hotel pelo Booking.com o blog garante uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. Essa é uma maneira de você nos ajudar a manter esse espaço ativo. 

Quantos dias ficar em Milão?

Para os pontos turísticos que sugerimos nesse artigos recomendamos um roteiro mínimo de 2 dias. Se você tiver mais tempo para curtir a capital da moda e do design, inclua outros atrativos que destacamos na seção “Outros locais para visitar em Milão com mais tempo na cidade“.

Quando ir e o Clima em Milão

O verão de Milão (que também é o verão europeu) é considerado a alta temporada na cidade. Apesar o calor, os preços são mais altos e as atrações ficam mais cheias.

Já no inverno o frio é rigoroso (entre dezembro e fevereiro). É preciso reforçar as roupas de frio na mala pois as temperaturas caem até perto de zero graus e muitas vezes neva.

Se tiver disponibilidade, a melhor época para visitar a cidade é na primavera ou no outono. Além de as temperaturas estarem mais amenas, os preços também são mais amigáveis.

Eventos em Milão

A cada 6 meses a cidade recebe um importante evento: a Semana da Moda de Milão (ou Milan Fashion Week). E não teria como ser diferente já que a cidade é considerada a capital da moda.

Milão faz parte do grupo de cidades denominadas Big 4 e se junta a Paris, Londres e Nova Iorque para esse aclamado evento que acontece normalmente nos meses de fevereiro/março e setembro/outubro.

Arredores de Milão

Sobrou tempo? Muitas pessoas costumam programar a ida a Milão atrelando também a uma viagem ao Lago di Como e conhecer cidadezinhas como Varenna, Bellagio e a própria Como (cidade que dá nome ao lago) e algumas vezes esticar até Lugano, já na Suíça.

Também é possível esticar por uma viagem de trem até Verona ou mesmo Veneza.

Aprendizados de Viagem – Como eu quase fiquei presa em Milão:

No último dia de visita a Milão, após os passeios turísticos retornei ao hotel para pegar as bagagens e segui de trem para o aeroporto de Malpensa para passar pela última aventura da viagem.

Quando cheguei no aeroporto não estava conseguindo encontrar as informações sobre o vôo de volta no telão de embarque. Só então notei que estava no aeroporto errado, e que deveria estar no aeroporto de Linate, pois o vôo era interno para Roma e não direto para o Brasil.

Tive que pegar um táxi as pressas e desembolsar meus últimos 90 euros que estavam sendo guardados para serem utilizados no free shop. Mas pelo menos cheguei ao aeroporto correto em 40 minutos e não perdi o vôo para Roma.

O que fica de lição? Sempre chegar no aeroporto com antecedência para ter tempo de solucionar um problema, como por exemplo, chegar para fazer o embarque no aeroporto errado. 🙂

Antes de embarcar para Milão – Chip de internet internacional

Eu não abro mão de viajar com acesso à internet no celular. Digo, já chegar no destino com um chip internacional no garante que eu acesse mapas de localização, me comunique pelo whatsapp com meus parentes no Brasil, acesse e poste fotos online em minhas redes sociais sem ter que depender de wi-fi alheio, utilize aplicativos de transporte como Uber e ainda possa me precaver de possíveis perrengues.

A AmericaChip é um dos chips internacionais que recomendo. Você receberá o chip no conforto da sua casa, antes mesmo de sair do Brasil  e já embarca com ele no seu celular e com todas as instruções para ativar quando chegar no exterior.

Muito melhor do que ficar procurando chip local pra comprar e muitas vezes sem falar a língua do país que está visitando. O Chip “Europa” por exemplo funciona por todo o território europeu, então você não vai precisar ficar comprando um chip novo em cada um dos países que você for visitar, caso vá para outro país além da Itália.

A AmericaChip funciona em vários países espalhados pelo mundo, tem suporte é em português e pelo Whatsapp 24h, além de permitir parcelamento com cartão de crédito.

Outros artigos relacionados

O que fazer em Roma em 3 dias: Roteiro e dicas da cidade

O que fazer em Veneza em 2 dias: conheça as principais atrações

O que fazer no Vaticano: Veja nosso roteiro de 1 dia

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
3 respostas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.