O que fazer em São Paulo com crianças: Sugestões de passeios

Nem só de correria e trabalho vive São Paulo. A cidade guarda atrativos incríveis que agradam e podem surpreender tanto turistas quanto paulistanos. Por isso, trouxemos aqui as melhores dicas de o que fazer em São Paulo com crianças pra te inspirar e ajudar a preparar um roteiro para se divertir com os pequenos.

Veja também
– O que fazer em São Paulo com chuva: Como aproveitar a terra da Garoa
– Como conhecer São Paulo Gastando Pouco

O fato é que São Paulo oferece sim opções de passeios e diversão para pessoas de todas as idades. Por isso, é possível se divertir tanto em passeios culturais e históricos, quanto na natureza. Ou ainda descobrir novas experiências gastronômicas. São Paulo é riquíssima em diversidade de opções.

O que fazer em São Paulo com crianças

Quando se fala nos passeios em família, principalmente para quem tem crianças, às vezes, as pessoas pensam que as opções são poucas. Afinal de contas, passeios com crianças precisam ser pensados para os pequenos, garantindo diversão e evitando desgastes de atividades não adequadas para atendê-los.

Por isso, se você é de São Paulo ou vai passear por lá com crianças, continue a leitura desse artigo para se surpreender com a quantidade de atrativos que a cidade possui e que vai atender a necessidade dos baixinhos e dos altinhos.

Museu do Futebol

O Museu do Futebol de São Paulo foi inaugurado em 2008, e é um dos mais famosos do país. Ele fica dentro do Estádio do Pacaembu (Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho).

O museu tem exposições temporárias, itinerantes e físicas, conta com programações específicas e culturais, e ainda possui uma exposição principal.

A exposição principal tem 15 salas temáticas, nas quais é possível acompanhar uma narrativa interativa e lúdica, sobre a história do futebol no Brasil, contando sobre a chegada do esporte no país, e a maneira como se tornou uma paixão nacional. Por lá você também poderá visitar as arquibancadas do estádio.

Além de programas específicos para visitação de escolas, o Museu do Futebol de São Paulo tem a Programação Férias, que ocorre no mesmo período das férias escolares, oferecendo várias atividades, jogos e brincadeiras para toda a família.

Ele fica aberto de terça-feira a domingo, das 9 h às 17 h, sendo possível permanecer na visita até às 18 h.

Além disso, toda primeira terça-feira do mês também ocorre a visita noturna. Neste dia, o funcionamento do museu é de 9 h às 20 h para entrada, e é possível permanecer na visita até às 21 h.

Arquibancadas do Pacaembu - Museu do Futebol
Arquibancadas do Pacaembu – Museu do Futebol

Zoológico de São Paulo

As crianças ficam encantadas em conhecer os animais, e olhar de perto as espécies que talvez só já tenham visto na TV.

Esse é um passeio que permite aproveitar um dia todo com a família, vendo as atrações do zoológico e aproveitando atividades oferecidas especificamente para crianças.

Mas um destaque especial vai para o Zoo Safari, que fica bem ao lado do Zoológico da cidade.

O Zoo Safari foi inaugurado em 2001 e conta com uma área de 80 mil metros quadrados. Nessa área, é possível observar dezenas de espécies de animais silvestres realizando um percurso de 2,9 Km.

Dentre as espécies, estão tanto animais da fauna nativa, quanto da fauna exótica, como lobo-guará, anta, cervos, macacos-aranha, macacos-prego, avestruzes, hipopótamos e girafas.

Fazendo jus ao nome, o diferencial do local é o formato de visitação em estilo safari. Ou seja, é possível interagir mais de perto com os animais, que não ficam em jaulas. O passeio neste percurso é feito de carro.

Os visitantes podem usar tanto um carro próprio, quanto um carro alugado no zoológico mesmo. O Zoo Safari fica aberto de quinta-feira a domingo, das 10 h às 17 h.

Aquário de São Paulo

Ainda no que se refere ao contato com a fauna, São Paulo também conta com um aquário incrível para levar as crianças, mas que também vai encantar os adultos.

O Aquário de São Paulo fica no Bairro do Ipiranga. Sua inauguração foi em 2006, e é considerado o primeiro aquário temático da América Latina.

São mais de 15 mil metros quadrados, 4 milhões de litros de água distribuídos em diversos aquários com as mais variadas espécies.

Além das diversas espécies de peixes, mamíferos e répteis que habitam o ecossistema nacional, o aquário também conta com espécies internacionais como suricatas, pítons da Indonésia, focas, leões marinhos entre outros.

Outro ponto positivo, é que o aquário é referência no manejo, tratamento e bem-estar dos animais. O Aquário de São Paulo apoia projetos que trabalham com animais em seus ambientes naturais, o que é muito importante.

Mas também é importante apontar que o local conta com atividades exclusivas para crianças, como visitação de escolas e preços promocionais em época de férias escolares. O mergulho com sereias também é uma atração que agrada os pequenos e os grandes.

Mergulho com Sereias - Foto: Divulgação
Mergulho com Sereias – Foto: Divulgação

Parque da Mônica

Para quem é fã da Turma da Mônica, o passeio ao Parque da Mônica é indispensável! Considerando que os personagens de Maurício de Sousa atravessam décadas, o parque promete agradar tanto as crianças quanto os pais.

O Parque da Mônica é um parque de diversões temático, com essa turma muito querida no Brasil. Ele fica no Shopping SP Market e funciona de terça-feira a domingo, das 11 h às 18 h.

São diversas as atrações disponíveis no parque, sendo possível ter acesso a mais de 20 opções de diversão em atividades interativas e educativas. Por exemplo: a Casa da Mônica, a Cozinha da Magali, a Pescaria do Chico Bento, a Piscina de Bolinas do Cascão, o Carrossel Mata, o Castelo de Príncipes e Princesas, dentre muitos outros.

Além disso, o parque conta com um Palco de Eventos, onde acontecem apresentações musicais da Turma da Mônica. Os personagens humanos também encantam a criançada, e todos os fãs da Turma da Mônica. Não é demais?!

É possível comprar os ingressos no local ou pela internet com desconto. Mas o ideal é comprar com antecedência, pois os ingressos com desconto são limitados. Sem dúvida, essa é uma ótima dica do que fazer em São Paulo com crianças.

Parque Villa-Lobos

O Parque Villa-Lobos é um parque estadual localizado no Alto de Pinheiros. Ele começou a ser implantado em 1989, pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica. O córrego Boaçava que passava no local foi canalizado, e a área foi intensamente arborizada.

O local conta com área verde extensa e biblioteca, que é um espaço muito acolhedor, com ambientes para leitura e estudos. Os livros também estão disponíveis para empréstimo e o acervo da biblioteca é bem amplo e contando com livros, CDs, DVDs, HQs, além de audiobooks e até livros em braile.

As áreas verdes do parque são ideias para passeios em família, para realizar brincadeiras, respirar ar puro e fazer piqueniques.

Além disso, há atividades no parque que ocorrem de forma permanente, com horários fixos e que são gratuitas. Dentre essas atividades, podemos citar aulas de yoga, tênis, exercícios terapêuticos chineses, treinamento de cães, dentre várias outras.

Esse é um excelente lugar para passear com as crianças, e aproveitar o que a natureza pode oferecer de melhor e permite esse momento de respirar em meio ao verde, na cidade grande que é São Paulo.

Pop Haus

O Pop Haus é um parque infantil presente na cidade de São Paulo em dois endereços: em Santo Amaro, na zona Sul; e em Tatuapé, na zona Leste.

Ele é considerado o maior parque de brinquedos infláveis da América Latina. Sua inauguração foi em 2017, e o local traz um conceito inédito: juntar atividade física, diversão, lazer e aventura.

Apesar de ser um parque considerado infantil, suas atividades, na verdade, atendem e divertem todas as idades. Portanto, é um lugar ideal para se divertir em família.

É um parque único, tendo somente essas unidades em São Paulo e uma em Brasília. Então, para quem visita a capital paulista com a família, vale a pena incluir o parque no roteiro.

O parque funciona de terça-feira a domingo, mas é importante se atentar para os horários. De terça-feira a sexta-feira, o funcionamento é das 13 h às 21 h; sábado, o parque fica aberto de 10 h às 22 h; e no domingo, o funcionamento é das 10 h às 20 h.

Pop Haus - Foto: Divulgação
Pop Haus – Foto: Divulgação

Museu da Imaginação

O Museu da Imaginação é pensado e voltado para o público infantil. É um lugar que une lazer e cultura para as crianças. Além disso, incentiva a ligação de diferentes áreas do conhecimento que podemos acessar e aprender por meio de brincadeiras lúdicas e divertidas.

Nesse lugar, as crianças terão a incrível experiência de estar em contato com a arte e a ciência enquanto brincam.

No Museu da Imaginação, é possível realizar visitas educativas, agendar para aniversários e realizar eventos corporativos. Todas as informações sobre essas possibilidades estão disponíveis no site do museu.

Além das exposições e dos espaços lúdicos, também existem agendas para a realização de oficinas e passeios escolares.

Como diferenciais, esse museu oferece mediadores culturais, atividades que estimulam a interação entre as crianças e os adultos, bem como exposições imersivas e interativas. Além disso, o museu tem acessibilidade para receber pessoas com necessidades especiais.

Para quem prioriza passeios que ajudam no desenvolvimento das crianças, o Museu da Imaginação é o lugar ideal para ter um dia de aprendizado, diversão e muita interação com as suas crianças.

O Museu da Imaginação funciona de segunda-feira a domingo, com dois períodos de atendimento ao público: matutino (das 9 h 30 min às 13 h), e vespertino (das 14 h às 17 h 30 min). Cada ingresso que comprar, dá direito a visitação em um período.

Museu da Imaginação
Museu da Imaginação

Restaurante Magia & Bruxaria inspirado no Harry Potter

O Restaurante Magia & Bruxaria não é um restaurante qualquer. Situado no Jardim Taquaral, é um lugar que oferece refeições excêntricas, oficinas e shows interativos. Tudo isso com inspiração na saga do bruxo mais querido pelas crianças: Harry Potter.

O restaurante é o tipo de lugar que agrada toda a família, pois as histórias de Harry Potter têm atravessado gerações desde os anos 2000. Além disso, o clima de magia sempre remete ao lúdico e à imaginação, algo muito presente no universo infantil.

O acesso ao restaurante temático é viabilizado por meio de ingresso. Com o ingresso, a pessoa terá direito de entrar no restaurante e circular pelo local. Os ingressos são distribuídos em sessões com duração de 2 horas, conforme a programação do dia.

Por isso, as mesas não são marcadas, já que a ideia é conhecer tudo e explorar o espaço. Também é possível comprar refeições, drinks e porções extras e adquirir produtos personalizados na lojinha do restaurante.

Vários personagens caracterizados ficam no local, e estão disponíveis para serem fotografados. Os visitantes também podem ir fantasiados se quiserem. Todos vão se divertir com as interações com personagens que ocorrem nas atrações, e pocket-shows.

Mas é importante ficar atento, pois não há monitores para as crianças. Dessa forma, os adultos devem acompanhar e se responsabilizar por seus filhos, sobrinhos e afins.

Os ingressos custam R$ 125 e devem ser adquiridos com antecedência. A recomendação é chegar 20 minutos antes do horário reservado para facilitar o acesso.

Restaurante Magia & Bruxaria- Foto: Divulgação
Restaurante Magia & Bruxaria- Foto: Divulgação

Gexperience

O Gexperience fica no Shopping Market Place em São Paulo, e é um espaço imersivo temático da Globo.

Nele, é possível ter contato e experiência com produções da marca de maneira interativa, podendo até mesmo criar, e assumir papéis de destaque em conteúdos do canal como ser entrevistado pela Tatá Weneck no Cenário do Lady Night.

O acesso se dá por meio de ingresso, e após a compra do ingresso, o acesso ao espaço é livre.

As experiências são oferecidas em espaços de game, estúdios, dentre várias outras atividades. No local, também há um restaurante onde os pratos são inspirados em novelas famosas.

Além disso, crianças de até 5 anos de idade e portadores de deficiências, também têm acesso gratuito (exceto no Espaço Gloob). Existem opções de meia entrada, e combos de ingressos para atender às famílias.

Área dedicada ao canal SporTV – Gexperience
Área dedicada ao canal SporTV – Gexperience

Museu Catavento

O Museu Catavento fica no Palácio das Indústrias. Sua inauguração foi em 2009, e oferece a experiência de um museu interativo que tem como objetivo, a divulgação da ciência.

É mais um desses locais em que você aprende muitas coisas enquanto está se divertindo em um passeio com a família.

O museu conta com acervos voltados para a ciência e a tecnologia. Desse modo, você vai se deparar com acervos que vão de locomotivas e fósseis, até acervos vivos como borboletas e peixes.

O Museu Catavento conta com exposições divididas em 4 seções: Vida, Universo, Engenho e Sociedade.

Ele funciona de terça-feira a domingo, das 9 h às 17 h. O ingresso custa R$ 15, e existe a possibilidade de meia entrada. Crianças de até 7 anos não pagam ingresso. Mas, nas terças-feiras, todos os ingressos são gratuitos.

Planetário do Ibirapuera

Conhecido como Planetário do Ibirapuera, o Planetário Professor Aristóteles Orsini foi inaugurado em 1957, e é administrado pela Prefeitura de São Paulo. Aliás, o prédio foi tombado como Patrimônio histórico, científico e cultural da cidade.

A recomendação é checar a programação do dia, para escolher o melhor para a sua família. Existem horários com sessões voltadas para as crianças.

No Planetário, há uma cápsula com 18 m de diâmetro que projeta os astros para o público.

Ao sair da seção, é possível ainda observar os objetos da exposição, e entender mais sobre a história do Planetário e sobre astronomia.

O valor dos ingressos varia entre R$ 10,00 e R$ 20,00. Sem dúvida, vale a pena levar as crianças para conhecer mais sobre o universo.

Escape Rooms

Os Escape Rooms são salas com experiência imersivas de enigmas para se resolver. Portanto, uma ótima dica para fazer em São Paulo com crianças.

É um tipo de jogo que se tornou popular no Japão, e chegou no Brasil em 2015. Existem várias opções com temáticas que agradam adolescentes e adultos.

Mas agora, existem também as versões voltadas para o público infantil.

Um exemplo é o Escape60, em Pinheiros, que tem jogos com diferentes temas infantis: descobrir onde o personagem Chaves está e entrar na casa de Dona Clotilde; ajudar Vó Berta a encontrar o seu leque orientando os detetives Max, Zeca e Flor; ajudar o Bob Esponja a proteger a fórmula secreta do hambúrguer de siri.

O Escape Júnior tem cinco salas com temas diferentes, dentre eles estão: a cabana, o laboratório de Maquiavel, Roubo no museu, entre outros.

Bônus: ida até o Hopi Hari

Para quem está disposto a fazer um deslocamento um pouco maior, vale a pena ir até o parque temático Hopi Hari, o maior de São Paulo.

O Hopi Hari fica a 72 Km da cidade de São Paulo, no quilômetro 72 da Rodovia dos Bandeirantes, na cidade de Vinhedo.

Enfim, o parque oferece diversão para a família inteira, com mais de 40 atrações distribuídas em 5 áreas temáticas.

A maior montanha-russa de madeira da América Latina fica nesse parque. . É possível comprá-los na bilheteria ou na internet, inclusive com opções de parcelamento.

Com toda a certeza, será um delicioso passeio em família, e que vale muito a pena fazer em São Paulo com crianças.

Veja mais no nosso artigo Hopi Hari: Como chegar, onde se hospedar e como aproveitar o parque.

Giranda Mundi no Hopi Hari
Giranda Mundi no Hopi Hari

Esperamos que você use as dicas valiosas desse artigo não só para aproveitar a temporada de férias escolares, mas também para curtir a cidade de São Paulo sempre, garantindo entretenimento de qualidade para seus filhos, sobrinhos e crianças de sua convivência.

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.