O que fazer em Paracuru: conheça os atrativos dessa encantadora cidade

A cidade de Paracuru foi um dos destinos turísticos que mais me chamou a atenção nas minhas andanças pelo Ceará. Um local que ainda é pouco explorado pelos turistas e preserva belezas naturais encantadoras.

Para ler em seguida
Como funcionam as milhas aéreas, tudo o que você precisa saber
Nem todo mundo pode largar tudo para viajar

Para quem gosta de praias é um destino certo já que possui 20 km de litoral e mais de 11 praias catalogadas, as quais falaremos mais a seguir.

Fique conosco nesse artigo e descubra o que fazer em Paracuru.

O que fazer em Paracuru: Placa "nós amamos paracuru"

Como chegar em Paracuru

A cidade fica a aproximadamente 90km de Fortaleza. Para quem vai de carro deve seguir pela CE-085 e depois seguir pela CE-041 numa viagem que dura cerca de 1h e 30 min.

Para quem vai de ônibus pode procurar pela empresa Fretecar.

Se você vai estar numa road trip pelo Ceará e precisa alugar um carro para essa viagem, eu sugiro que você utilize a RentCars. Trata-se de uma comparadora de preços que trabalha com as principais locadoras do mercado, assim você pode comparar vários preços e escolher a que lhe oferecer o melhor custo x benefício. Eu sempre utilizo a RentCars quando alugo carro nas minhas viagens.

Mirante do Pôr do Sol em Paracuru

Como circular em Paracuru

Se você ficar hospedado no centrinho ou perto dele você conseguirá visitar boa parte das atrações a pé, porém para alcançar algumas atrações mais distantes como os Lençóis Paracuenses, a Praia da Pedra Rachada e a Praia do Quebra mar, será necessário um carro para o deslocamento ou contratar um passeio de buggy.

Quando ir e o clima em Paracuru

Da mesma forma que na capital, Paracuru pode ser visitada o ano inteiro. Como 92% do território cearense possui clima semiárido, marcado pela falta de chuvas durante quase todo o ano, possivelmente você pegará dias de sol durante toda a sua viagem.

De qualquer forma, vale saber que o período com maior probabilidade de chuvas se dá entre os meses de março e abril.

Com relação ao volume de turistas, se você quer pegar a cidade mais vazia, vale a pena visitar fora do alto verão e de grandes feriados, especialmente no carnaval, já que o carnaval de Paracuru é um evento bem famoso no estado.

Confira a previsão do tempo em Paracuru para os próximos dias

O que fazer em Paracuru

Conhecer o Centrinho

Explorar o centrinho pode ser uma boa opção para começar seu roteiro. Nas proximidades da Praça da Matriz, onde fica a Igreja Matriz Nossa Senhora dos Remédios, também há uma sequencia de bares, restaurantes, farmácias, agências bancárias e comercio em geral.

Igreja Matriz de Paracuru
Igreja Matriz Nossa Senhora dos Remédios em Paracuru

Logo na sequência da Praça da Matriz está a Praça de Eventos (Praça José Batista de Carvalho), onde há a placa Nós ❤❤ Paracuru, um parquinho infantil, e quadra de esportes.

Seguindo o curso na direção do mar está a Praça do Farol, onde existem algumas lanchonetes e também o Mirante do pôr do sol, um dos melhores locais para ver o sol cair na cidade. Ah! A Praça do Faro fica coladinha com a Praia Central, que falaremos a seguir.

Mirante do pôr do sol em Paracuru
Mirante do pôr do sol

Praia Central, Praia de Paracuru ou Praia da Munguba

São três nomes distintos para chamar a mesma praia. Você pode escolher o que mais lhe agradar, seja a Praia Central, Praia de Paracuru ou Praia da Munguba, saiba que essa é a praia mais central da cidade e onde também fica seu cartão postal, o Farol de Paracuru.

Praia de Paracuru e o Farol de Paracuru
Praia Central ou Praia da Munguba

Praia da Bica

A Praia da Bica fica na sequência da Praia da Munguba (lado esquerdo de quem olha de frente para o mar). Confesso que essa foi uma das praias que menos gostei de visitar em Paracuru.

Ela tem apenas uma barraca, com um aspecto desasseado e para quem vai de carro também achei o local ruim para estacionar, apesar de o acesso também poder ser feito por uma caminhada pela Praia Central. Uma das poucas praias que não gostei de visitar na cidade.

As famosas bicas de água doce que jorram direto da terra o ano inteiro também sofreram a interferência humana, com a colocação de canos, o que deixou o local com o aspecto desinteressante.

A cor da água, contudo, não deixa a desejar e esbanja aquele tom azul turquesa, mas que você também poderá aproveitar em outras praias de Paracuru.

Praia da Bica
Praia da Bica

Praia da Barra do Rio Curu

Uma praia sossegada, com uma extensa faixa de areia fofa, larga e mar azul. Esse é o tipo de local para quem curte praias desertas.

Não há infraestrutura de barracas, pelo menos até aonde a vista pode alcançar, já que a faixa de areia realmente é bem extensa. Caso vá para passar o dia é bom ir equipado com opções de lanche e também com guarda sol, pois não há áreas de sombra.

Essa praia fica numa área de proteção ambiental que abrange o estuário do Rio Curu, onde a água proveniente do rio corre para o oceano, e justamente por isso se dá o nome da praia “Barra do Rio Curu”

Praia da Barra do Rio Curu

Praia da Carnaubinha

A Praia da Carnaubinha é um achado. Com apenas 50 m de orla e com uma barraca, que no momento de minha visita estava fechada é muito charmosinha, justamente por seu tamanho reduzido.

Para chegar é só colocar no GPS Praia da Carnaubinha.

Ela fica na sequencia da Praia do Havaizinho, um dos locais mais procurados para prática de surf por conta das ondas propícias para a realização do esporte.

Praia da Carnaubinha

Praia do Meio

Para chegar até essa pequena praia você avista uma escada de tons de barro. Por lá, uma barraca do lado direito, barquinhos emborcados na areia e muita vegetação nativa. Uma praia de cenário paradisíaco, se não fosse um esgoto a céu aberto que passa pela areia dessa praia e segue até o oceano.

Dá pra fazer belas fotos na Praia do Meio, mas eu evitaria o banho de mar nessa região.

Praia da Boca do Poço

Muitas barracas e bares simplórios estão na entrada dessa pequena praia, que faz fronteira com a Praia do Ronco do Mar do lado esquerdo e com a Paia das Almas do lado direito.

É muito comum rolar um forrozinho nas noites dos finas de semana nas barracas que ficam nessa região, outro ponto que agita a vida noturna de Paracuru.

Praia da Boca do Poço

Praia das Almas

Pra acessar a Praia das Almas não siga pelo ponto indicado pelo GPS. Além de não haver lugar par estacionar você teria que encarar uma longa caminhada pelas dunas até alcançar a praia.

A maneira mais fácil de acessar a Praia das Almas é ir até a Praia Boca do Poço e caminhar pela areia para o lado direito de quem olha de frente para o mar.

Essa praia é tida como um dos melhores locais para assistir o pôr do sol e Paracuru. Os locais sobem as dunas e ficam lá até o sol se pôr.

Praia das Almas em Paracuru
Praia das Almas

Praia do Ronco do Mar

Está ai uma praia que figurou entre as minhas favoritas de Paracuru. A Praia Ronco do Mar é de uma beleza fora do comum, com mar azul estupendo, faixa de areia larga, várias opções de barracas de praia, orla pavimentada e locais próximos para estacionar o carro.

Praia do Ronco do Mar Paracuru
Praia do Ronco do Mar

Praia da Pedra Rachada

Outra praia de beleza admirável. Com uma rusticidade encantadora, mas ainda assim alguns restaurantes, a Praia da Pedra Rachada possui um mar calmo azul turquesa, algumas dunas, além de um píer da Petrobrás onde algumas pessoas costumam posar para fotos logo abaixo dele.

Ela não fica no centro de Paracucu, pelo contrário, fica a uns 15 minutos de distância. É necessário encarar uma estrada que é invadida pelas dunas em muitos trechos, mas passamos sem problemas com carro 1.0.

Praia da Pedra Rachada
Praia da Pedra Rachada

Praia do Quebra-Mar

Bem pertinho da Praia da Pedra Rachada fica a Praia do Quebra-Mar, um lugar muito procurado pelos praticantes de Kite Surf. Além da barraca de mesmo nome que é super estruturada, ainda existe no local uma escolinha que oferece aulas para aqueles que querem iniciar no esporte.

Praia do Quebra-Mar em Paracuru
Praia do Quebra-Mar

Outras praias em Paracuru

  • Praia do Vapor
  • Praia Piriquara (Coqueiros)
  • Praia do Guajiru
Praia do Ronco do Mar Paracuru
Praia do Ronco do Mar

Lagoa Grande

A Lagoa Grande é outro ponto turístico de Paracuru. Eu só consegui fazer o acesso através da Pousada Casa na Lagoa no qual o restaurante é aberto ao público. Se você descobrir outra maneira de acessar a Lagoa Grande, volte pra contar pra gente nos comentários.

Esse restaurante, inclusive, é super recomendado para um drink no fim do dia.

Lagoa Grande em Paracuru
Lagoa Grande em Paracuru

Lençóis Paracuenses

Paracuru também tem lençóis, assim como aqueles do Maranhão. Aquelas lagoas em meio as dunas de areia, mas claro que não na mesma proporção.

São cerca de 8 a 10 lagoas, uma delas é bem famosa inclusive, pois lá a Bruna Marquesine gravou um comercial para uma marca de sandália.

A maioria das pessoas acessa os Lençóis de Paracuru através de passeio de bugue, mas eu queria te contar que também é possível fazer o acesso combinando carro e uma boa caminhada.

Coloque no seu GPS “Espaço pedra Rachada Lagoa (Lençois)” que você será levado a um restaurante. A partir dai você pode deixar seu carro estacionado (ideal que faça consumo nesse restaurante), e visitar as lagoas a pé.

Lençóis Paracuenses
Lençóis de Paracuru

Prática de esportes náuticos

A região é muito famosa pela prática de esportes náuticos, com boas ondas para o surf e bons ventos para o kite surf e windsurf e por lá já aconteceram inclusive alguns campeonatos mundiais de várias modalidades.

Foi em Paracuru, inclusive, onde nasceu Silvana Lima, uma das melhores surfistas do Brasil que ganhou inúmeras vezes campeonatos mundiais da categoria.

Caso queira se aventurar nos esportes, na Praia do Quebra-Mar, inclusive, há uma escolinha que assegura ser possível já fazer algumas manobras iniciais no mar depois de uma aula de 1h.

Onde comer em Paracuru

Orla Arte & Café

Para tomar um café e comer um bolo ou torta e ainda curtir o pôr do sol, o Orla Arte & Café tem uma ótima localização, no Mirante do Pôr do Sol, bem pertinho do Farol, na Praia Central.

Orla Arte & Café em Paracuru
Orla Arte & Café

Restaurante da Pousada Casa da Lagoa

O restaurante da Pousada Casa da Lagoa é aberto ao público. Você pode ir até o local para almoçar, jantar ou apenar tomar um drink e curtir o visual da Lagoa Grande, outro ponto turístico de Paracuru.

Restaurante da Pousada Casa da Lagoa
Restaurante da Pousada Casa da Lagoa

Casa Curu

Na mesma praça onde fica a Igreja da Matriz também fica o restaurante charmosinho “Casa Curu”. Além de variados pratos a base de frutos do mar o restaurante também serve drinks e possui uma carta de vinhos. Funciona de terça a domingo de 17h ás 22h.

O que fazer a noite em Paracuru – Vida Noturna

Ao redor da Praça da Igreja Matriz são colocados vários trailers e foodtrucks durante a noite, além de alguns restaurantes que funcionam no local.

Uma feirinha de artesanato que fica pela lateral da igreja agita o clima nas noites da cidade.

Quantos dias ficar em Paracuru

Apesar de dois dias ser tempo suficiente para conhecer Paracuru e boa parte de suas atrações, eu me arrependi de não ter ficado três dias por lá e ter conhecido tudo com mais calma. Não só as suas praias, mas principalmente para ter tempo de fazer um passeio mais elaborado pelos Lençóis de Paracuru.

Praia do Meio em Paracuru
Praia do Meio em Paracuru

Onde se hospedar em Paracuru

Durante a minha passagem por Paracuru, fiquei hospedada na pousada Brasil-Kite, que é uma espécie de mini casa com cozinha equipada, ideal para quem está viajando com crianças ou quer economizar nas refeições e aproveitar para cozinhar.

Ela não fica tão perto do centro, é necessário caminhar cerca de 15 minutos para alcançar a Praça da Matriz, mas para quem está de carro é super tranquilo. Eles inclusive contam com vaga de estacionamento privativo e gratuito.

Atualmente a pousada está classificada no booking.com com nota de 9,6, a casa de 1 quarto sai por R$ 145,00 a diária, o que eu considero um preço excelente.

Os ambientes são bem limpos e eles ainda oferecem wi-fi gratuito, pula pula infantil e uma churrasqueira possível de ser alugada.

Pousada Brasil-Kite em Paracuru
Pousada Brasil-Kite

Veja outras opções de hospedagem em Paracuru:

Pousada Oásis Paracuru
Classificação dos usuários do booking: 8,6
Valor médio da diária: R$ 179,00 para um casal em quarto duplo standard
Oferece: Café da manhã incluído no valor da diária, piscina, jardim, redes de uso comum, lounge, bar, wi-fi gratuito e estacionamento ao ar livre.

Hotel Vento Brasil
Classificação dos usuários do booking: 8,8
Valor médio da diária: R$ 245,00 para um casal em quarto standard
Oferece: Café da manhã incluído no valor da diária, piscina ao ar livre, wi-fi gratuito, recepção 24 horas, business center, bar e estacionamento gratuito.

Vila Aytana
Classificação dos usuários do booking: 9,7
Valor médio da diária: R$ 500,00 para um casal em chalé superior(Mínimo de 2 diárias)
Oferece: Café da manhã incluído no valor da diária, restaurante, estacionamento privativo gratuito, piscina ao ar livre, bar, jardim, churrasqueira, cozinha compartilhada, lounge compartilhado, wi-fi gratuito, mesas de jogos e centro de bem estar.

Nenhuma das opções acima te agradou? Nós podemos te ajudar a encontrar a melhor opção de hospedagem para o seu perfil de viajante, e não cobramos por esse serviço.

Envie um email para contato@odiariodeumaviajante.com.br e conte conosco para encontrar o seu hotel ideal.

Eventos em Paracuru

Carnaval

O Carnaval de Paracuru é famoso no Estado do Ceará. A cidade fica bem cheia nessa época. Quem visita a cidade poderá pular nos blocos e observar os carros alegóricos que garantem o agito da festa.

Arredores de Paracuru

Se tiver mais tempo para conhecer a região você pode combinar o seu roteiro de Paracuru com uma ida a Lagoinha, que fica a apenas 27km ou mesmo a Praia de Taíba, a 38 km de distância.

Outros artigos relacionados

O que fazer em Fortaleza em 3 dias: Praias, gastronomia e passeios culturais

O que fazer em Canoa Quebrada em 1 dia – Aproveite os principais passeios

Beach Park Fortaleza: como chegar, atrações e dicas indispensáveis

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
5 respostas
  1. Estou indo à Paracuru agora. Sou de Fortaleza e gosto muito de fotografia e de ler. Achei sua matéria excelente!Bem escrita, fotos lindas e dicas de ouro! Parabéns!! Trabalho com excelência!! Dá gosto de ver. Obrigada. Deus continue lhe abençoando sempre.

  2. Seu trabalho é excepcional Débora, parabéns. Tenho interesse de ir a Paracuru em janeiro de 2024 e conto com suas valiosas dicas de uma profissional como você. Meus parabéns!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.