Praça Torii e o Mosteiro Zen Morro da Vargem em Ibiraçu: ES

Para aqueles que, como eu, se encantam pelos ensinamentos do budismo, ficarão felizes em saber que o segundo maior buda sentado do mundo fica no Brasil, numa cidade chamada Ibiraçu, no estado do Espírito Santo.

Para ler em seguida
15 aplicativos para otimizar sua viagem
Como funcionam as milhas aéreas, tudo o que você precisa saber

Seja para admirar a belezas do local ou buscar inspiração na filosofia do budismo e uma vida mais equilibrada, se você estiver no Estado do Espirito Santo, vale a pena agendar uma visita a Praça Torii e o Mosteiro Zen Morro da Vargem.

Como chegar no Mosteiro Zen Morro da Vargem?

O Mosteiro Zen está localizado a aproximadamente 70 km de Vitória. Saindo da Capital capixaba pela BR-101 são aproximadamente 1h30 de viagem, de carro.

A empresa de ônibus Água Branca também faz o trajeto com várias saídas diárias e valores a partir de R$ 20.

Também é possível alcançar a estátua do Buda através de excursões saindo de Vitória ou Vila Velha. Veja: Excursão à estátua do Buda gigante.

Estátua Grande Buda de Ibiraçu
Estátua do Grande Buda de Ibiraçu na Praça Torii

O que ver e fazer na Praça Torii e o Mosteiro Zen Morro da Vargem?

O Mosteiro de Ibiraçu foi fundado em 1974 pelo monge Ryotan Tokuda e tem como missão a formação de monges segundo as tradições orientais, a realização de práticas budistas, a fomentação artística-cultural e a educação ambiental. Já a Praça Torii e a estátua do Grande Buda de Ibiraçu é mais recente e data de 2019.

A Praça Torii

A Praça Torii fica às margens da BR-101 e pode ser visitada todos os dias, pois fica aberta 24h por dia.

O grande portal vermelho (Portal Torii), simboliza o diálogo da cultura oriental e ocidental que é fortalecido pelo Mosteiro Zen Budista.

A grande estátua de Buda que chama a atenção dos visitantes que chegam ao longe tem 35 metros de altura, e se levado em consideração o seu pedestal, chega a 38 metros e é a segunda maior estatua de Buda sentado do mundo, perdendo apenas para uma estátua que fica em Hong Kong, na China.

A praça ainda possui um lago de carpas e outras 15 estátuas de budas menores que representam perseverança e prontidão.

Também funciona no local uma escola de cerâmica onde jovens, mulheres e idosos do entorno podem se capacitar na arte da cerâmica e os valores dos produtos que são vendidos ali, retornam para a comunidade. A lojinha que funciona ao lado da Praça Torii abre todos os dias de 8h às 16h.

A vsitação a Praça Torii é gratuira e no local também funciona uma lanchonete e há infraestrutura de banheiros.

Praça Torii vista do alto
Praça Torii vista do alto

O Mosteiro Zen Budista

O mosteiro e a Praça Torii não ficam no mesmo local. Para chegar até o mosteiro ainda é preciso dirigir por mais 10 minutos de estrada.

Pra visitar o Mosteiro propriamente dito você precisa se dirigir ao local num domingo à partir de 8h. Nesse período da pandemia há uma limitação de 150 e os portões de fecham quando esse limite é atingido.

Você poderá permanecer no local até o meio dia, fazer a visita monitorada e conhecer os jardins jardins, trilhas ecológicas e salas para meditação.

Informações úteis

– É cobrada uma taxa de manutenção da reserva ambiental para conhecer o mosteiro no valor de R$ 15,00 para qualquer pessoa acima de 7 anos e esse pagamento deve ser feito em dinheiro.

– Grupos acima de 10 pessoas precisam realizar agendamento prévio pelo telefone (27) 3257-3030.

– A visitação não ocorre em dias de chuva.

– Não é permitida a entrada à pé e nem a entrada de animais.

A visitação ao Moteiro Zen Budista é ideal para um bate e volta para quem está em Vitória.

Quer conhecer a fundo o estado do Espírito Santo? O blog Capixaba na Estrada e outros blogs parceiros lançaram o guia Conheça o ES, detalhando as regiões turísticas do estado. Clique na imagem e saiba mais.

Outros artigos relacionados

O que fazer em Vitória

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
Uma resposta
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.