Mercado de Produtores no Rio de Janeiro: polo gastronômico na Barra

Mercado de Produtores no Rio de Janeiro | O Rio de Janeiro não tem um mercado municipal “bacanudo” como o de São Paulo, o de Curitiba ou o de Belo Horizonte. Algumas pessoas citam a CADEG como uma opção similar mas ela fica bem fora da rota turística. O é fato que o Mercado de Produtores, na Zona Oeste da cidade vem desempenhando esse papel e virou point local nos últimos tempos.

Veja também
Qual o seu perfil de viajante?
Como acumular milhas Smiles com o Uber?

Nesse artigo vamos te contar um pouco mais sobre o Mercado de Produtores e o Baixo Uptown que fica dentro do Shopping Uptown na Barra da Tijuca e o que você irá encontrar por lá.

Mercado de Produtores no Rio de Janeiro

Ele foi mesmo construído com inspiração em mercados internacionais como o Boqueria, em Barcelona e o da Ribeira, em Lisboa.

Inaugurado em 2017 ele ocupa um bloco inteiro do shopping. Fica num galpão arejado, de pé direito alto e possui dezenas de opções de restaurantes, bares e cervejaria artesanal. Tem também drinkeria, peixaria e até açougue vegano.

Mercado de Produtores no Rio de Janeiro - Foto da fachada
Mercado de Produtores no Rio de Janeiro – Foto da fachada

Atualmente você não encontra mais as barracas com frutas, legumes e verduras que ficava logo na entrada como acontecia na época da inauguração, e era como uma pequena feira livre. Elas foram substituídas por quiosques de alimentos e bebidas e mais recentemente até por um stand da Havana, a famosa cafeteria argentina que serve os tradicionais alfajores conhecidos no mundo inteiro, além de empanadas, sanduíches, salgados, tortas e doces.

Se você está buscando algo fresco para comprar pode ir no Emporium San Pietro, a peixaria atende os clientes do mercado e faz até delivery na região. Eles também servem pratos quentes com foco para os frutos do mar.

Mercado de Produtores

Variedades Internacionais

São tantas as opções de stands que dá pra passar uma tarde inteira por lá se deliciando com as iguarias servidas. Logo na entrada você pode provar um pastel frito na hora na Kombi do Pastel. Uma delícia!

O Ceviche da Fabi faz a referência peruana, mas tem alma carioca. Esse é um dos stands mais famosos do mercado, se você gosta de ceviche não deixe de experimentar a versão da Fabi.

Já o Uruguai está representado no La Parrilla Del Uruguay e eu nem preciso dizer que estamos falando de suculentos cortes de carnes uruguaios que só de pensar já me dá água na boca.

Já a Gruta do Bacalhau é uma casa portuguesa, com certeza. São muitos pratos envolvendo bacalhau, vinho, frutos do mar e outras delícias.

No Açougue Vegano você pode experimentar coxinha de jaca, espetinho e soja e linguiça de legumes. Vá até lá e se não for pelo motivo de ser vegano, permita-se experimentar outros sabores.

Mercado de Produtores

Comida do Norte

Pra quem quer provar sabores exóticos, mas tipicamente brasileiros pode dar uma chegadinha no Cantinho do Pará. Lá você vai encontrar culinária raiz de origem amazônica feita pela Chef Lia Martins. No cardápio você encontra tacacá, patinhas de caranguejo, bolinho de jambu com camarão, maniçoba, vatapá e outras iguarias.

Casquinha de Caranguejo no Restaurante Cantinho do Pará

Tradicionais na Cidade

Dos nomes mais conhecidos dos cariocas fazem parte do mercado uma filial do Naa! Sushi (de comida japonesa), o Vizinhando, o Mané, a pizzaria Pappa Jack e também está para inaugurar uma filial do Banana Jack.

O diferencial fica por conta dos mesões comunitários, assim os membros de sua família ou do seu grupo podem comprar comida em restaurantes distintos, e ainda assim desfrutar juntos na mesma mesa.

As mesas comunitárias incentivam, inclusive, a convivência entre os frequentadores do mercado.

Cervejas Artesanais, Drinks e outras bebibas

A Cervejaria Tio Ruy faz uma parte de sua produção no local e ainda libera parte do seu espaço para cervejarias ciganas, um espaço para provar cervejas de todos os tipos.

O Chopp em Pé, como o próprio nome já diz, é para aqueles que gostam de tomar chopp em pé, de preferência apoiado num balcão, costume esse que conta muito sobre a alma carioca. Para acompanhar tem até o típico pão com mortadela que é febre no mercado municipal de São Paulo ou tábua de frios.

No quiosque da Freude Beer Cervejaria destacam-se, além das cervejas, também as linguiças artesanais alemães.

O Mercado de Produtores vai além e tem também um espaço próprio para a venda de drinks: a Drinkeria Sauer e a Espumanteria Uptown.

Ah! Lá também tem um stand da Cachacaria Max Cana. E já fizemos um artigo completo sobre a sua sede que fica lá em Barra de Guaratiba: Alambique Max Cana em Barra de Guaratiba

Mercado de Produtores térreo

Cafés e Sobremesas

Já falamos da loja da Havana, mas se está procurando um café ou doces finos para a sobremesa o Delicias Portuguesas é especialista no pastel e Belém e o Café Petit Paris serve especialidades doces tanto brasileiros como os tipicamente parisienses.

Mercado de Produtores com crianças

O segundo andar do mercado ainda está pouco ocupado, mas lá existem dois daqueles playgrounds infantis que cobram por hora. Os dois também funcionam como espaços de festas. São eles: o Green Park e o Bambinni Park e Festas. Assim você pode deixar seu baixinho curtindo os brinquedos por algumas horas enquanto realiza o seu roteiro gastronômico.

Bambinni Park e Festas
Bambinni Park e Festas

Antes de terminar a leitura desse artigo, conheça o nosso guia “102 atrações e passeios gratuitos no Rio de Janeiro além das praias” e descubra uma forma econômica de conhecer a Cidade Maravilhosa. Clique na imagem abaixo e saiba mais.

Baixo Uptown

Se você está buscando o que fazer no domingo no Rio de Janeiro com certeza visitar o Baixo Uptown é uma ótima pedida.

O espaço, inaugurado em 2020 fica à direita do Mercado de Produtores e tem uma sequencia de lojinhas, bares e restaurantes que servem pratos executivos na hora do almoço com preços acessíveis, o que acaba sendo um chamariz a mais para que os frequentadores emendem o almoço com um chopp gelado e fiquem por ali pelo resto da tarde até o cair da noite.

Baixo Uptown

Lá você poderá comer um pastel delicioso no Bar do Adão, visitar o Barsa Restaurante e conhecer a loja da Dom Taparo Engenho, famosa pela linha da Cachaça Cabaré.

Dá até para assistir um show de comédia no Rio Retrô, um novo clube de comédia e restaurante do Rio. Consulte aqui a programação.

Loja da Dom Taparo Engenho no Baixo Uptown

Eventos no Shopping UpTown

O shopping Uptown também é famoso por apresentar eventos divertidos e interessantes para a comunidade. Dentre os principais estão a Festa Junina e Julina, Festival de Vinho, Festival Cervejeiro, encontro de carros antigo e show diversos.

Fique ligado na programação de eventos do shopping.

O Shopping Uptown fica localizado na Av. Ayrton Senna, 5500.

Outros artigos relacionados

Museu do Açude no Rio de Janeiro | Um ponto de cultura na Floresta da Tijuca

– 11 locais para tomar café da manhã no Rio de Janeiro

9 Opções de locais para fazer Day Use no Rio de Janeiro

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.