As melhores praias de Búzios: descubra quais são as imperdíveis

As melhores praias de Búzios | Armação dos Búzios ou simplesmente Búzios, é uma das cidades mais famosas do estado do Rio de Janeiro e um destino muito querido entre viajantes brasileiros e gringos também. Apesar de ser pequena, a cidade possui várias praias lindas.

Para ler em seguida:
Destinos para continuar viajando mesmo com o dólar alto
Dicas para alugar um carro para viajar

Antes de mais nada queria te contar que esse não é o primeiro post que escrevo sobre Buzios,  já fiz um GUIA COMPLETO, no qual falo sobre como chegar, quando conhecer, onde comer e onde ficar. Sugiro que você leia ele também, assim vai conseguir planejar uma viagem incrível para esse destino maravilhoso: O que fazer em Búzios num fim de semana – Roteiro bate e volta na cidade

Vamos conferir as melhores praias de Búzios?

Praia da Ferradurinha

As melhores praias de Búzios

Como eu já te contei no outro post, Búzios tem várias praias, todas têm suas características próprias, sendo umas mais urbanas outras mais selvagens. Dessa forma, se você tiver apenas dois ou três dias na cidade será preciso escolher bem as melhores praias de Búzios para não perder tempo e aproveitar bastante. Abaixo vou falar um pouco mais sobre elas!

Praia da Azeda e Azedinha

Logo antes de pisar na areia você já vai conseguir ver o mar, do alto da escadaria. Prepare-se para admirar aquele mar maravilhoso, cujas cores misturam tons de azul com verde.

Localização: elas ficam situadas entre a Praia dos Ossos e a Praia de João Fernandes.

Como chegar: você poderá ir a pé, de carro ou de barco. Como ela fica próxima ao centro o ideal é ir a pé ou de carro de aplicativo até uma parte do trajeto (de qualquer forma vai ter que andar alguns metros para chegar na areia).

Infraestrutura: a Praia da Azeda é maior do que a da Azedinha, mas nenhuma delas tem estrutura de quiosque/restaurante. Ou seja, não tem banheiro. Para comer e beber você vai encontrar umas 3 ou 4 opções de barraquinhas (simples e pequenas), que servem porções básicas, nada de refeições.

Sobre o mar, ele é calmo e sem muitas ondas, ideal para crianças e pessoas que não sabem nadar. Ainda, é possível alugar prancha de stand up ou caiaque para curtir o dia.

Se for visitar no final de semana, se programe para chegar cedo e escolher o melhor lugar, pois como a faixa de areia é bem pequena a praia fica cheia.

Azeda e Azedinha ao fundo

Praia de João Fernandes

Na lista com as melhores praias de Búzios não poderia faltar a Praia de João Fernandes, que é uma das queridinhas dos viajantes! Inclusive, ali nos arredores dela você vai encontrar várias ofertas de pousadas e hotéis. A dica esperta é aproveitar o mirante, antes de descer para a Praia.

Localização: situada próxima a Praia da Azeda e a Praia de João Fernandinho.

Como chegar: facilmente acessível de carro, de van ou a pé. É aquele tipo de praia que você consegue descer do carro e andar pouquíssimos metros até chegar na areia.

Infraestrutura: conta com estrutura de barracas, alguns restaurantes e ambulantes, sendo que lá é possível alugar caiaque, máscara de snorkel e stand up. No que tange a praia em si, a sua faixa de areia é bem maior do que a da Azeda, por exemplo. Já, o mar é calmo, mas com algumas ondas pequenas, não sendo uma praia para surfistas. Aliás, indico para famílias com ou sem crianças.

Praia de Geribá

Outra opção que não poderia ficar de fora da seleção com as melhores praias de Búzios! A Praia de Geribá é bem diferente das duas que citei ali em cima, pois ela é bem mais extensa e fica mais distante da Orla Bardot.

Localização: está próxima da Praia da Ferradurinha.

Como chegar: as melhores formas para chegar até Geribá são carro ou van, sendo que o carro consegue ir bem próximo da areia.

Infraestrutura: ela conta com estrutura de barracas de praia que servem petiscos e bebidas, bem como restaurantes que servem refeições completas e tem acesso a banheiro e internet. Como é uma praia grande, se quiser ficar um pouco mais afastado do agito, pode levar sua cadeira e cooler, sem necessidade de consumir nos estabelecimentos.

Com relação ao mar, ele não é tão calmo quanto o da Azeda e Azedinha, mas também não é muito bravo (é claro que isso vai depender muito da maré e das condições climáticas).

Praia da Ferradura

Assim como a Praia de Geribá, a Praia da Ferradura é mais extensa, sendo ideal para ir com os amigos e a família.

Localização: fica um pouco mais afastada da Orla Bardot e mais próxima da Praia da Foca.

Como chegar: é facilmente acessível de carro, de van ou a pé (caso você esteja hospedado nas redondezas).

Infraestrutura: sua faixa de areia é larga e extensa, sendo o mar agitado (parecido com o de Geribá). A Praia da Ferradura possui estrutura de barracas, sendo possível alugar caiaque e prancha de stand up.

Praia Brava

Dentre as melhores praias de Búzios para quem procura agito está a Praia Brava. Lá ficam situados vários beach clubs, que atrai o pessoal que gosta de curtir o mar, mas também dançar, paquerar e beber.

Localização: está situada próxima da Praia do Forno e da Foca, sendo uns 15 a 20 minutos de caminhada leve (se quiser, dá para curtir as 3 no mesmo dia).

Como chegar: você poderá ir de carro, de van ou a pé. Se for de carro, poderá parar próximo a faixa de areia.

Infraestrutura: como eu disse ali em cima, ela possui vários beach clubs, mas também tem outras opções de barracas, caso você não queira gastar muito. Já, no que tange ao mar, ele segue o nome da praia, sendo bem bravo. Ah, em dias de sol a cor do mar fica linda demais, parecida com os tons da Azeda!

Praia do Forno

Ela não é tão famosa quanto a Praia do Forno de Arraial do Cabo, mas é muito linda, sendo ideal para famílias com crianças.

Localização: fica próxima da Praia da Foca

Como chegar: facilmente acessível de carro ou a pé (aproximadamente, 20 minutos de caminhada da rua das Pedras).

Infraestrutura: é uma praia bem pequena, com areia de cor mais rosadinha e mar calmo. Não tem estrutura de restaurante, mas tem barraca que serve bebidas, petiscos e aluga prancha de stand up.

Praia da Ferradurinha

É uma das minhas praias favoritas em Búzios. Assim como a Praia da Ferradura, leva esse nome por conta de seu formato.  Possui águas cristalinas e ambiente totalmente familiar. Lá também há uma trilha pelas pedras que ficam na parte esquerda da praia e leva até micro prainhas nas redondezas.

Localização: fica perto da Praia de Geribá

Como chegar: Há uma estrada pequena no canto esquerdo da praia de Geribá. Também é possível ir caminhando (cerca de 10 minutos).

Infraestrutura: Algumas barracas fornecem serviço de cadeiras, guarda-sóis e aluguel de prancha de stand up paddle. Não há muitos locais para estacionar o carro, por isso, chegue cedo ou estacione nas redondezas da Praia de Geribá e faça o trajeto caminhando.

Praia da Ferradurinha em Búzios
Praia da Ferradurinha

Outras praias de Búzios

Além das praias perfeitinhas e fotogênicas que citamos acima, a cidade ainda tem um monte de outras praias que podem te agradar. Falaremos abaixo de mais algumas praias de Búzios para que você possa adaptar excluindo as que não te interessam ou, ao contrário, incluindo outras opções caso tenha mais tempo por lá.

Praia da Armação

Também conhecida como Orla Bardot, é a praia central de Búzios, que termina ou começa na famosa Rua das Pedras.

Aqui é onde se concentra o grande movimento da cidade, onde ficam alguns dos restaurantes mais famosos do país, bares e boates internacionais, além de grifes renomadas que também ocupam espaço shoppings famosos do Rio de Janeiro e de São Paulo.

É uma área boa para uma caminhada e para fazer um reconhecimento da região. Porém, o mar, como é tomada por barcos de pescadores, não faz dessa uma praia ideal para banho.

Praia da Armação em Búzios
Praia da Armação

Praia do Canto

A Praia do Canto, com faixa de areia estreita e fofa, é a extensão da Praia da Armação e como ela tem menos embarcações é mais fácil parar para um banho de mar.

Possui mar calmo e não é uma praia que costuma ficar cheia, boa pedida pra quem quer evitar aglomeração de turistas.

Praia dos Amores

Fazendo uma caminhada pelas rochas (ou pela praia na maré baixa) pelo canto esquerdo da Praia do Canto chega-se a Praia dos Amores. Pelo acesso ser um pouco mais complexo, essa costuma ser uma praia que está sempre vazia.

Vale saber que existem duas “Praias dos Amores” em Búzios, essa que citamos acima e outra que chega-se a partir de trilha saindo da Praia da Ferradurinha.

Praia de João Fernandinho

Essa praia fica colada com a Praia de João Fernandes. Tem cara de praia selvagem pois fica cercada pela mata e por grandes montanhas rochosas. É possível chegar caminhando a partir da Praia de João Fernandes (cerca de 10 minutos). Também dá pra chegar de barco táxi que partem tanto da Praia da Armação quanto da Praia dos Ossos.

Praia da Tartaruga

Dizem que é na Praia da Tartaruga que acontece o melhor pôr do sol de Búzios. É uma praia com ambiente familiar, mar calmo, quiosques rústicos e ótima para ser frequentada com crianças.

Por ali é fácil avistar tartarugas marinhas na água, já que há séculos esses animais costumam deixar seus ninhos nessa praia.

Praia de Caravelas

A praia de Caravelas fica um pouco mais afastada, a uns 5 km desde o portal da cidade. Além de ser uma área de preservação ambiental, é praticamente uma praia particular dos condomínios e do hotel instalados ali. O mar é verdinho e agitado, pouco indicado para crianças.

Praia Olho de Boi

Essa é a única praia naturista de Búzios. Se você é adepto a prática de nudismo irá se encantar ao visitar essa praia. Ela tem uma faixa de areia bem pequeninha e fica entre duas montanhas rochosas. Não construções no seu entorno, tão pouco estrutura com quiosques e restaurantes.

O acesso é feito através de uma caminhada de mais ou menos 20 minutos a partir da Praia Barra. É preciso subir e descer o morro que separa essas duas praias, mas é uma caminhada tranquila.

Fique atenta!! Se você é mulher e viaja sozinha não é recomendado que você vá a essa praia sozinha, especialmente durante a semana. Já recebi relatos de algumas pessoas que encontraram alguns assediadores nessa praia. Se esse for o seu caso é melhor deixar de conhecer um destino, mas manter a segurança.

Praia da Foca

Uma curta faixa de areia entre rochas. Por lá não há ambulantes, barracas ou qualquer infraestrutura mas o visual é arrebatador. Vale a visita.

Praia de Manguinhos

Vem tomando fama devido ao centro gastronômico que funciona ali: o Porto da Barra. O local tem a fama de concentrar alguns dos melhores restaurantes de Búzios e também de proporcionar um pôr do sol de tirar o fôlego.

A faixa de areia contudo é estreita e normalmente não é uma praia onde se vê muitos banhistas.

Praia dos Ossos

Não é uma das praias prediletas dos turistas para banho, mas é nessa praia que fica a Igreja de Sant’Anna. Ela fica no caminho para as Praias Azeda e Azedinha e é dali que partem os táxis marítimos para outras praias de Búzios.

Praia de Tucuns

Essa é uma praia de Búzios que fica mais afastada do centro, e por isso costuma ser bem menos movimentada. Tem uma extensa faixa de areia e bons ventos para a prática de esportes como windsurf, kitesurf e surf.

Praia José Gonçalves

Essa ainda é uma praia pouco conhecida e pouco explorada pelos turistas. Há formação de algumas piscinas naturais. Fica depois da Praia de Tucus, pegando a estrada sentido Cabo Frio.

Mapa com as melhores praias de Búzios

Veja aqui um mapa com a localização das melhores praias de Búzios e também as demais praias:

E na sua opinião, qual a melhor praia de Búzios? Deixa a sua dica pra gente nos comentários.

Outros artigos Relacionados

O que fazer em Cabo Frio

O que fazer em Arraial do Cabo: O Caribe do Rio de Janeiro

O que fazer em Saquarema – Roteiro imperdível na cidade do surfe

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.