10 cidades para fazer bate e volta em São Paulo

Apesar de São Paulo oferecer muitas atrações, optar por conhecer outras cidades desde a capital é uma alternativa para explorar o melhor que o estado paulista tem a oferecer. O melhor é que os passeios podem agradar a todos os tipos de roteiro!

Seja praia ou montanha, casal em busca de romance ou amigos atrás de aventura, o interior de São Paulo tem cidades surpreendentes que agradam a gregos e troianos. Pensando nisso, e para te inspirar além do clichê, decidi elaborar esse artigo, com sugestões de 10 cidades para fazer bate e volta a partir de São Paulo!

Pórtico de Campos do Jordão
Pórtico de Campos do Jordão

Ilhabela

Com mais de 42 praias em 100km de costa, Ilhabela é parada de diversos transatlânticos e oferece tudo que o turista procura: boas praias, descanso, natureza ou agito. Além do mar espetacular, Ilhabela ainda conta com 83% da área preservada em um parque estadual, que conta com diversas cachoeiras e trilhas para caminhadas.

Para quem busca por diversão, Ilhabela também é o local ideal! A noite, a badalação toma conta dos bares na Vila e dos clubes de praia em Curral e Saco de Capela. É para lá que as pessoas costumam ir para curtir o anoitecer, acompanhados de uma bebida e petisco, ao som dos ritmos que embalam a diversão do público.

Campos do Jordão

Conhecida como a Suíça brasileira, Campos do Jordão tornou-se famosa por atrair milhares de turistas durante o inverno. É verdade que a maioria das pessoas vai para a cidade atrás das baixas temperaturas, mas nem só disso vive Campos do Jordão. Também dá para aproveitar as fábricas de chocolate, cafeterias, restaurantes e as delícias da Vila Capivari, o centrinho local.

Quando estiver por lá, não deixe de visitar o Amantikir Jardins, com verdadeiras obras primas naturais, de passear pelo teleférico no Parque Capivari e visitar a fábrica da cerveja Baden Baden. Com certeza, você irá se encantar com o lugar e entender porque Campos do Jordão faz jus a fama de cidade ideal para visitar no inverno paulista.

Ubatuba

De um lado a floresta tropical do Parque Nacional da Serra do Mar, do outro as praias de areias claras e águas verdes, Ubatuba encanta por sua natureza preservada ao longo da costa. A cidade atrai um público variado, de famílias a surfistas, todos buscando aproveitar o melhor da região embaixo do sol.

No centro é onde está a parte mais movimenta, com diversas opções de restaurantes e pousadas capaz de agradar todos os bolsos. Entretanto, diferente do que possa parecer, Ubatuba não é uma cidade tão pequena. São mais de 100 praias! Ou seja, é preciso muito mais do que um simples bate-volta desde São Paulo para conhecer tudo que esse lugar entre a serra e o mar tem a oferecer! Nosso artigo completo da cidade está totalmente atualizado, vale a pena dar uma lida, veja aqui O que fazer em Ubatuba.

O que fazer em Ubatuba
Ubatuba

Visitar os parques Hopi Hari e Wet’n Wild

Se você está viajando com crianças, a parada obrigatória é nos parques Hopi Hari e Wet’n Wild! O ideal, para aproveitar o melhor dos dois, é separar cada dia para um parque diferente. Assim, você conseguirá ir a vários brinquedos e ainda descansar entre um e outro.

No Hopi Hari, considerado o maior parque de diversão da América Latina, não faltam opções de brinquedos de aventura. Sob nova direção desde 2017, o Hopi Hari ainda vale a pena de ser visitado. Apenas alguns quilômetros distantes está localizado o Wet’n Wild, o parque aquático que faz a diversão da criançada. São quase sete milhões de litros de água em piscinas espalhadas por 160 mil m².

Santo Antônio do Pinhal

Com clima de cidade serrana, Santo Antônio do Pinhal está localizada bem próxima a Campos do Jordão, mas, ao contrário da vizinha, ela oferece preços e tarifas mais amigáveis aos visitantes. O charme, por outro lado, é praticamente igual.

Por lá, o turista pode aproveitar as diárias nas charmosas pousadas que têm visão para as montanhas ou se encantar com as lojinhas de artesanato local e ateliê que estão espalhadas pela cidade. Dá ainda para curtir o passeio ao Pico Agudo, com 1.634 metros de altitude ou a cachoeira do Lageado. Veja outros atrativos no post Descubra as belezas de Santo Antônio do Pinhal.

São Bento do Sapucaí

Entre a divisa de Minas Gerais e bem próximo de Campos do Jordão, São Bento do Sapucaí seria apenas uma cidade pacata do interior paulista, não fosse um dos cartões postais mais bonitos do estado, é lá que fica a famosa a Pedra do Baú. É um destino ideal para visitar a dois ou para aqueles que curtem aventura, principalmente fazer trilhas e trekkings.

Bucólica e romântica, São Bento do Sapucaí exibe visual incrível para as montanhas de praticamente qualquer lugar que se olhe. Para quem gosta de dirigir, dá para ficar na cidade e conhecer as vizinhas, Campos do Jordão e Santo Antônio do Pinhal, mas São Bento é tão gostosa, que você não vai querer sair de lá!

São Roque

Se você gosta de vinho e está buscando um lugar para descansar, São Roque é o destino ideal! Localizada a apenas 1h de carro de São Paulo, a cidade possui a Estrada do Vinho, uma via com mais de 10km de comprimento repleta de vinícolas! É um passeio para um dia interior visitar quantas vinícolas forem possível.

Outro atrativo famoso por lá é a pista de Ski Mountain Park, um parque com pistas de esqui e o snowboard feitas de polietileno. O espaço também conta com arvorismo, tobogã, arco e flecha e diversas outras atividades. Ou seja, a diversão da família está garantida com uma tarde repleta de prática dos esportes de aventura!

São Francisco Xavier

Refúgio na serra e procura certeira de casais apaixonados, São Francisco Xavier ainda guarda aquele ar de cidade do interior. Quem gosta de privacidade e quer aproveitar o momento a dois, não deve ter dúvidas quanto à escolha do destino!

Apesar da tranquilidade, São Francisco Xavier também tem boas opções de restaurantes, passeios em meio a natureza e até alguns ateliês de arte. Por lá, dá para aproveitar e fazer trilhas durante o dia para as cachoeiras, curtir a piscina da pousada ou descansar no gramado! Veja aqui o nosso post completo de São Francisco Xavier.

Centrinho de São Francisco Xavier

Cunha

Trilhas, cachoeiras e ecoturismo são palavras chaves para descrever Cunha, cidade no interior, localizada a 230km da capital São Paulo. Ela que é conhecida como a cidade das cerâmicas, tornou-se destino preferido de paulistas e cariocas, já que o município faz parte da região que faz divisa entre os estados.

Dá para aproveitar o melhor do lugar indo a Pedra da Macela, que só é acessível via trilha, ou bebendo umas cervejas na Cervejaria Wolkenburg, que produz as melhores bebidas artesanais da região. Outra sugestão é ir aos campos de lavanda, seja o Contemplário ou Lavandário, para admirar e fotografar as famosas plantações de lavandas.

Veja também Circuito das águas paulistas : roteiro para road trip do blog Mundo Viajante

Caraguatatuba

Entre Ubatuba e São Sebastião, Caraguatatuba deve fazer parte do roteiro de quem pretende conhecer o litoral paulista. São 40km de praias de águas verdes que encantam a todos, de crianças a idosos! Sem contar que a infraestrutura local é completa, oferecendo uma rede de lojas, mercados e até shoppings.

No Parque Estadual da Serra do Mar você ainda encontrará as belezas da mata atlântica, ao longo de 88 mil hectares de área verde. Dá para fazer trilhas, descobrir paisagens e admirar uma infinidade natural de pássaros e plantas. Por isso, Caraguatatuba é um ótimo destino para quem quer curtir a natureza, seja próximo ao mar ou da montanha.

O interior paulista guarda diversas boas surpresas. Decidir quais as cidades para fazer bate-volta desde São Paulo é escolher se surpreender com lugares, costumes e atrações. Vale a pena reservar, pelo menos, um final de semana para viajar pelo estado, garanto que lugares bonitos e fotogênicos não faltarão!

Outros posts relacionados

Como conhecer São Paulo Gastando Pouco

Como chegar e conhecer o Hopi Hari

O que fazer em São Bento do Sapucaí e Gonçalves

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
Uma resposta
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.