Como conhecer Buenos Aires gastando pouco

É possível viajar para Buenos Aires gastando pouco, sabia? Capital da Argentina e uma das cidades mais charmosas da América do Sul, Buenos Aires impressiona por parecer a Europa, mas ter preços muito mais amigáveis.

Por lá, o brasileiro sente-se em casa ao mesmo tempo que fica encantado com o que vê. Os Hermanos possuem uma ótima infraestrutura em hotéis, restaurantes e atrações. A melhor época para visitar é na primavera, quando as temperaturas estão amenas e as ruas floridas. E, em qualquer época do ano, dá para conhecer Buenos Aires gastando pouco e, mesmo assim, aproveitar uma ótima viagem! Nesse post te mostro como!

Buenos Aires gastando pouco
Caminito em Buenos Aires

Dicas para aproveitar Buenos Aires gastando pouco

Para curtir as atrações gratuitas de Buenos Aires você tem várias opções de roteiros ou programações. A sugestão que eu daria é começar a entender a cidade através do Free Walking Tour.

Para quem não conhece, Free Walking Tour é uma tendência mundial de passeios que surgiu na Europa. Um guia, morador local ou estudante que conheça muito da cidade em questão, encontra diariamente um grupo de turistas e saí com eles para apresentar os principais pontos turísticos. O passeio é sempre gratuito e, ao final, fica a seu critério dar uma gorjeta ou não para o guia, como reconhecimento pelo seu trabalho, mas o mais indicado é contribuir com alguma quantia, mesmo que pequena.

Atualmente, existem Free Walking Tours dos mais variados. Há os clássicos, para conhecer o centro da cidade, os temáticos, que vão a locais específicos, e até os culturais. Cada cidade tem sua particularidade e, em Buenos Aires, isso não é diferente.

Na capital argentina existem dois passeios diários: às 10h30 no Bairro Recoleta e às 15h pelo Centro Histórico. para os dois não é necessário fazer nenhuma reserva, basta aparecer no local na hora marcada. Enquanto desfruta da explicação do guia, você percorre os principais palácios, parques e monumentos de Buenos Aires. Você ainda pode optar por fazer o tour em inglês ou espanhol. Para saber mais informações, basta acessar o Free Walks Buenos Aires.

Mesmo depois de realizar o Free Walking Tour, você poderá estar interessado em conhecer mais atrações gratuitas em Buenos Aires. A parte boa é que não faltam lugares bacanas para aproveitar!

Buenos Aires tem muita coisa para fazer de graça! E dá para ir facilmente de um ponto a outro caminhando ou através do transporte público local, que também não é caro e é eficiente.

Caminhe pelo Caminito

Uma viagem a Buenos Aires não é completa sem um passeio pelo Caminito. O melhor? É de graça! Separe uma tarde para rodar as ruas coloridas do bairro, perca tempo fotografando cada detalhe e se divirta com os espaços culturais que existem por lá.

Bem próximo fica o estádio do Club Atlético Boca Juniors, ou o La Bombonera. Uma boa ideia é aproveitar que está tão pertinho e incluir uma visita ao local também. Você pode só tirar fotos na fachada ou entrar para conhecer o campo. Mas, se tiver com a grana curta e pensando em curtir Buenos Aires gastando pouco, a dica é só olhar mesmo!

Visita gratuita na Casa Rosada

A Casa Rosada é um dos principais símbolos de Buenos Aires. Sede da presidência argentina e declarada Patrimônio Histórico Nacional, o edifício em cor de rosa chama a atenção e é parada obrigatória de todo turista.

Aos sábados, domingos e feriados, quando não há expediente, você pode realizar o tour gratuito interno e conhecer a Casa Rosada por dentro. A visita gratuita é uma das melhores maneiras de conhecer um pouco mais sobre a história da Argentina, como funciona o governo e aprender algumas curiosidades também.

Casa Rosada em Buenos Aires
Casa Rosada

Apreciar as artes no Museu Nacional de Belas Artes

Sabe quando você planeja conhecer um destino, mas o tempo não ajuda? Uma das alternativas para os dias de chuva é se refugiar em ambientes fechados. O Museu Nacional de Belas Artes pode ser uma opção. Entretanto, com ou sem mau tempo, tente ajustar o lugar no roteiro por Buenos Aires!

Quem gosta de arte ou programas culturais vai amar conhecer esse museu! Ele reúne coleções permanentes e temporárias, incluindo obras incríveis de Monet, Rembrandt e El Greco! Outra boa notícia é as quartas e sextas-feiras, na parte da tarde, há visitas guiadas em português gratuitas. Sem desculpas para ir, viu?

Conhecer o Teatro Colón

Considerado um dos principais edifícios de Buenos Aires, o Teatro Colón tem o interior tão surpreendente quanto o exterior! Vale a pena optar pela visita guiada para entender todos os detalhes locais. A parte ruim é que essas visitas são pagas, mas, dependendo do seu interesse, você pode ver isso como um investimento, não um gasto.

A notícia boa é que aos domingos o Teatro Colón oferece programa gratuitos! Assim, você aproveita para conhecê-lo por dentro sem gastar um tostão. Fique de olho no site oficial para saber a programação e conseguir poupar uns trocados.

Uma pausa no Café Tortoni

Depois de caminhar o dia inteiro por Buenos Aires, nada melhor do que uma pausa para o café, certo? Uma das opções mais famosas na cidade é o Café Tortoni, parada obrigatória para quem é amante de arte, cultura e adora um cafezinho.

Aberto em 1858, o lugar tornou-se ponto turístico e é um dos locais mais tradicionais que existem por lá. Mas, é preciso estar ciente que, para entrar, você provavelmente encarará uma fila de espera logo na entrada. Há quem diga que o atendimento também não é tão amigável, mas tudo vale a pena pelo charme local e um cafezinho não custa quase nada, certo?

Se encantar pela Livraria El Ateneo

Sabe aquele lugar incrível, que te tira o ar logo na entrada? Então, essa é a Livraria El Ateneo! Para quem é fã de livros, é o lugar perfeito! Dá para passar horas e horas entre as estantes, vendo livros dos mais variados gêneros e sem gastar nem um centavo.

Uma curiosidade, é que a livraria funciona hoje no lugar de um antigo teatro, o Grand Splendid. Ainda é possível ver o palco com as cortinas e toda a decoração que fazia dele um grande símbolo de glamour argentino.

Livraria El Ateneo em Buenos Aires
Livraria El Ateneo

Fazer uma sessão de fotos na Floralis Genérica

Quem nunca viu uma foto com a Floralis Genérica ao fundo que atire a primeira pedra. O parque que a abriga é bastante simples, mas igualmente atrativo. Vale uma parada pós almoço para descansar na grama e tirar algumas fotos.

A flor em questão é uma imponente escultura de 20 metros de altura que foi construída com aço inoxidável e alumínio. Uma obra fantástica que pesa mais de 18 toneladas! Segundo o autor, o arquiteto argentino Eduardo Catalano, a Floralis Genérica é uma homenagem que representa todas as flores e mostra o dinamismo de nosso tempo.

Ir na Feira de San Telmo

San Telmo já seria um lugar surpreendente para visitar, mas ainda tem a feira que acontece todos os domingos, entre 10h e 18h. Esse é um programa perfeito para quem gosta de garimpar achados. É possível encontrar roupas, calçados e acessórios a preços vantajosos!

E, uma vez aproveitando o tour por San Telmo, não deixe de também visitar a estátua da Mafalda, que está localizada na esquina entre as ruas Chile e Defensa. Para captar o clique, você talvez precise encarar uma pequena fila, mas nada demais! Vale a pena.

Ver o pôr do sol por Puerto Madero

Puerto Madero é um dos bairros mais legais de Buenos Aires! A área, que foi revitalizada e tornou-se um dos metros quadrados mais caros da cidade, é hoje um enorme centro gastronômico, cultural e símbolo de modernidade.

Dá para caminhar sem pressa por lá, praticar esportes ou aproveitar um dos maravilhosos restaurantes que estão em ao redor. Para quem gosta de balada, Puerto Madero também é o destino ideal, afinal, é o lugar onde locais e turistas vão para curtir a noite em Buenos Aires.

Puerto Madero em Buenos Aires
Puerto Madero

Há ainda outras tantas atrações gratuitas pela capital argentina. Se gostar, você pode conferir o Cemitério da Recoleta, que tem túmulos de algumas das celebridades mais influentes do país, ou ainda passear pelos parques e galerias da cidade. Fato é que não faltam opções e alternativas para desbravar Buenos Aires gastando pouco! Prova de que dá para aproveitar muito, viajar bastante e ser muito feliz, sem precisar sem rico!

Vai se hospedar em Buenos Aires?

Reserve seu hotel no Booking.com que é parceiro aqui do blog. Fazendo sua reserva através desse link ganhamos uma pequena comissão e você não irá pagar nada a mais por isso.

Outros posts relacionados

Viajando para Buenos Aires pela primeira vez

Quanto vai custar minha viagem?

Como voltar de férias sem dívidas

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
Uma resposta
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.