O que fazer na Barra da Tijuca – Roteiro Turístico

A Barra da Tijuca é um bairro localizado na Zona Oeste do Rio de Janeiro e oferece tantos atrativos turísticos que daria para passar um final de semana inteiro sem sair de lá. Se antes ela era conhecida por ser um bairro distante, a chegada da linha 4 do metrô trazendo ou levando os turistas até a estação Jardim Oceânico facilitou, e muito, a vida de quem quer se aventurar por essas bandas do Rio.

Um outro acontecimento muito importante e que fez aumentar a vasta oferta hoteleira na região foram as Olimpíadas de 2016, já que muitos jogos aconteceram na localidade e isso fez com que grandes redes de hotéis se instalassem na Barra e aumentasse a oferta de quartos no bairro.

Levando tudo isso em conta, o bairro que tem praia, natureza, trilha, polo gastronômico e muitos shoppings tem muito a oferecer a seus visitantes. Veja nesse post o que fazer na Barra da Tijuca.

o que fazer na Barra da Tijuca
Praia da Barra

O que fazer na Barra da Tijuca?

Praia da Barra

Com mais de 6km de extensão, a Praia da Barra tem areia branquinha e fofa e águas claras, geralmente limpas. Toda sua extensão é tomada por quiosque os tendas que oferecem boa infra-estrutura aos frequentadores como possibilidade de alugar guarda-sol e cadeira.

No canto esquerdo da praia, entre o posto 1 até o corpo de bombeiros ela é chamada de Praia do Pepê e após o trecho conhecido como Alvorada, no Posto 7, incia-se a Praia da Reserva, trecho de proteção ambiental, ali se avista uma paisagem muito mais rústica e muita dificuldade para achar estacionamento em dias ensolarados.

Gosta de tomar café da manhã fora de casa? Veja o artigo
Locais para tomar café da manhã na Barra da Tijuca – RJ

Pier no Posto 1 – Quebra Mar (Praia do Pepê)

Ainda na Praia do Pepê, fica um Pier que separa a praia e o canal de entrada da Lagoa de Marapendi. O local é muito visitado por pescadores e pessoas que querem fazer um passeio ao ar livre. Experimente fazer uma visita no horário do pôr do sol para contemplar um visual incrível.

o que fazer na Barra da Tijuca
Praia do Pepê e Pier do Quebra Mar

Pedra da Gávea

A trilha mais famosa do Rio também tem acesso pela Barra, numa área conhecida como Barrinha fica uma das entradas da Floresta da Tijuca, que da acesso a icônica Pedra da Gávea. A trilha possui 1670 metros e apesar de parecer ser uma distância pequena, ela é considerada uma trilha difícil pois o trajeto é bem íngreme durante a maior parte do tempo, possui muitos obstáculos. O tempo médio de subida leva em torno de 3h a 4h dependendo do seu condicionamento físico. Para saber mais sobre a Pedra da Gávea, visite o post Como subir a Pedra da Gávea.

Ilha da Gigóia

Escondida atrás de altos prédios comerciais fica a Ilha da Gigóia. Uma ilha totalmente bucólica e inimaginável no Rio de Janeiro. Para se ter ideia, o acesso é feito por barco e por lá a oferta gastronômica é farta e interessante. Perder-se por suas ruelas é um passeio super agradável, bem como parar em algum barzinho como o Bar Caiçara e observar o vai e vem dos barquinhos ou o por do sol na Lagoa da Tijuca. Para saber mais sobre esse paraíso escondido, visite o post Descubra a Ilha da Gigóia.

o que fazer na Barra da Tijuca
Ilha da Gigóia

Shoppings (Compras)

Pode se dizer que a Barra é o paraíso do consumo, são mais de 10 shoppings instalados no bairro, desde os menos tradicionais e a céu aberto como o Shopping Downtown como aqueles que ostentam grifes de luxo como o Village Mall e o Rio Design Barra. O mais tradicional é o Barra Shopping, que possui tanto lojas de departamento quanto lojas de marcas famosas além de bons restaurantes como o famoso La Cabrera.

+ Restaurante La Cabrera: Estimado restaurante argentino em solo carioca

Estação Turma da Mônica

Para quem está acompanhado de crianças, uma super dica é a Estação Turma da Mônica que foi inaugurada no fim de 2019 e está funcionando no Shopping Metropolitano. A atração é fixa e trata-se de uma versão compacta do Parque da Mônica que funciona em São Paulo.

O grande diferencial é que os papais e os filhos podem brincar juntos em quase todos os brinquedos. Entre os principais atrativos estão uma piscina de bolas gigante, uma locomotiva elétrica e o tobogã além de outros atrativos. O local também conta com área baby, lanchonete, espaço para eventos e lojinha com produtos oficiais.

+ Veja aqui outras atrações no Rio para fazer acompanhado de crianças. 

Piscina de bolas da Estação Turma da Mônica
Piscina de bolas da Estação Turma da Mônica

Museu da Seleção Brasileira

Se você é apaixonado por futebol, esse museu precisa ser incluído no seu roteiro. Dentro da CBF fica o Museu da Seleção Brasileira, em funcionamento desde 2014 ele conta a história da seleção de forma interativa desde os seus primeiros jogos.

No museu você vai encontrar as camisas que já foram utilizadas pela seleção, “estações de rádio” que narram momentos históricos da seleção nas Copas do Mundo, a Sala de Troféus com quase 200 peças (entre troféus e prêmios recebidos), réplicas das 5 taças de Copas do mundo entre outros atrativos que fazem a visita valer a pena.

Bosque da Barra

Fazer uma visita ao Bosque da Barra pode ser um passeio super agradável, dentro dos seus 50 hectares tem playground infantil, trilha para caminhada ou passeio de bike onde é possível avistar animais nativos como capivaras e saguis e um grande lago onde é possível fazer um aprazível piquenique.

O parque ainda conta com infraestrutura de bebedouro e banheiros e a entrada é totalmente grátis. O estacionamento, no entanto, é pequeno e lota bem rápido. Uma opção pode ser alcançar o parque através do sistema de BRT, pois bem na frente do parque fica a estação de mesmo nome. Saiba mais no post Um passeio relaxante no Bosque da Barra.

O que fazer na barra da tijuca
Bosque da Barra

Polo Gastronômico – Vida Noturna

A vida noturna da região gera em torno das ruas Olegário Maciel e Érico Veríssimo. A primeira é recheada de barzinhos descolados os quais você nem precisa de uma boa indicação, é só ir até o local e caminhar procurando pelo que tiver mais “a sua cara” ou que tenha uma mesa disponível, afinal, aos finais de semana todos eles costumam ter super lotação. Já a rua Érico Veríssimo dá lugar a um pólo de bons restaurantes, dentre eles os renomados Paris 6 e Gero.

Esse post faz parte de uma blogagem coletiva do grupo #RIOunico, e tem como tema levantar atrativos turísticos interessantes espalhados pelos bairros do Rio de Janeiro. Para acessar outros posts de outros bairros do Rio veja a lista abaixo:

Despachadas – Roteiro de 1 dia em Paquetá: o que fazer?

Chicas Lokas – Madureira: expressão da alma do subúrbio carioca

Olívia Garimpando por aí – Um roteiro pelo charmoso bairro de Santa Teresa no Rio de Janeiro

Destinos e Afins – 11 dicas do que ver na Urca, o mais especial dos bairros Cariocas

Viagens Bacanas – Descubra e Encante-se com a Lagoa Rodrigo de Freitas

1 viagem, 2 visões – Por que se hospedar em Copacabana no Rio de Janeiro (e o que fazer no bairro)

Antes de finalizarmos esse post, queria falar do nosso guia digital “102 atrações e passeios gratuitos no Rio de Janeiro, além das praias“. Ele é pra você que gosta de passear de maneira econômica e ter toda a sua fonte de pesquisa reunida em um só lugar. Para conhecer todos os atrativos da lista, clique na imagem abaixo para fazer o download:

Outros posts relacionados

Rio de Janeiro: Do Leme ao Pontal

O que fazer em Barra de Guaratiba?

Vargem Grande – Aproveite um final de semana por lá

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
10 respostas
  1. Me mudei para a Barra em janeiro e estou adorando o “Barra Way of Life”, algo que eu sempre condenei! Rs
    Nós cariocas temos um certo preconceito e o bairro não merece!!!
    Vou dar mais uma diquinha: Mercado do Produtor! Programa delícia para comer e beber!!

  2. A Tijuca é um lugar lindo e perfeito para quem vem visitar a nossa cidade. Recomendo a Praia da Reserva, Museu sítio Roberto Burle Marx, Bosque da Barra da Tijuca e o Glorioso Passeio de helicóptero no Comandante Nobre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.