Conheça São Francisco do Sul

Casario Colonial - o que fazer em São Francisco do Sul
Casario Colonial em São Francisco do Sul

Tive a oportunidade de conhecer rapidamente São Francisco do Sul através de uma viagem que fiz até Joinville, e pelo pouco que vi só “abriu meu apetite” para desbravar ainda mais essa bela cidade. Para saber mais sobre a viagem até Joinville visite o post: Joinville – A Cidade da Dança.

O que fazer em São Francisco do Sul?

– Passear pelo centro histórico

São Francisco do sul é tida como a cidade mais antiga do estado de Santa Catarina e uma das cidade mais antigas do Brasil. Seu centro histórico é tombado pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico Nacional e passear pelas suas ruas observando o casario conservado é muito recomendado. Perto do pier há uma feirinha ideal para compra de souvenires ou artesanato local.

Mercado Municipal - o que fazer em São Francisco do Sul
Mercado Municipal

Mercado Municipal

No Centro histórico também fica o Mercado Municipal que data de 1900. O local já foi um importante centro comercial e atualmente abriga lojas de artesanatos, lanchonetes, restaurantes, peixarias entre outras lojinhas.

Ainda no centro histórico, você vai encontrar a Igreja Matriz Nossa Senhora da Graça que é uma gracinha. Em estilo veneziano, teve a sua construção finalizada no ano de 1665. A igreja passou por várias reformas e recebeu o relógio da fachada no início do século XX.

Na cidade também fica o posto de combustível mais antigo do estado de Santa Catarina ainda em funcionamento e atualmente administrado pela rede Texaco. O posto foi inaugurado em 1938 e permanece até hoje nas mãos da mesma família.

o que fazer em São Francisco do Sul
Igreja Matriz Nossa Senhora da Graça

– Museu Nacional do Mar

Um dos pontos turísticos para “bater ponto” em São Francisco do Sul é o Museu Nacional do Mar, ele conta com 10.000m² e um acervo de centenas de peças de variadas embarcações brasileiras vindas de todo país. São aproximadamente 15 salas que retratam a vida do homem no mar, através de seus costumes e tradições. Conta ainda com auditório, lanchonete, biblioteca e loja de souvenires.

Uma das embarcações que está atualmente no museu é o barco I.A.T de Amyr Klinc, utilizado em sua travessia a remo pelo atlântico, além de outros itens que fizeram parte de suas viagens.

O museu funciona de terça a sexta-feira de 9h00 às 17h30 e finais de semana e feriados de 10h00 às 17h30. O valor do ingresso é de R$ 5,00 e a meia entrada custa R$ 2,00. Para maiores informações visite o site do Museu.

Museu Nacional do Mar- o que fazer em São Francisco do Sul
Museu Nacional do Mar em São Francisco do Sul

– Mirante

No Parque Ecológico Municipal Celso Amorim Salazar Pessoa, também conhecido como Morro do Hospício, ficam alguns mirantes para a Baía da Babitonga. Não tive tempo hábil de conhecer esse parque pessoalmente mas alguns blogueiros amigos que conheceram indicaram a visita. Lá também é possível conhecer os resquícios da capela São José, construída no século XVII. O parque funciona de domingo a domingo de 9h00 Às 17h00 e a entrada é franca. Os horários podem ser diferenciado durante o período do verão..

– Praias

Além dos pontos turísticos citados acima, a cidade ainda conta com mais de 10 praias e balneários próprios para banho que descortinam paisagens incríveis. Algumas delas são Praia do Forte, Praia de Ubatuba, Praia da Saudade, praia Grande, entre outras.

Onde se hospedar em São Francisco do Sul?

Vai se hospedar na cidade? Reserve seu hotel através do Booking.com. Se fizer sua reserva através desse link o blog ganha uma pequena comissão e você não irá pagar nada a mais por isso.

Veja algumas opções de hospedagem:


Booking.com

Outros posts relacionados:

– Conheça São Bento do Sul e Corupá

Florianópolis: A Ilha da Magia

– Muita diversão no Beto Carreiro World

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
Uma resposta
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.