Trilha do Pico da Tijuca

O Pico da Tijuca é o segundo pico mais alto da cidade do Rio de Janeiro, com 1021m de altitude e 2800m de extensão. Apesar de mais alto e da trilha ser mais longa, é mais fácil alcançar o cume do Pico da Tijuca do que o cume da Pedra da Gávea. Clique aqui para informações sobre como subir a Pedra da Gávea.

Como chegar no Pico da Tijuca?

Para chegar ao Pico da Tijuca é necessário dirigir-se ao Parque Nacional da Tijuca, pela entrada do Alto da Boa Vista, vindo pelo bairro da Tijuca ou pela Barra. Lá dentro, procure pelo Largo do Bom Retiro para dar início da Trilha.

No parque é permitido a entrada de carros (mas há limite de vagas), mas se você não tiver um trasporte particular para chegar até o Largo do Bom Retiro, saiba que será necessário encarar uma caminhada de 4km do portão até o largo, pois os ônibus só deixam os trilheiros no portão de entrada.

Informações sobre a Trilha:

Antes de chegar ao largo do bom retiro, alguns metros depois de passar o portão principal com certeza a Cascatinha Taunay irá lhe chamar a atenção, ela não é aberta para banho, mas vale parar para fazer umas fotos e apreciar a queda.

Cascatinha Taunay

 

Falando sobre a trilha, ela é muito bem demarcada, com poucos pontos de dificuldade. Além de sua maior parte acontecer sob uma vegetação densa, o que nos protege do calor intenso. A caminhada é de dificuldade leve a moderada leva de 1h a 2h de caminhada, dependendo do seu preparo físico.

No percurso há uma bifurcação para quem vai seguir para o Bico do Papagaio e outros picos, mas é só ficar atento as placas que não há risco de se perder.

O trecho de maior dificuldade é a escadinha de 117 degraus cavada na própria rocha que existe antes de alcançar o topo. Há uma corrente para apoio, e para vencer esse obstáculo de 120 metros é só evitar de olhar pra trás.

Escadinha de pedra antes de alcançar o topo

 

Ao alcançar o pico, é possível observar a cidade do Rio de Janeiro em 360° e até Niterói, e em dias de boa visibilidade também é possível ver alguns picos da região serrana como o Dedo de Deus.

Vista do Pico da Tijuca

 

Período da visita: Outubro de 2013

Outros posts relacionados:

Conheça o Forte do Leme

Trilha da Pedra Bonita

Como chegar na Pedra do Pontal

Trilhas da Praia do Perigoso e Pedra da Tartaruga

Parque da Catacumba

– Como subir o Morro dois Irmãos

– Mirante do Caeté no Parque Municipal Natural da Prainha

– Desvendando a Praia do Secreto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *