O que fazer em São Thomé das Letras

O que fazer em São Thomé das Letras | Quando pensamos em São Thomé das Letras um pensamento místico e enigmático vem quase que acompanhado, e realmente essa cidade a mais de 1400m de altitude tem esse “Q” de esotérica.

Alguns acreditam que São Tomé seja um dos sete pontos energéticos da Terra, se é verdade ou não, não sabemos, mas de fato, ela acaba atraindo muitos e muitos turistas para a cidade em busca de sentir essa energia.

Veja também:
15 aplicativos para otimizar sua viagem
Como funcionam as milhas aéreas, tudo o que você precisa saber

Porém, muito além da magia, o que não falta em São Thomé das Letras é beleza e atrativos naturais. Fãs de turismo de aventura também amam o lugar e o recomendam fortemente. Localizada no sul de Minas Gerais, a cidade proporciona um contato único com a natureza e muitos dos atrativos turísticos podem ser encontrados no Parque Municipal Antônio Rosa.

Para saber o que fazer em São Thomé das Letras para aproveitar seu tempo na cidade, continue lendo esse artigo! Principalmente se sua intenção for descobrir quais são as melhores cachoeiras de São Thomé das Letras ou lugares para recarregar as baterias, você está lendo o texto certo.

O que fazer em São Thomé das letras?

Por estar cercado pela natureza, São Thomé das Letras envolve muitos passeios contemplativos, banhos de poços ou cachoeiras e visitas a grutas. Tudo na cidade colabora para engrandecer ainda mais o místico que tornou São Thomé um lugar tão conhecido e procurado.

Seja andar pelo calçamento rústico do centro ou admirar pessoas negociando artigos místicos, como apanhadores de sonhos ou amuletos da sorte, quem visita à cidade, volta encantado. E mesmo quem não acredita em magia concorda que o lugar tem um clima especial, que torna tudo ainda mais agradável.

Abaixo listei alguns pontos turísticos e atrações que devem estar no seu roteiro por São Thomé das Letras.

O que fazer em São Thomé das Letras: Visitar o centrinho São Thomé das Letras
Centrinho São Thomé das Letras

Casa da Pirâmide

A Casa da Pirâmide é possivelmente o ponto turístico mais fotografado de São Thomé das Letras. Ela está na parte mais alta da cidade o que acaba permitindo uma vista quase que 360 graus para a Serra da Mantiqueira. O visual é incrível e é considerado um ótimo local para ver o pôr-do-sol.

Casa da Pirâmide em São Thomé das Letras
Casa da Pirâmide

Cruzeiro

Bem pertinho da Casa da Pirâmide fica o Cruzeiro, outro ponto turístico de São Thomé das Letras com uma bela vista e, que também é considerado um dos locais mais altos da cidade.

Há quem diga que foi ao redor deste ponto que surgiram os primeiros povoamentos de São Thomé. Hoje em dia, se destaca como um ótimo local para ver o nascer do sol ou da lua, ou ainda contemplar as estrelas.

O que fazer em São Thome das Letras
Cruzeiro

Pedra da Bruxa

Ao lado do Mirante de Pedra, fica a Pedra da Bruxa e esses dois pontos turísticos junto com o Cruzeiro e a Pirâmide, fazem parte do Parque Municipal Antônio Rosa.

É possível subir a pedra para apreciar a vista, mas reza a lenda que o vento sopra bem forte lá em cima e a bruxa que se esconde na pedra pode te derrubar.

Centro e Igreja Matriz

O centrinho da cidade é calçado com a famosa pedra de São Thomé, que é um tipo de quartizo, cuja extração é a principal atividade econômica da cidade. E é na Praça Barão de Alfenas que você encontrará muitos comerciantes de rua vendendo esculturas feitas com essa pedra.

Na Praça Barão de Alfenas também fica a Igreja Matriz, que foi construída 1785 em estilo barroco e todos os dias também rola uma feirinha de artesanato, onde você pode comprar produtos místicos como pedras de proteção e filtro de sonhos.

Além disso, pelo centrinho de São Thomé também se espalham inúmeras lojinhas de artesanato e produtos da região. Ótimo lugar para garantir as lembrancinhas da viagem ou aquele queijo mineiro e doce de leite espetaculares!

O que fazer em São Thomé das Letras
Igreja Matriz – Fonte: TripAdvisor

No centro também fica a Igreja de Pedra (igreja Nossa Senhora do Rosário), um dos poucos exemplos que restam da arquitetura colonial na cidade. Construída em pedra sobre pedra, sem nenhuma argamassa e está de pé desde o século 18.

Cachoeira da Eubiose

Não posso dizer que a minha experiência na cachoeira da Eubiose foi bacana, pois como fui em período de carnaval, a cachoeira estava extremamente cheia. Aquelas fotos lindas e desertas que vemos na internet era a expectativa de uma realidade que estava totalmente ao contrário.

Porém, existe uma trilha pela lateral direita da cachoeira que leva até a parte de cima dela e de onde, com sorte, é possível ter um pouco mais de privacidade.

Atualmente é cobrado um valor de R$ 5,00 (jun/2020) para acesso a essa cachoeira e o controle de pessoas feito por um restaurante que funciona no local.

O que fazer em São Thomé das Letras
Cachoeira da Eubiose e poço acima dela

Cachoeira do Véu da Noiva

A cachoeira fica a aproximadamente 9km do centro da cidade e o acesso ao poço tem um certo nível de dificuldade, pois é em declive, além de não ter muito espaço para se acomodar. O diferencial dessa cachoeira é o pulo que pode ser feito a partir da cabeceira, mas cuidado, pois o poço é raso.

O que fazer em São Thomé das Letras
Eu pulando na cachoeira do Véu da Noiva

Cachoeira da Lua

A cachoeira da Lua dá direito a três tipos de saltos diferentes, um deles através de uma corda na qual o aventureiro pode se pendurar e se soltar no meio da piscina natural, outro através de uma árvore, que praticamente paira em cima do poço da cachoeira e, por último, através de uma pedra com mais ou menos 10 metros de altura.

Eu só me aventurei no da corda, mas como tenho pouca força nos braços acabei me esborrachando e machucando feio o joelho. Tenha cuidado ao fazer esse tipo de atividade para não estragar a sua viagem. E, caso tenha imprevistos, lembre-se sempre do seguro-viagem! Independente de ser viagem nacional, o seguro-viagem pode te salvar de uma furada, saiba mais aqui.

Ladeira do Amendoim

Há uma lenda que diz que nessa ladeira os carros sobem ao invés de descer, ou movimentam-se sem motorista. Para fazer o teste é só sair do carro e deixar o freio de solto, mas se é mito ou se é verdade, eu vou deixar para você descobrir quando estiver na cidade.

Me conta depois no instagram a sua experiência, tá? É só me seguir em @odiariodeumaviajante!

Vale das Borboletas

Na minha opinião, o Vale das Borboletas foi a cachoeira mais bonita que visitamos durante todo o período, apesar de estar super lotada e com pouca água devido a falta de chuvas, é a única que visitei que possui águas claras e não barrentas. É a cachoeira mais próxima da cidade, a 3km.

O que fazer em São Thomé das Letras
Vale das Borboletas

Poço Secreto

Basta uma procura por fotos no instagram sobre São Thomé das Letras que você acha uma foto do Poço Secreto: um lugar belíssimo, de águas em tons de verde e azul, cercado por montanhas e falésias. Porém (infelizmente essa história de conto de fadas tem um porém), o Poço Secreto não é um atrativo turístico.O Poço Secreto está localizado em uma propriedade privada e, além disso, ele não é natural. Na verdade, ele é proveniente de uma área de mineração desativada há poucos anos. A água ali, apesar de bonita e fotogênica, não é própria para banho e pode conter resíduos químicos.

Se vale a foto no Instagram, isso é você quem deve decidir. Mas, apesar de bonito, o Poço Secreto divide opiniões.

Cachoeira do Flavio

Próxima a cidade e com acesso fácil, a Cachoeira do Flávio é ponto de parada obrigatório para quem quer curtir um banho de água doce e relaxar em uma cascata de água natural. Apesar de pequena e do poço ser raso, vale muito a parada.

Uma dica é, se seu roteiro permitir, tentar ir durante os dias do meio da semana, porque, por ter entrada franca, a Cachoeira do Flavio costuma lotar aos sábados e domingos. Nem a água gelada espanta os visitantes!

Gruta do Sobradinho

Sobradinho é um bairro localizado na zona rural de São Thomé das Letras, e é nele que está a Gruta do Sobradinho, uma formação arenítica com 100 de extensão, 6m de altura e 3m de largura! No seu interior existem pequenos poços d’água que formam um pequeno rio que culmina em uma bela cachoeira e em pequenas piscinas naturais ao final.

O passeio custa R$40 por pessoa – preço de janeiro de 2022 – e inclui equipamento de proteção individual para atravessar a gruta, que possui alguns locais de difícil acesso. Por outro lado, a estrutura ao redor é ótima e conta com restaurante, playground e piscina. É um ótimo passeio para o dia todo e para toda a família!

Poço das Esmeraldas

O ideal é ir parando e perguntando de tempos em tempos… O problema é que nem sempre os locais sabem realmente onde fica o poço. Só conseguimos acessar o local depois de procurá-lo por quase 2h, e depois de encontrarmos um casal que estava indo visitá-lo pela segunda vez.  O poço é super profundo, não dá pra ter noção de quão profundo é, pois, foi resultado de uma escavação. Ou seja, uma pedreira grande e funda que acabou armazenando água das chuvas. Se você conseguir encontrá-lo, vale a pena visitar o local.

Poço das Esmeraldas em São Thomé das Letras
Poço das Esmeraldas em São Thomé das Letras

Outros pontos turísticos em São Thomé das Letras

– Cachoeira Antares
– Cachoeira das Macacas
– Cachoeira do Paraíso
– Cachoeira de São Thomé
– Cachoeira Shangri-lá
– Cachoeira do Sobradinho
– Cachoeira da Lua de Mel
– Cachoeira Garganta do Diabo
– Cachoeira das Bromélias
– Gruta do Labirinto
– Gruta do Carimbado

Vida noturna em São Thomé das letras: O que fazer a noite na cidade

No centrinho da cidade há diversas opções de bares e restaurantes que ficam sempre cheios de gente. Há alguns que têm mesas na calçada, música ao vido e pessoas felizes dividindo a cerveja. O destaque, por outro lado, fica para o Empório e o Caverna Pub, que estão localizados na Praça Barão de Alfenas.

Onde comer bem em São Thomé das Letras

Comer é bom e todo mundo gosta! Comer bem pagando pouco é melhor ainda! E, além das cachoeiras belíssimas, não pode faltar no seu roteiro por São Thomé das Letras os melhores lugares para comer. Até porque, você estará em Minas Gerais e comida mineira é uma das melhores do Brasil!

Entretanto, vale ressaltar que tudo na cidade de São Thomé é simples. Faz parte e combina com a atmosfera do lugar. Logo, não espere encontrar chefes renomados ou restaurantes de redes fast-food. Vá preparado para saborear a boa e velha comida caseira, feita com carinho e tempero da casa.

No Restaurante da Sinhá, localizado na R. Cap. Pedro José Martins, 31, você encontrará o melhor custo x benefício para apreciar os típicos pratos da culinária mineira. Funciona do almoço ao jantar com opção de self-service a quilo ou coma a vontade, ou com outras variedades à la carte.

Se seu roteiro incluir uma visita a cachoeira Eubiose, ou a Cachoeira do Flávio, Véu de Noiva, Paraíso ou Antares, não deixe de estender um pouco o passeio até o Restaurante e Bar Cachoeira que fica no caminho de todos esses atrativos. Você paga um valor fixo para comer à vontade e, de brinde, ainda pode descansar nas redes que ficam na lateral após o almoço.

No distrito de Arraial do Sobradinho, você encontra o Restaurante Casa da Quitanda Pouso e Alimento, com opções deliciosas de comidas orgânicas produzidas pela comunidade local. O atendimento é outro ponto positivo extra, porque todos são muito bem recebidos assim que entram ao local.

Onde se hospedar em São Thomé das Letras

O centro de São Thomé possui muitas opções de pousadas e hotéis. Entretanto, quando for alta temporada, o mais recomendado é reservar com antecedência, pois a cidade costuma ficar lotada nos feriados prolongados. Então, nada de deixar para buscar sua acomodação em São Thomé das Letras em cima da hora, tá?

O lado bom de São Thomé é que você não precisa ficar preocupado com qual a melhor região para se hospedar, uma vez que a maioria das opções estão localizadas na região central da cidade, principalmente ao redor da Praça Barão de Alfenas e da Igreja de São Thomé.

Pensando nisso, veja abaixo algumas opções de hotéis e pousadas que selecionei para você:

Hotel dos Sonhos
Distante apenas 300m do centrinho, o Hotel dos Sonhos oferece acomodações simples, mas bem equipadas e com tudo aquilo que precisamos para descansar. O hotel conta com piscina, áreas de uso comum, sauna e estacionamento privativo. O valor da diária para duas pessoas com café da manhã incluído começa em R$180.

Pousada e Chalés Pôr do Sol
Com recepção 24h, cozinha compartilhada, piscina ao ar livre e Wi-Fi gratuito em todas as áreas, a Pousada e Chalés Pôr do Sol tem quartos equipados com banheiros privativos, varanda térrea a vista para a piscina. A diária para o casal com café da manhã custa R$150.

Camping do Cid
Se você tem perfil aventureiro e quer aproveitar sua estadia em São Thomé ao máximo e gastando pouco, o Camping do Cid é o lugar ideal! Localizado a menos de 1km da Toca da Pedra Furada, o camping dispõe de jardim, churrasqueira, Wi-Fi gratuito, cozinha com geladeira e banheiro equipado com chuveiro. O preço da diária para duas pessoas está em R$60.

Pousada Chalé da Montanha São Thomé das Letras
Com uma das melhores avaliações no Booking, a Pousada Chalé da Montanha oferece acomodações com estacionamento privativo, jardim e churrasqueira, além de uma linda piscina vermelha de borda infinita com vista para as montanhas. Outro ponto positivo é que todos os quartos da pousada possuem cozinha, ou seja, dá para economizar se você quiser preparar sua própria refeição. Para duas pessoas com café da manhã, a diária saí por R$503.

Pousada Véu de Noiva
Simples, mas charmosa, a Pousada Véu da Noiva oferece quartos completos para a família e possui um terraço com vista para a cidade. Ainda conta com recepção 24h, estacionamento gratuito e é pet friendly. O café da manhã está incluso na diária que custa R$170 para o casal.

Melhor época para conhecer São Thomé das Letras

Agora que você já sabe o que fazer em São Thomé das Letras, precisa saber quando ir e a melhor época para conhecer a cidade.

Apesar de ser um destino perfeito para quem quer estar em contato com a natureza e deseja conhecer várias cachoeiras, o verão não é a época mais indicada para conhecer São Thomé das Letras, porque é quando mais chove por lá. E, o alto volume d’água da chuva pode prejudicar o acesso à cidade ou a algumas atrações.

O inverno em São Thomé das Letras esfria bastante! Por ser uma cidade localizada a mais de 1.400m de altitude, as temperaturas caem muito nos meses mais frios do ano, o que pode dificultar alguns passeios e exigir mais coragem para banhos de cachoeira. O lado bom é que é no inverno que você conseguirá ver os pores do sol mais bonitos de São Thomé das Letras! O céu fica mais limpo e o alaranjado do pôr do sol, ainda mais marcante.

Primavera e outono são considerados as melhores épocas para conhecer São Thomé das Letras, porque são os meses mais propícios para banhos de cachoeiras e rios. Os dias costumam ter temperaturas elevadas e as noites são fresquinhas, ou seja, uma combinação perfeita!

Além disso, se sua intenção é curtir a cidade e ir aos pontos turísticos e não encontrá-los tão lotados, recomendo que vá à São Thomé das Letras durante a semana. Os dias de semana costumam ser mais tranquilos e com menos fluxo de turistas, ao contrário dos finais de semanas, principalmente os de sol, quando as ruas e cachoeiras ficam mais movimentas.

Quantos dias ficar em São Thomé das Letras

É possível conhecer São Thomé das Letras em poucos dias. De três a quatro dias é o ideal! Tanto que os pontos turísticos listados nesse post podem ser conhecidos em um roteiro otimizado de três dias.

Casa da Pirâmide em São Thomé das Letras
Casa da Pirâmide

Como chegar em São Thomé das Letras

De carro

São Thomé das Letras está localizado a 346km de Belo Horizonte, a capital do estado de Minas Gerais. O acesso a cidade se dá por meio da estrada LMG-862, vindo de Três Corações até São Tomé das Letras em uma pista asfaltada e em boas condições.

A distância para quem sai do Rio de Janeiro é similar a de Belo Horizonte. São pouco mais de 340km, ou algo em torno de seis horas de estrada no carro até São Thomé das Letras. O percurso é feito pela BR-116 sentido São Paulo até Itatiaia, depois pela BR-354 até Caxambu e a BR-267 até Cambuquira, por último siga na MG-167 sentido Três Corações.

Quem sai de São Paulo encara quase 350km para chegar em São Thomé das Letras. O acesso é pela BR-381sentido BH até Campanha, depois deve-se pegar a BR-491 até Três Corações e, por fim, a MG-167 sentido São Bento Abade.

Se você for alugar um carro para essa viagem, eu sugiro que você utilize a RentCars. Trata-se de uma comparadora de preços que trabalha com as principais locadoras do mercado, assim você pode comparar vários preços e escolher a que lhe oferecer o melhor custo x benefício. Eu sempre utilizo a RentCars quando alugo carro nas minhas viagens.

Além disso, a melhor maneira de circular por São Thomé das Letras é de carro, uma vez que os pontos ficam afastados uns dos outros. Há quem não se preocupe com isso e opte pela carona! Mas, se você não for do grupo de aventureiros e quiser poupar perrengues quando visitar a cidade, recomendaria alugar um carro pela RentCars e desfrutar do seu passeio ao máximo!

De ônibus

De São Paulo (Tietê) quem faz o trajeto até São Thomé das Letras é a Viação Santa Cruz. O trajeto dura certa de 6h. Compre aqui a sua passagem online.

De outras capitais é necessário fazer baldeações como pegar um ônibus de uma das principais linhas até a cidade de Três Corações, e de lá seguir trajeto com os ônibus da Viação Coutinho, que tem saídas das 06h até às 19h30.

Só se lembre que circular pelo centrinho a pé não é má ideia, mas conhecer as atrações sem carro é bem mais complicado porque as cachoeiras e atrativos naturais ficam longe. Aplicativos de transporte, como Uber e afins, até funcionam na cidade, porém, em alguns locais o celular não tem linha telefônica e fica sem sinal, impossibilitando o uso da internet e, consequentemente, do aplicativo.

Mapa de atrativos de São Thomé das Letras

Arredores de São Thomé das Letras

Se você quiser, dá para emendar a viagem a São Thomé com outras cidades vizinhas, como São Lourenço, Caxambu, Três Corações ou Carrancas. Todas com atrativos naturais belíssimos e ótimas cachoeiras ao redor. Basta selecionar corretamente seu roteiro e optar pela quantidade de dias que melhor se adeque ao seu perfil e orçamento.

No resumo, o que fazer em São Thomé das Letras vai muito além de conhecer uma cidade mística e repleta de energia. Você vai se encantar com a natureza, se aventurar em banhos gelados de cachoeira, aproveitar a comida mineira e descansar em uma das cidades mais charmosas de Minas Gerais. São Thomé das Letras é um destino que vale a visita e irá te surpreender!

Outros posts relacionados

– Roteiro para conhecer Aiuruoca

– Visite Capitólio e Serra da Canastra

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
4 respostas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.