Curitiba além do obvio: passeios secretos e lugares fora da rota

Curitiba além do obvio | Retornar a um destino é ter a oportunidade de vê-lo com outros olhos, é observar o vai e vem dos locais, seus hábitos, é descobrir lugares menos conhecidos com toda a calma. Quem me conhece sabe que só retorno a lugares que me encantam e Curitiba encanta a todos.

Para ler em seguida:
Como acumular milhas Smiles com o Uber?
Como voltar de férias sem dívidas

Se você caiu nesse post por acaso e está indo a Curitiba pela primeira vez, recomendamos que você leia o artigo O que fazer em Curitiba em 2 ou 3 dias: Roteiro e dicas da cidade, mas se essa é a sua segunda vez na por lá ou se está buscando por uma Curitiba um pouco mais secreta, com atrativos que vão além do óbvio, fique conosco para descobrir pontos turísticos de Curitiba que estão fora da rota tradicional.

Curitiba Além do Obvio – Passeios fora da rota tradicional

Passeio Público

É o parque mais antigo do município de Curitiba e conta com 69.285 m² de área. Funciona como uma espécie de zoológico de aves com amostras de várias espécies. Uma grande área verde em plena área urbana.

Foi revitalizado no ano de 2019 e agora possui uma área de contemplação à beira do lago, visível da Rua Luiz Leão. O parque foi embelezado com piso de pedriscos, bancos de madeira e um novo paisagismo com canteiros de flores.

Além disso, o antigo restaurante foi substituído por uma área compactada com revestimento de pedrisco. O parque também conta com novos postes e paisagismo. O antigo coreto foi transformado em um Coreto Digital, permitindo a transmissão de eventos culturais da cidade. A revitalização trouxe uma nova vida ao parque, tornando-o ainda mais atrativo para os visitantes.

Curitiba além dos principais pontos turísticos
Passeio Público

Museu do Holocausto

O espaço conta a história dos judeus que sucumbiram e dos que sobreviveram ao genocídio ocorrido durante a Segunda Guerra Mundial numa exposição permanente com mais de 50 objetos e 300 fotos e vídeos.

Inaugurado em 2011, este foi o primeiro espaço cultural no país destinado a esse fim e também é considerado um dos mais completos.

A visitação para todos os públicos é livre apenas aos domingos. Os demais dias da semana o museu recebe apenas grupos escolares.

Se você curte esse tipo de passeio, aproveite para conhecer mais Museus em Curitiba.

Memorial Árabe

Logo ao lado do Passeio Público fica o Memorial Árabe, um ponto turístico em homenagem a cultura árabe. Ele tem estilo mourisco e está situado sobre um lago artificial. Internamente conta com um café, uma biblioteca e uma pinacoteca com obras de autores árabes.

Curitiba além dos principais pontos turísticos
Memorial Árabe

Visita guiada na Arena da baixada

O estádio do Atlético Paranaense (nome oficial Estádio Joaquim Américo Guimarães ), oferece um tour guiado para aqueles que se interessam por esse turismo futebolístico. A visita guiada no estádio inclui a ida até os camarotes, cabine de imprensa, vestiário, arquibancada e gramado.

Em 2018 o valor do tour era de R$ 20,00 a inteira e R$ 10,00 a meia.

Universidade Livre do Meio Ambiente

Esse pontos turístico já vem ganhando fama nos últimos anos e já pode ser inclusive encontrado em roteiros tradicionais pela cidade, principalmente por ser um ponto de parada da Linha Turismo de Curitiba.

O local que já foi uma pedreira, hoje é uma ONG e tem o objetivo de oferecer atividades relacionadas a educação ambiental.

O parque, apesar de pequeno, é charmoso. Possui uma rampa em forma de espiral, com vinte e dois metros de extensão que liga as salas principais do prédio ao jardim que fica em um nível mais baixo.

Foi construído com toras de eucalipto e lá de cima tem-se uma bela vista do lago, do cânion e da mata nativa do Bosque Zaninelli.

Curitiba além do óbvio
Universidade Livre do Meio Ambiente

Parque São Lourenço

O parque foi inaugurado em 1972 e possui 204 mil m² de área. Esse é um parque muito utilizado pelos locais para correr, caminhar e pedalar. Fora do burburinho dos parques principais, é um local mais tranquilo.

No centro do parque, há um enorme lago, que é formado pelo Rio Belém e tudo começou com a grande inundação de 1970, com o estouro da represa do São Lourenço.

Curitiba além dos principais pontos turísticos
Parque São Lourenço

Memorial Ucraniano

Outro local que também vem tomando fama nos roteiros principais de Curitiba é o Memorial Ucraniano. No meu caso eu o conheci na minha segunda visita a cidade. Ele já tinha chamado a atenção na minha última visita em Curitiba, mas não havia tido a oportunidade de conhecê-lo.

Ele faz parque do Parque Tingui e foi erguido em homenagem aos imigrantes ucranianos que vieram para esta região do Brasil no século XIX.

O memorial é uma réplica da antiga capela de São Miguel, da Serra do Tigre, município de Mallet-Pr, construído em madeira, em estilo bizantino e internamente há um museu que concentra uma exposição permanente de pêssankas (ovos pintados à mão), ícones e bordados.

Numa casa típica da arquitetura ucraniana funciona a loja de souvenirs, onde são vendidos produtos artesanais. Ele também possui um belo jardim que abriga uma pêssanka gigante, feita pelo artista Jorge Seratiuk.

Curitiba além dos principais pontos turísticos
Memorial Ucraniano

Parque Vista Alegre

Inaugurado em 2015, o Parque Vista Alegre é uma opção de passeio para quem gosta de caminhar ou quer  fazer um passeio gratuito com as crianças.

Ele ainda é pouco conhecido pelos curitibanos e fora do circuito turístico mais tradicional de parques, e por isso costuma estar mais vazios e tranquilo.

Localizado no bairro de mesmo nome, possui 100 mil metros quadrados de área. Apesar de ser um parque pequeno, ele conta com trilhas e playgroung infantil e até uma cachoeira de sete metros que deságua numa piscina natural.

Veja também: Conheça os principais parques de Curitiba

Memorial de Curitiba

Um espaço destinado a eventos culturais e integrado a Fundação Cultural de Curitiba. Conta com três salas de exposições, um auditório de 144 lugares, um pátio interno para grandes eventos e até um mirante.

Os espaços geralmente são utilizados para apresentações teatrais, espetáculos musicais, palestras, workshops e outros eventos.

Memorial de Curitiba
Memorial de Curitiba – Foto: divulgação

Capela Santa Maria

A capela que fazia parte do prédio da Congregação de Nossa Senhora de Sion e posteriormente do Colégio Santa Maria, hoje é um patrimônio histórico e cultural da cidade e se transformou numa sala de concertos dedicado à música erudita, com 203 lugares na plateia e 75 lugares nos mezaninos laterais.

Também é, desde 2008, a sede da Camerata Antiqua de Curitiba, grupo de coro e orquestra fundado em 1974 e mantido pela Prefeitura Municipal.

O espaço mantém uma programação permanente de concertos ao longo do ano, trazendo grandes nomes e importantes grupos de música erudita e antiga do Brasil e do exterior, além de permitir a realização de outros eventos como palestras e workshops.

Parque Lago Azul

Mais uma opção de passeio para para fugir do obvio em Curitiba é o Parque Lago Azul . Ele fica na Zona Sul da cidade e também não é muito conhecido.

Está localizado no bairro de Umbará. Foi adquirido pelo município no ano de 2007 e transformado em parque no ano de 2009.

No ponto mais alto do parque há um mirante de madeira com uma vista para a área do lago e o acesso é feito através de uma trilha que fica dentro do bosque.

Além disso o parque também conta com parquinho infantil, campos de futebol, áreas de churrasqueiras e academia ao ar livre.

Parque Passaúna

Um dos maiores parques da cidade fica na Zona Oeste de Curitiba. Por conta da distância da região central e do corredor turístico tradicional esse parque acaba sendo desconhecido para muitos turistas e curitibanos.

O Parque Passaúna foi criado em 1991 para preservar a qualidade da água da represa do rio de mesmo nome.

O ponto de destaque é um mirante de 12 metros de altura localizado no alto de um morro à beira da represa que oferece uma visão privilegiada das águas, da mata e até do município vizinho, Campo Largo.

No lago existe uma área de pesca e também é uma ótima opção de passeio para quem curte esportes aquáticos.  é possível alugar canoas, caiaques e até stand up paddle.

Assim como no Parque Lago Azul também há parquinho infantil e área de churrasqueiras.

Bosque de Portugal

Localizado no bairro Jardim Social, o bosque tem como principal objetivo homenagear a língua portuguesa. O espaço foi criado em 1944 e por lá é possível observar ários pilares de azulejos, com inscrições de versos de poetas portugueses renomados, como Luís de Camões, Gregório de Matos, Castro Alves, entre outros.

Palacete dos Leões

Um palacete antigo, que data de 1902 construído a partir de elementos neoclássicos, barrocos e art nouveau. Pertenceu a família Ermelino de Leão Júnior, que acompanharam o ciclo da erva mate no estado.

Atualmente o local é tombado como patrimônio histórico e recebe diversas exposições de fotografias, pintura, desenhos, entre outros.

Bosque Reinhard Maack

Mais um “parque” em Curitiba que provavelmente você nunca ouviu falar. O Bosque Reinhard Maack está localizado no bairro de Hauer e ocupa uma área de 78 mil metros quadrados. Rodeado de mata nativa, o espaço oferece a seus visitantes a “Trilha da Aventura” com com 16 brinquedos construídos em madeira.

As visitação ocorre apenas aos sábados, domingos e feriados.

Observatório panorâmico do edifício Champagnat Tower

Localizado na  Praça da Ucrânia, ele fica no 40º andar do Edifício Champagnat Tower e é um dos mirantes mais incríveis e diferenciados da cidade.

Lá no alto você encontra a Confeitaria Curitibana e o restaurante Terrazza 40 e pode aproveitar uma boa gastronomia apreciando a vista.

Praça Japão

A Praça Japão é uma praça super fofinha nas proximidades do bairro do Batel. Além do pagode (construção em estilo japonês) que fica no meio da praça  onde fica uma lojinha de souvenires também japoneses, há árvores de cerejeiras enviadas do Japão para o Brasil e dos lagos com carpas típicos do país.

Praça do Japão em Curitiba
Praça Japão em Curitiba

Conheça outros locais fora da rota tradicional em Curitiba

  • Museu Paranaense
  • Santuário Schoenstatt
  • Museu Egípcio
  • Solar do Barão
  • Rua Chafic Curi (com o Jardim Secreto e o Cantinho da Barroca)
  • Museu de Arte Indígena (MAI)
  • Museu da Vida
  • Museu de História Natural Capão da Imbuia e Bosque Capão da Imbuia

Que passeios secretos você conhece em Curitiba? Deixa a sua dica pra gente nos comentários.

Onde comer em Curitiba – Opções Fora da Rota

Café do Paço

Localizado dentro do Sesc de Curitiba, é um local aconchegante onde poderá tomar cafés, chás, sucos além de saborear deliciosos doces. Pode até servir de desculpa para conhecer o próprio prédio que já foi sede da prefeitura da cidade e que hoje abriga um centro cultural.

Café do Viajante

Localizado no centro cívico da cidade e com o intuito de reunir duas paixões (café e viagem) o Robson Franzói do blog Um Viajante, inaugurou o Café do Viajante.

Além de ser um cantinho todo instagramável, com uma bela exposição de fotos de viagem, o local serve cafés de grãos selecionados que podem ser feitos através de variados tipos de filtragem (chemex, french press, aeropress, etc), além de outras delícias como o chococcino do viajante e o bolo gelado de coco.

Nos fundos da cafeteria ainda existe o “cantinho azul” inspirado na cidade marroquina de Chefchaouen que é mais um cantinho super fofo pra fazer um monte de fotos ou apreciar as especialidades do local.

Cantinho azul no Café do Viajante - Curitiba além do obvio
Cantinho azul no Café do Viajante – Foto: divulgação

Para comer em Curitiba em restaurantes mais tradicionais, veja nosso artigo Onde comer em Curitiba – Lista de restaurantes e experiências gastronômicas

Onde se hospedar em Curitiba?

Veja algumas sugestões de hospedagem na cidade

1. Hostel Matilda
Classificação dos usuários do Booking: 8,9
Valor médio da diária: R$ 58,00 para a pessoa.
Oferece: Café da manh, bar, churrasqueira, recepção 24 horas e internet wifi gratuita.

2. Ibis Budget Curitiba Centro – A outra opção econômica fica por conta do Ibis Budget. Com a diária média de R$ 104,00 por casal em apartamento standard e avaliação do booking de 7,6 pelos usuários, o hotel conta com estacionamento, wi-fi, bar, quartos para família e é pet friendly.

3. Mabu Business – Por indicação do blog Sentidos do Viajar e do blog Uma Senhora Viagem, a opção intermediária fica por conta do hotel Mabu Curitiba Business. A avaliação dos usuários do booking é de 8,2 e o valor da diária média é de R$ 231 por pessoa em quarto duplo standard e localizado praticamente de frente pro Teatro Guaíra, o hotel disponibiliza para seus hóspedes piscina, academia, serviço de quarto, restaurante e bar.

4. NH Curitiba The Five – Na linha de hotéis 4 estrelas, esta opção tem o valor de diária média de R$ 346,00 por casal em apartamento duplo standard e avaliação dos usuários do booking de 8,9. Possui academia, serviço de quarto, restaurante e bar além de um terraço ao ar livre com uma vista da cidade.

5. Grand Hotel Rayon – Selecionado como a opção de luxo, esse hotel possui valor de diária média de R$ 722,00 por casal em quarto deluxe com cama King Size e avaliação do booking pelos usuários de 9,5. Trata-se de um hotel boutique e conta com serviço de quarto, restaurante, spa/Centro de bem-estar, estacionamento e café da manhã incluído.

Nenhuma das opções acima te agradou? Nós podemos te ajudar a encontrar a melhor opção de hospedagem para o seu perfil de viajante. Envie um email para contato@odiariodeumaviajante.com.br e conte conosco para encontrar o seu hotel ideal.

Reserve seu hotel no Booking.com. Fazendo sua reserva através desse link o blog ganha uma pequena comissão, mas você não irá pagar nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog ativo.

*Valores de diárias acima foram pesquisados no mês de novembro de 2018.

Arredores de Curitiba

Tem tempo de sobra? Que tal programar alguma viagem rápida? Veja nosso artigo Cidades para fazer bate e volta a partir de Curitiba

Outros posts relacionados

O que fazer em Curitiba com crianças

Como conhecer Curitiba gastando pouco

– Roteiro sensacional pela Ilha do Mel

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
11 respostas
  1. Estivemos recentemente em Curitiba. O passeio público está abandonado e até animal morto tinha . Muitos pedintes e prostituição. Não recomendado. Os demais passeios não decepcionou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.