Encante-se com o Museu Casa do Pontal

O Museu Casa do Pontal é um museu que reúne mais de 8.000 peças da arte popular brasileira. Mas antes de tudo: o que é considerado arte popular? É conhecida como arte popular no Brasil, aquela que se representa através de artistas do povo, artistas esses que não possuem nenhum conhecimento acadêmico e não frequentaram nenhuma faculdade ou instituição em que pudessem se certificar ou especializar, alguns deles até analfabetos. Eles apenas produzem suas peças (escultura, pintura, literatura, etc.) apenas pelo dom ou habilidade.

Museu Casa do Pontal
Fachada do Museu Casa do Pontal

O Museu Casa do Pontal é considerado o maior e mais significativo museu de arte popular do país. Seu acervo atual conta com mais de 8.000 peças de 300 artistas brasileiros em sua maior parte nordestinos, conforme citamos, mas nem todas ficam em exposição ao mesmo tempo, elas se revezam de tempos em tempos. Quem juntou esse grande acervou foi o designer francês Jacques Van de Beuque ao viajar pelo país.

O museu funciona no mesmo lugar desde 1976, porém as chuvas que ocorreram em abril de 2019 provocaram uma grande inundação e colocaram boa parte do acervo em risco. Ele ficou fechado por pelo menos três meses, mas uma ação que envolveu mais de 500 pessoas fez o museu abrir suas portas novamente em julho desse mesmo ano.

Até 2010 o museu nunca tinha sofrido nenhuma inundação, mas isso vem acontecendo desde que começaram as construções em seu entorno por isso há planos de transferir todas as obras para uma nova sede.

Fora esses contratempos, o museu é bem legal e maior do que se pensa, pelo menos ao chegar no lugar e olhar a sua fachada. Ele possui uma área construída de 1.500 m² e está dividido em vários setores. Ele foi projetado pelo próprio colecionador das peças, Jacques. Seu jardim, porém, é um projeto paisagístico de Roberto Burle Marx.

+ Visite o Sítio Burle Marx em Barra de Guaratiba

Museu Casa do Pontal

Por dentro do Museu Casa do Pontal grandes janelas de vidro permitem a entrada de muita luz natural e estão rodeadas de muito verde, o que dá ao museu um ar ainda mais bonito e aconchegante, com cara de casa.

A maioria das peças reunidas foram produzidas a partir do séc. 20 e os principais materiais utilizados foram barro, areia, ferro, alumínio, palha, arame, madeira e tecido.

As galerias estão divididas em setores como por exemplo: profissões, vida rural, ciclo da vida, festas populares, jogos e diversões, circo, cangaço e escola de samba.

Algumas das peças do museu são chamadas de gerigonças. Elas são interativas, então é só apertar um botão ou girar uma manivela que elas começam a se mexer. Não perca o trio de forró, o circo e a escola de samba, especialmente se estiver com crianças.

Além da exposição permanente o museu também tem espaço para exposições temporárias e ainda é possível agendar visitas musicadas ou teatralizadas.

Museu Casa do Pontal - Lojinha

Como chegar no Museu Casa do Pontal?

O museu fica num sítio com área total de 5.000 m² no bairro do Recreio dos Bandeirantes, mas especificamente na Estrada do Pontal, 3295.

Para chegar de transporte público a partir da Zona Sul você pode pegar o ônibus Integrada 8 (Recreio) e descer no posto 12 e assim completar a viagem de Taxi/Uber (aproximadamente 10 minutos a partir do Posto 12).

Uma outra opção é pegar o Metrô até a estação Jardim Oceânico, depois pegar o BRT com destino a estação Pontal e completar o trajeto utilizando Taxi/Uber (cerca de 5 minutos) ou ainda a pé a partir da estação do BRT.

Para quem está vindo de outros pontos da cidade também pode chegar até a estação de BRT que faça ligação com a estação Pontal (Ex: Terminal Alvorada) e completar o trajeto seguindo os mesmos passos acima.

De carro você pode colocar no GPS o endereço ou o nome do museu que o mesmo te levará até o destino sem maiores problemas.

Informações Úteis

Telefone: 2490-2429
Horário de Funcionamento:  De terça a domingo de 9h30 às 17h00 (Exceto 24, 25 e 31 de dezembro, 1º de janeiro e na terça-feira de carnaval).
Preço do ingresso: R$ 12,00 a inteira e R$ 6,00 a meia (estudantes, idosos, jovens de baixa-renda inscritos no cadastro único, pessoas com deficiência e seu acompanhante). Crianças até 6 anos não pagam ingresso.
Estacionamento: Sim, gratuito, porém há poucas vagas.

No local também há uma lojinha e uma lanchonete.

O museu é totalmente plano e acessível para cadeirantes ou pessoas com carrinho de bebê, inclusive há um elevador a disposição para que esses tenham acesso as obras que ficam no segundo andar.|

No interior do museu não é permitido fotografar, por isso as fotos ao longo desse post são da área externas ou das peças que estão a venda na lojinha.

Para outras dúvidas visite o site oficial.

*Os valores descritos neste post tem base no mês de setembro de 2019.

Agora, eu já falei pra você sobre o nosso guia digital “102 atrações e passeios gratuitos no Rio de Janeiro, além das praias“? Reunimos mais de cem atrativos da Cidade Maravilhosa que possuem entrada franca, além de incluir alguns pontos “secretos” da cidade, para você curtir com a maior exclusividade. Para baixar é só clicar na imagem abaixo:

**Esse post não é patrocinado e não tive qualquer benefício ou incentivo da empresa mencionadas para fazer essa postagem. 

Onde se hospedar no Rio de Janeiro?

Vai se hospedar no Rio de Janeiro?  Saiba que temos um post completo sobre hospedagem no Rio de Janeiro, inclusive incluindo hotéis na Barra da Tijuca. Dá uma olhada:

Outros posts relacionado

O que fazer no Recreio dos Bandeirantes

O que fazer em Barra de Guaratiba

O que fazer na Barra da Tijuca

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.