Bate e Volta em Teresópolis

Teresópolis, também conhecida apenas como “Terê” fica a aproximadamente 100km do Rio de Janeiro, distancia ideal para um bate e volta de final de semana.

A cidade que mantem seu clima de serra durante boa parte do ano, com suas temperaturas variando em torno dos 17ºC, possui lago, trilhas, cachoeiras, cervejaria artesanal, entre outros atrativos para preencher dois dias de viagem.

O que fazer em Teresópolis?

– Mirante do Soberbo

Logo na entrada da cidade fica o Mirante do Soberbo, de onde é possível avistar o “Dedo de Deus” uma construção rochosa em formato de dedo que aponta para o céu que é um dos marcos dessa região. Além do dedo de Deus é possível avistar o pico do Escalavrado, entre outros pontos da Serra dos Orgãos, e em dias de boa visibilidade também é possível avistar a Baía de Guanabara e parte da cidade do Rio de Janeiro. (Foto destacada no início deste post).

– Confederação Brasileira de Futebol – Granja Comary

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) fica junto ao condomínio particular Condomínio Comary Gleba VI, muito conhecida também pelo nome de Granja Comary. E, embora trate-se de uma área privada, suas áreas externas são abertas a visitação.

O local conta com mais de 150 mil metros quadrados de área verde, divididas entre centro de treinamento, cinco campos de treino e infraestrutura para atendimento aos atletas da seleção brasileira de futebol, bem como outras categorias patrocinadas pela CBF.

Lá também é possível visitar o belo Lago Comary, um lago artificial, com vista para a Serra dos Órgãos. Local tranquilo, e ideal para caminhadas ao ar livre.

Não é cobrado ingresso para visitar as dependências externas da CBF, porém, não há estacionamento no local, é necessário estacionar o carro nas ruas do entorno e seguir a pé.

o que fazer em Teresópolis
CBF

– Feirinha do Alto

É na Praça Higino da Silveira, que desde 1983 acontece a Feirinha do Alto de Terespopólis, todos os sábados, domingos e feriados. São cerca de 620 barraquinhas com toda sorte de artigos de moda, bijuterias, decoração, artesanato, alimentos, entre outros. É o local ideal para comprar lembracinhas da viagem ou objetos para casa.

o que fazer em Teresópolis
Feirinha do Alto

– Parque Nacional da Serra dos Orgãos

Infelizmente nessa visita eu não pude visitar o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, mas no local há uma infinidade de atividades que podem ser feitas ao ar livre como escalada, caminhada, rapel, trilhas (inclusive trilhas acessíveis para cadeirantes), cachoeiras para banho, espaços para piqueniques, entre outros atrativos.

– Vila St. Gallen

A Vila St. Gallen é um local recheado de tradições da cultura alemã que não pode ficar de fora do seu roteiro. A decoração do local já nos transporta diretamente para uma tradicional vila germânica (chamado Biergarten), com garçons vestindo trajes típicos de Fritz e Frida, e uma representação de um vilarejo com tantos detalhes que turista nenhum vai colocar defeito.

No local ficam dois restaurantes, uma mini cervejaria artesanal da marca Terezópolis, além de uma loja de souvenirs, espaço para crianças e um delicioso café/delicatessen.

Do cardápio eu provei o caldinho de feijão, que vem acompanhado de uma costelinha suína defumada e estava divino, mas além disso existem várias outras opções para escolha, todas inspiradas na culinária alemã com variedades de croquetes, salsichas, entre outros pratos para harmonizar com mais de 8 rótulos de cervejas da marca.

Falando em harmonização, não deixe de fazer o Biertour, que fiz a convite da Vila. Lá é possível aprender detalhes do processo de produção das cervejas da marca, como seus ingredientes e seus tipos (lager, boch, weiss, ipa, dunkel, entre outros). O tour finaliza em grande estilo com a degustação de 05 rótulos harmonizados com petiscos, e toda a gentileza do sommelier Pedro, que dá um show de conhecimento e simpatia. O tour custa R$ 70,00 por pessoa (dezembro/2017) e vale cada centavo.

Para agendar entre em contato pelo e-mail: atendimento@villastgallen.com.br

o que fazer em Teresópolis
Vila St. Gallen

Onde se hospedar em Teresópolis?

A cidade conta com muitas opções de hospedagens, desde pequenas pousadas familiares a hotéis de luxo. O mais famoso deles é o Village Le Canton.

Uma outra opção de hospedagem onde tive uma experiência maravilhosa foi na Pousada Urikana.

Apesar de não ficar no centro de Teresópolis, o Urikana Boutique Hotel conta com infraestrutura de restaurante, piscina, gazebo, academia, salão de jogos, sala de hidromassagem e mini golf. No valor da diária estava incluso o café da manhã e o chá da tarde.

O Chalé que me hospedei, Chalé Azaléia, é simplesmente lindo, bem amplo e com direito a lareira e deck privativo com vista pra piscina.

A Urikana Boutique Hotel é um lugar ideal pra relaxar e segue fielmente o que seu slogan propõem. Muito tranquilo, pouco barulho e publico alvo numa faixa etária de 25 a 60 anos. Eu adorei a experiência!!
Urikana Boutique Hotel e Teresópolis
Urikana Boutique Hotel

Outros posts relacionados:

– Bate Volta em Petrópolis – Visita a Cervejaria Bohemia

– Como conhecer Petrópolis gastando pouco

– Como aproveitar Nova Friburgo

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.