A importância do Seguro Viagem

Um ponto muito importante na hora de planejar a nossa viagem e que muitas vezes não levamos em consideração ou simplesmente esquecemos, é o seguro viagem. É algo que acaba passando despercebido para muitos, até a hora em que precisamos dele. Isso porque a maioria das pessoas já conta com o próprio plano de saúde, mas o que deve ser levado em consideração é que a maioria dos planos de saúde tem vigência apenas no Brasil.

Para entrar na Europa por exemplo, de acordo com o tratado de Schengen que é válido em 26 países, o seguro com cobertura mínima de 30 mil euros para garantir assistência em caso de acidente ou doença é obrigatório. Os únicos países europeus que atualmente não participam do tratado são: Reino Unido, Irlanda, Croácia, Romênia e Bulgária. (Consulte a lista atualizada dos países participantes no site oficial).

a importância do seguro viagem

Vale saber que o seguro viagem não cobre somente os gastos com acidentes ou doença, além disso, atrelado ao seguro o viajante também tem assistência em caso de extravio de bagagem, reembolso de gastos caso essa mesma bagagem demore para ser encontrada (ou nunca seja encontrada), reembolso de despesas com dentista ou despesas com farmácia, além de seguro por morte, seguro de invalidez por acidente, reembolso de gastos por atraso ou cancelamento de voo, entre outras facilidades.

Alguns cartões de crédito oferecem seguro viagem, mas o ideal é sempre entrar em contato com a central de atendimento do cartão para verificar se a cobertura atende as suas necessidades. Os planos de cartão normalmente tem uma validade menor (em geral de 30 dias) e só cobrem despesas relacionadas a doenças ou acidentes, ou seja, não incluem as outras facilidades do seguro viagem, mencionadas acima.

Outro ponto importante a ser observado é se você vai fazer uma viagem que envolva alguma prática esportiva como surf, ski, maratonas, ou qualquer outro tipo de esporte. Nesse caso é necessário fazer um seguro específico pois nem todos os planos possuem cobertura em caso de acidente durante o esporte, e alguns planos possuem limites baixos de cobertura para este tipo de evento. Esteja então sempre atento aos tipos de esportes que estão cobertos no plano que você está contratando.

Além disso, mulheres grávidas também devem ter uma atenção especial na hora de fazer a contratação do seguro, pois o mesmo também deve ser específico. Mesmo os planos que cobrem gestantes restringem o período da gestação e a idade da mulher (a maior parte possui o limite de 40 anos). Algumas seguradoras também solicitam o aval por escrito do médico.

a importância do seguro viagem

Se você quer minimizar qualquer situação desconfortável que possa surgir ao longo da viagem, não deixe de contratar um seguro viagem. Não deixe pra tentar se virar contando com a sorte num país onde você não conhece ninguém, onde pode haver uma restrição por conta da língua, onde a saúde pública pode não estar disponível para estrangeiros e as despesas médicas podem ser exorbitantes.

Minha sugestão é que você consulte os preços na Real Seguros. O site apresenta informações de todas as seguradoras, e possui um comparador de coberturas e preços, onde você define a melhor opção para as suas necessidades. E fique ligado na hora de fechar sua compra, pois o site sempre oferece algum cupom para um desconto adicional.

Caso você precise utilizar o seguro, entre em contato com os telefones de emergencia indicados no guia no seguro. A maioria deles possui central de atendimento no Brasil e a ligação pode ser feita a cobrar. 

Isso não quer dizer que eu nunca arrisquei viajar sem usar um seguro viagem, mas tenho certeza que depois de ler esse texto você vai saber que esse é o único gasto que você irá fazer para sua viagem, mas que você não vai querer utilizar de jeito nenhum E que assim seja!

Atenção!

  • Para que o seguro cubra as despesas com extravio de bagagem, você deve comprar o seguro colocando a data de saída do país (e não a data de chegada no destino) e o mesmo vale para a volta.
  • Doenças pré existentes e doenças crônicas como doenças do coração, do sistema circulatório ou do sistema respiratório, além de câncer, entre outras doenças, não são cobertas pela maioria das empresas que oferecem seguro viagem.
  • Quando adquirimos pacotes em agências de viagem, algumas delas já incluem o seguro de maneira automática se a sua viagem for a nível América do sul ou Brasil. Informe-se para não fazer a contratação duplicada do serviço.

Imagem Destacada: Pixabay

Outros posts relacionados

Tudo o que você precisa saber sobre milhas aéreas

15 aplicativos para otimizar sua viagem

– 15 dicas para viajar barato

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
4 respostas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.