Um passeio pelo Jardim Botânico do Rio

Quem nunca viu aquela foto com aquelas lindas Palmeiras Imperiais? Ou fotos de casais apaixonados próximo ao Lago das Vitórias-Regias? Ou ainda árvores de caule tão vermelho que parecem estar pegando fogo? Estamos falando de mais um cartão postal do Rio de Janeiro, o Jardim Botânico.

O parque, fundado em 13 de junho de 1808 inicialmente foi criado por decisão do então príncipe regente D. João para ser uma fábrica de pólvora e também um jardim para aclimatação de espécie vegetais de outras partes do mundo.

Separe pelo menos um dia para conhecer o local, pois a área é imensa. São 54 hectares contendo mais de 6.500 espécies de árvores, plantas e flores, algumas delas ameaçadas de extinção. O Jardim Botânico é tombado pelo IPHAN desde 1937 e considerado como Reserva da Biosfera pela UNESCO desde 1991.

passeio no Jardim Botânico
Ruínas da Fábrica de Pólvora

Como chegar no Jardim Botânico?

O Jardim botânico fica no bairro homônimo, na Zona Sul do Rio de Janeiro. E não é difícil alcançá-lo. Qualquer ônibus que passe pelo Jockey Club te deixará nas proximidades do parque.

Também é possível alcançar o parque de metrô, através da integração com o metrô na superfície que acontece na estação de Botafogo.

Para quem for de carro, saiba que o local não conta com estacionamento (apenas para pessoas com grandes dificuldades de locomoção),  mas é possível estacionar nas ruas que ficam nas proximidades.

O local também conta com bicicletário. Além disso Uber, assim como Taxi também podem ser uma boa opção.

O que fazer no Jardim Botânico?

As Palmeiras Imperiais são um ícone que pode ser avistado até mesmo de fora do parque, a via, chamada de Aleia Barbosa Rodrigues estampa cartões-postais ao redor do mundo e é um local que não pode ficar de fora durante a sua visita.

Para facilitar o passeio, passe antes no centro de visitantes, lá, além de uma lojinha de souvenir e um café, também é disponibilizado um mapa do parque para os visitantes, assim, é possível filtrar as atrações que mais lhe interessam. No centro de visitantes também é possível agendar horário para fazer um tour pelo parque a bordo de um carrinho elétrico. Os passeios saem de hora em hora e leva em torno de 35 minutos. 

Outro ponto que deve ser incluído na visita são as ruínas da fábrica de pólvora, que sofreu um incêndio em 1823. Ainda é possível conhecer a Casa dos Pilões, onde a pólvora era socada. O local atualmente é um museu que conta mais detalhes sobre o funcionamento desta indústria.

Inclua na visita o Chafariz Central (ou chafariz das musas). Um chafariz fabricado na Inglaterra mostra 4 figuras que representam que a ciência, a arte, a poesia e a música. Perto dali fica o Lago Frei Leandro, por muitos chamado de Lado das Vitórias-Régias. Ele leva esse nome em homenagem ao primeiro diretor do Jardim Botânico, que administrou o parque em torno de 1824.

Veja também o Orquidário e Bromeliário, uma estufa com vários tipos de orquídeas e bromélias. Ela foi construída no final do século XIX e foi restaurada em 1998.

Além desses pontos o parque ainda conta com outras atrações como o charmoso Jardim Japonês, um parque infantil, a aleia onde ficam as árvores de pau-brasil (essas árvores são símbolo do Brasil desde 1978), entre outros.

Próximo a portaria fica também o Bistrô La Bicyclette, local ideal para um café da manhã que pode ser tomado antes ou depois da visita.

passeio no Jardim Botânico
Chafariz Central

Informações Úteis

Endereço: Rua Jardim Botânico, 1008 – Jardim Botânico
Telefone: (21) 3874-1808 / 3874-1214
Horário: diariamente 08:00 – 17:00 – Durante o horário de verão, o horário se estende até às
18h00.
Valor do Ingresso: R$ 15,00 – somente dinhieiro (Grátis para crianças até 05 anos  ou idosos acima de 60 anos)
Site: Site Oficial

Conheça outros pontos turísticos da cidade. Baixe o guia digital “102 atrações e passeios gratuitos no Rio de Janeiro, além das praias” e tenha acesso a uma lista com uma centena de atrativos que possuem entrada franca, reunidos em um único lugar:

Outros posts relacionados

– Parque das Ruínas em Santa Teresa

– Por dentro do Parque Lage no Rio de Janeiro

– Visita ao Sitio Burle Marx

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
3 respostas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.