Como conhecer Santiago gastando pouco

Já vou confessando logo de cara que não achei Santiago um destino barato de se visitar, mas não é por isso que devemos riscar a capital chilena da nossa “Wish List” de destinos desse mundão. Preparei um post com atrações grátis (ou quase isso), que devem ser incluídas num roteiro para aproveitar Santiago gastando pouco:

Se você também vai pro Rio de Janeiro com pouca grana você deveria ler o post Como conhecer o Rio de Janeiro com a grana curta.

Como conhecer Santiago Gastando Pouco?

– Plaza de Armas

Começar um roteiro econômico pela Plaza de Armas é uma ótima opção. O local conta com 04 prédios da época colonial que tem entrada gratuita, são eles o Correio Central, a Catedral Metropolitana, o Museu Histórico Nacional e a Municipalidade de Santiago. O Museu Histórico Nacional inclusive, conta com visitas guiadas grátis de quinta a domingo.

Plaza de Armas em Santiago gastando pouco
Plaza de Armas

 – Mercado Central

Outro local que pode ser visitado sem ter que pagar nenhum tipo de ingresso é o Marcado Central, o mercado de peixes da cidade. Lá também tem uma série de restaurantes de Frutos do Mar e algumas lojinhas de souvenirs. Alguns suvenir custam a partir de $ 2 pesos. Boa opção para comprar uma lembrancinha da sua viagem ao Chile.

Quer saber onde comer em Santiago? Veja esse artigo do blog Viajando com a Mala Rosa.

– Cerro Santa Lucia

O marco zero da cidade também pode ser visitado sem ter que pagar nenhum centavo de peso. Trata-se do Cerro Santa Lucia. O espaço é um labirinto de ladeiras e escadas intercalado com belas praças e com uma vista incrível, não só para a cidade de Santiago, como também para a cordilheira dos andes. Vale a pena separar umas horinhas do seu roteiro para conhecer esse cerro com tranquilidade.

Cerro Santa Lucia em Santiago gastando pouco
Cerro Santa Lucia

–  Cerro San Cristoban

Outro cerro que pode ser visitado a pé é o Cerro San Cristoban, onde fica o santuário da virgem imaculada Conceição com uma estátua da santa contando com 14 metros de altura. As maneiras mais tradicionais (e caras) de subir o cerro são de funicular ou de teleférico. Já a opção grátis e fitness conta com 40 minutos de caminhada moderada até o topo. O visual lá de cima é imperdível.

– Estadio Nacional

E se você gosta de história e de futebol, separe um dia para conhecer o estadio Julio Martínez Prádanos, também conhecido como Estadio Nacional. Ele foi a primeira obra pública do pais. O Início das obras aconteceu nos anos 30 e a inauguração no ano de 1938. Capacidade máxima na época era de 30 mil pessoas.

Até setembro de 1973 o estádio foi palco de festas e grandes celebrações, mas nessa data foi declarado o golpe militar, a ditadura durante o governo de Pinochet. O Estádio nacional foi o maior centro de reclusão política de todo país. Já se sabe pela história que cerca de 5 mil pessoas foram detidas, torturadas e assassinadas dentro do estádio.

Para o ano de 2010 houve uma grande reforma, mas o governo decidiu manter toda a escotilha 8 com grades, celas, e paredões onde eram feitos os fuzilamentos para fazer uma homenagem as pessoas que estiveram detidas. Ali na escotilha 8 tem uma das frases que é uma das mais bonitas da história do país que vem desde o tempo da ditadura: “um povo sem memória é um povo sem futuro”. Que serve de memória, para que momentos como esses não voltem a acontecer

Dá pra visitar todas as instalações do estádio, inclusive a escotilha 8 quando não tem jogo ou nenhum evento importante, eles deixam os visitantes passear pelo gramado inclusive de terça a sábado nos horários de 10h00 ou ao meio dia são feitas as visitas guiadas gratuitas.

– Palácio La Moneda

O Palácio La Moneda também pode ser visitado sem custo. É lá que acontece a troca da guarda da policia de Santiago, com cavalos, orquestra e até algumas músicas dedicadas aos brasileiros como aquarela do brasil e brasileireirinho.

No local também é possível visitar o museu Centro Cultural La Moneda que fica embaixo do Palácio La Moneda e também tem entrada grátis.

Veja também: Principais dicas para viajar sozinha para o Chile.

– Museu de Belas Artes e Museu de Arte Contemporânea

E para você que gosta de arte o Museu de Belas Artes e o Museu de Arte Contemporânea ficam num mesmo espaço num belíssimo prédio de estilo neoclássico no Parque Florestal. E advinha só? A entrada é gratuita.

– Parques

A cidade é cheia de belíssimos parques. Tem o Parque Florestal, que já falamos acima, tem o Parque Bicentenário, inaugurado no ano de 2010 pro bicentenário da nação chilena, tem também o Parque Metropolitano, com seu 722 hectares, considerado o quarto maior parque urbano do mundo e o maior parque urbano de toda a America Latina. Ou seja, muitos parques que podem ser visitados e aproveitados sem desembolsar nada.

Um roteiro interessante para se fazer junto com essa viagem é conhecer o Chile de Carro. Veja as dicas nesse artigo do blog Mapa na mão.

Onde se hospedar em Santiago Gastando Pouco?

Santiago possui muitas opções de hospedagem, e as opções mais baratas ficam pelo centro. Durante a minha visita a cidade acabei optando por duas opções de hospedagem distintas. A primeira delas foi o Hostel Plaza de Armas, que apesar de ser um prédio antigo e assustador a primeira vista, possui quarto (privativo) espaçoso, café da manhã, uma bela vista para a Plaza de Armas e fica muito próximo do metrô.

Minha segunda opção de hospedagem foi um flat de temporada nas proximidades do Cerro Santa Lucia, e nesse caso, além da limpeza excepcional, o fato de ter uma mini cozinha acabou sendo um diferencial durante a estadia na cidade.

Veja aqui outras opções de hospedagem em Santiago:



Booking.com

E se você quer continuar viajando e gastando pouco, não deixe de visitar o post Como conhecer Petrópolis gastando pouco.

Outros posts relacionados

– Visitando a Vinícola de Concha y Toro

– Farellones – Esquiando nas proximidades de Santiago

– O Embalse El Yeso em Cajón Del Maipo

– Bate e volta em Valparaíso

– Bate e Volta em Viña del Mar

– As casas de Pablo Neruda

– Roteiro completo por Santiago

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
6 respostas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.