O Embalse El Yeso em Cajón Del Maipo

A atração da vez nas proximidades de Santiago com certeza é o Embalse el Yeso, que fica em Cajon del Maipo, próximo a cidade de San José del Maipo. São cerca de 100km de distancia entre o Embalse e capital do Chile e fica a uma altitude de 2500 m.

Esse belo lago na verdade trata-se de uma represa artificial construída pelo homem através da contenção da água do rio Yeso. Ela levou quase 10 anos para ser concluída e foi inaugurada em 1964. Esta represa é a principal fonte de água potável de Santiago na atualidade.

Como chegar no Embalse el Yeso em Cajon del Maipo?

Existem duas maneiras práticas de se chegar no Embalse, uma delas é alugando um carro e a outra é através de tour com as agencias de viagens receptivo. Fiz meu passeio com a agencia Nosso Chile. A van da agencia pega e deixa o cliente na porta do hotel reservado e o tour vai não só ao Embalse, mas também faz uma paradinha na cidade de San Jose del Maipo e no Tunel del Tinoco.

Os valores costumam variar de agencia para agencia, então pesquise bastante. Com a agencia citada acima eu paguei o valor de 30 mil pesos chilenos e paguei com cartão de crédito. Além disso a agencia é especializada em tour para brasileiros, o guia fala português e no final do passeio ainda oferece um piquenique aos participantes.

San José del Maipo
Cidade de San José del Maipo

Aproveitando o tour para o Embalse el Yeso

A saída de Santiago ocorre por volta de 6h e 7h e a primeira parada é na cidade de San José del Maipo para um cafézinho visto que muitos participantes são pegos no hotel muito cedo e não tem tempo de fazer esta refeição. O ideal é fazer compra de água e lanches nessa parada.

De lá seguimos para o local onde é possível fazer a locação de roupas de neve. Como não estava frio nesse dia, não foi necessário fazer a locação. Consulte com seu guia as condições do tempo e se recomenda a locação da roupa ou não.

A próxima parada é no Tunel del Tinoco. Um túnel de 1910, atualmente desativado. É possível atravessar o túnel de 600 m na escuridão total (ou usando a lanterninha do celular). No final do túnel há um memorial para um estudante chamado Willy, que teria se suicidado dentro do túnel nos anos 90 por conta de um amor.

Túnel del Tinoco
Túnel del Tinoco

A parada final, é claro que é, o ponto alto do passeio: o Embalse el Yeso, e que visual impressionante: a cor da água, o ar gelado tocando a pele, o silencio e a imensidão daquele lugar. Realmente uma experiencia fantástica.

A explicação para aquela cor de água tão azul são os minerais que ficam no fundo da represa, incluindo o “yeso”, que em português significa gesso e que dá nome ao rio responsável pela água represada no local.

Depois da parada de quase 1h para muitas fotos, a maioria das agencias oferece aos participantes um piquenique que normalmente envolve queijo, snacks, sucos e quando possível, vinho. Visto que no Chile não é permitido beber bebida alcóolica na rua.  O retorno para Santiago acontece por volta das 14hs.

É importante ressaltar que a visita ao Embalse pode ocorrer durante o ano todo, inclusive com nevasca, mas caso visite nessa época do ano é bom ir bem preparado, de preferencia com veículo 4×4  e correntes nas rodas. Caso não vá através de uma agencia, vale saber também que a entrada é franca.

Não esqueça! Vá com roupas confortáveis. Ideal é ir de óculos, pois no local venta bastante e esse vento levanta muita poeira. Uma touca também é uma opção recomendável, visto que o vento gelado pode causar incomodo no ouvido de algumas pessoas (o que aconteceu no meu caso).

Embalse el Yeso em Cajón Del Maipo
Embalse el Yeso

Caso você visite a localidade na primavera ou no verão é possível estender o passeio estender o passeio as Termas del Plomo ou ao Banho Colina (Nessa época do ano, muitas agencias já oferecem o passeio de maneira combinada). Tratam-se de piscinas naturais com água termal que brotam do fundo da terra em temperaturas que variam entre 37ºC e 63ºC.

Onde se hospedar em Santiago?

Vai se hospedar em Santiago? Reserve seu hotel através do Booking.com. Se fizer sua reserva através desse link o blog ganha uma pequena comissão e você não irá pagar nada a mais por isso.

Veja algumas opções de hospedagem:



Booking.com

Outros posts relacionados

Visitando a Vinícola de Concha y Toro

– Farellones – Esquiando nas proximidades de Santiago

– Bate e volta em Valparaíso

– Bate e Volta em Viña del Mar

– As casas de Neruda

– Roteiro completo por Santiago

– Como conhecer Santiago gastando pouco

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
9 respostas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.