Farellones – Esquiando nas proximidades de Santiago

O Chile do extremo norte ao extremo sul está coberto pela cordilheira dos andes, e essa montanha com mais de 8000 km de extensão que vai da Venezuela até a Antártida permite que o país tenha mais de 15 estações de Ski. Só nas proximidades de Santiago são 05 estações, sendo Valle Nevado, Farellones, La Parva e El Colorado as mais famosa e existe também a estação de Portillo, mas essa fica um pouco mais distante.

As estações de Farellones, La Parva, El Colorado e Valle Nevado são acessadas através de uma mesma estrada extremamente sinuosa. São 40 curvas até chegar a Farellones e mais 20 curvas para chegar até Valle Nevado, que é a última das estações de esqui nesta rota.

Como chegar a Farellones?

A maneira mais comum de chegar até essas estações de Ski é através de Agencias de Viagem que normalmente fazem o combo de tour panorâmico em Valle Nevado + Parque Farellones. Eu fiz o passeio através da agencia Nosso Chile, que é especializada em tour para brasileiros em Santiago, ou seja, se espanhol é um problema para você, pelo menos durante o tour você terá um guia em português.

esquiar em Farellones
Parada na Curva 16 – Ao fundo El plomo

O tour sai de Santiago entre 6h00 e 8h00 da manhã (Dependendo da localização do seu hotel), vai parando em outros hotéis para pegar os demais participantes e segue para a loja de aluguel de roupa. Recomendo a locação da roupa de neve. O kit com 05 itens sai por R$ 138,00 ou $ 25.000 pesos chilenos (base de valores – setembro de 2017), e inclui botas, calça, casaco, óculos e luvas. Caso não queira o kit completo, você pode alugar item a item, mas cada peça saíra 8.000 pesos chilenos.

Se seu casaco já for potente e você for fazer ski ou snowboard, onde o equipamento já possui uma bota específica, recomendo que faça a locação apenas da calça e da luva, e óculos apenas se estiver nevando.

O tour não sobe direto para Valle Nevado. Devido ao grande desnível a van faz uma parada na curva de número 16 para que os participantes já comecem a se acostumar com o ar rarefeito e não sintam os desagradáveis sintomas do mal de altitude.

A parada é proveitosa visto que nesse ponto o guia nos mostra o ponto mais alto da cordilheira na região de Santiago, o El Plomo, com 5422m de altura. Trata-de se um glacial mineral eterno onde é possível ver neve durante todo o ano.

Você também pode chegar a essas estações de carro alugado, mas prepare-se para enfrentar as curvas e especialmente as dificuldades que podem aparecer caso a estrada esteja tomada de neve.

Como aproveitar o Parque Farellones?

O tour chega na primeira estação, ou seja, Farellones, por volta de 9h30. Se o seu objetivo for se divertir na neve, sugiro que não faça o tour panorâmico em Valle Nevado, pois você só vai estar de volta a Farellones por volta de meio dia e o guia pede para que os participantes se reúnam para retornar a Santiago às 14h30, ou seja, se for a Valle Nevado não vai sobrar tempo para brincar na neve. Lembre-se de prever também um horário para o almoço. Porém, se o seu objetivo for só olhar sem fazer nenhuma atividade, aí sim vale a pena subir até Valle Nevado. Eu optei por ficar no Parque Farellones.

esquiar em Farellones
Chegando em Farellones

Farellones fica a 2800m de altitude e lá vivem cerca de 400 pessoas. Ela é também a estação de Ski mais antiga nos arredores de Santiago. Lá é possível praticar skibunda, andar de bike de neve, fazer ski e snowboard, descer numa tirolesa, entre outras atividades.

O valor para entrar na estação de Ski é de $ 20.000 pesos chilenos por pessoa e há uma promoção caso você vá fazer ski ou snowboard que sai a $ 34.000 pesos chilenos por pessoa incluindo entrada no parque, equipamentos e uma aula coletiva. Mas atenção, a aula coletiva só ocorre quando há um mínimo de 06 pessoas, então se você não está num grupo e não sabe nada de ski ou snow, provavelmente terá que pagar pela aula particular.

Para a hora do almoço afaste-se dos restaurantes caros que ficam na porta do parque, uma opção é pegar a estrada  e ir descendo sentido Santiago caminhando por cerca de 03 minutos. O restaurante La Terraza del Trata Cruz tem sanduíches e pratos do dia com preços mais justos.

esquiar em Farellones
Aprendendo Snowboard

Programe-se:

A temporada de esqui no Chile não é muito longa, geralmente dura em torno de 2 meses e vai de meados de julho até mais ou menos o final de agosto ou início de setembro dependendo do ano.

O transfer de ida e volta até Farellones com a agencia Nosso Chile cusatos $ 17.000 pesos por pessoa.

Leve dinheiro pois o local é precário e não há caixa eletrônico por lá, as máquinas de cartões ficam fora do ar com frequência. Eu mesma passei um sufoco na hora de pagar pelo aluguel de roupas de neve.

Onde se hospedar em Santiago?

Vai se hospedar em Santiago? Reserve seu hotel através do Booking.com. Se fizer sua reserva através desse link o blog ganha uma pequena comissão e você não irá pagar nada a mais por isso.

Veja algumas opções de hospedagem:



Booking.com

Outros posts relacionados

Visitando a Vinícola de Concha y Toro

– O Embalse El Yeso em Cajón Del Maipo

– Bate e volta em Valparaíso

– Bate e Volta em Viña del Mar

– As casas de Neruda

– Roteiro completo por Santiago

– Como conhecer Santiago gastando pouco

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
4 respostas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.