Visitando a Vinícola Concha y Toro

Na região metropolitana de Santiago tem tanta vinícola que um visitante levaria 02 meses e meio para visitar todas elas caso visitasse pelo menos uma vinícola por dia, mas a vinícola mais famosa do país, com certeza é a Concha y Toro. Ela é a quarta maior vinícola do mundo e fica instalada a 21.3 km de Santiago, no extremo sul, no município de Pirque.

Em Santiago as estações do ano são muito bem definidas o que é benéfico para a agricultura e o que torna o Chile um dos países com as maiores plantações de uvas para a indústria vitivinícola, ou seja, para a fabricação de vinhos. O país é reconhecido não só pela quantidade, mas também pela qualidade dos vinhos produzidos por lá.

vinícola Concha y Toro
Entrada da vinícola Concha y Toro

Como chegar na vinícola Concha y Toro?

Existem 03 maneiras de se chegar a vinícola Concha y Toro: Você pode tomar um táxi do local onde tiver hospedado até lá ou você pode agendar um passeio onde a van irá lhe pegar no hotel e te levar até a vinícola. Essas duas maneiras são confortáveis, mas são caras. Se você, como eu quer economizar um dinheirinho durante a viagem eu sugiro a opção metrô + ônibus.

Para chegar a partir da opção mais barata, tome o metro linha verde até Vicente Valdés e depois é necessário fazer a baldeação para Linha 4 e seguir até a estação Las Mercedes. Chegando em Las Mercedes pegue a saída sinalizada como “Concha y Toro” e você pode pegar os ônibus 73, 80 ou 81 e pedir ao motorista para te deixar na frente da vinícola. Seu custo total aproximado será de 1260 pesos e o tempo aproximado do percurso é de 45 minutos.

Uma observação importante é que os ônibus que passam na frente da estação Las Mercerdes não aceitam a Tarjeta Bip, forma de pagamento que é aceita no metrô e nos outros ônibus na cidade de Santiago. Eles aceitam apenas dinheiro.

vinícola Concha y Toro
Vinícola Concha Y Toro

Como é o tour pela vinícola Concha y Toro?

O motivo que me levou a escolher essa vinícola, com certeza é o mesmo que motiva muitos brasileiros: a história do famoso vinho Casillero del Diablo, mas vamos deixar para falar sobre ele mais a frente, ok?

Para visitar a vinícola é necessário fazer a reserva com antecedência pelo site da vicola: Site oficial da vinícola Concha y Toro. Lá você deve escolher o horário que a sua visita irá acontecer e também o idioma. Já te digo que esse não é um passeio de dia inteiro, então, para não perder o dia, marque bem cedo ou bem tarde, para aproveitar o resto do dia fazendo outro passeio. O tour tradicional leva cerca de 1h e custa 14.000 pesos chilenos por adulto e inclui 03 degustações. (valor com base em setembro de 2017).

A visita começa pelos jardins da propriedade de Don Melchor Concha y Toro, que foi o fundador da vinícola em 1883. Na primeira parada, na frente do casarão amarelo que fica na frente de um belíssimo lago e que servia de casa de veraneio para Dom Melchor, o guia conta um pouco da história da família e também sobre os atuais administradores. Ele conta ainda que Concha y Toro foi a primeira vinícola do mundo a ter ações negociadas na bolsa de Nova York.

vinícola Concha y Toro

 A segunda parada é no Jardim das Variedades, uma área da vinícola pensada exatamente para o turista, pois ela contem 26 espécies de uvas, tornando possível para o visitante conhecer mais de perto os tipos de uvas e vinhos fabricados pela vinícola. Infelizmente por estar visitando no fim do inverno, não havia nenhuma uvinha nas parreiras para contar história, mas quem visita a vinícola entre março e abril tem a oportunidade de provar a uva direto do pé.

É nessa parada que o guia conta que a maior produção da vinícola é de uvas cabernet sauvignon e nos leva a nossa primeira degustação: o delicioso Marques de Casa Concha Sauvignon Blanc. Nesse momento o guia nos ensina sobre como fazer a oxigenação do vinho para identificar seus aromas e também notifica a todos os participantes do tour que a taça onde estamos fazendo a degustação é cortesia.

Um pouco a frente desse ponto fazemos a nossa segunda degustação, agora um vinho tinto, trata-se do Terrunyo da uva camenere, e mais uma vez o guia explica um pouco das características da uva e as melhores possibilidades de harmonização.

vinícola Concha y Toro
Jardim das Variedades

Depois de visitar os jardins, o tour segue para visita as bodegas nova e antiga (Casillero del Diablo). A história do nome do vinho tão famoso aqui no Brasil é contada dentro da bodega subterrânea a portas fechadas, o que acaba sendo no mínimo, criativo.

A lenda conta que Don Melchior sofria muitos assaltos em sua bodega e perdia muitas barricas de vinho, e para parar com os roubos espalhou na vila a história de que na bodega escondia-se o próprio Diabo, contado que certa vez, alguns ladrões ficaram assustados com movimentos estranhos e barulhos de garrafas quebrando na tentativa de mais um assalto e, desde então, os roubos cessaram. Daí vem o nome do vinho mais famoso da vinícola, o Casillero del Diablo.

Após conhecer a célebre bodega a visita segue para mais uma degustação. Dessa vez o vinho oferecido foi o Marques de Casa Concha Cabernet Sauvignon e a visita se encerra numa espécie de pátio onde há um restaurante (com menu do dia por 18.000 pesos chilenos, na ocasião), banheiros e uma loja cheia de produtos Concha Y Toro, desde os vinhos mais aclamados até vinhos que podem sair pela bagatela de R$ 20,00 (muito mais barato que quando comprados no Brasil), além de outros produtos como saca- rolhas, aventais, bonés, camisas e outros.

Casillero del Diabo

Onde se hospedar em Santiago?

Vai se hospedar em Santiago? Reserve seu hotel através do Booking.com. Se fizer sua reserva através desse link o blog ganha uma pequena comissão e você não irá pagar nada a mais por isso.

Veja algumas opções de hospedagem:



Booking.com

Outros posts relacionados

Farellones – Esquiando nas proximidades de Santiago

O Embalse El Yeso em Cajón Del Maipo

Bate e volta em Valparaíso

– Bate e Volta em Viña del Mar

– As casas de Neruda

– Roteiro completo por Santiago

– Como conhecer Santiago gastando pouco

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
7 respostas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.