8 dicas práticas e rápidas para escrever um post de sucesso

Já digo logo que meu português não é perfeito e não fiz aula de jornalismo, mas estudei ao longo do tempo que tenho esse blog, que são pelo menos 7 anos, algumas técnicas que fizeram alguns de meus posts serem mais lidos do que outros, e venho desde então tentando aplicar essa técnica em todos eles. Mas vamos direto ao ponto: Apresento-lhes então 8 dicas para escrever um post de sucesso em um mundo onde as pessoas sequer leem os 140 caracteres do seu tweet.

Dica 1 – Estrutura

Um post deve ser bem estruturado e o ideal é que ele seja dividido de maneira bem específica. O mais comum e utilizado pelos blogs de sucesso da atualidade baseia-se no esquema a seguir: Título + Resumo + Introdução + Desenvolvimento + Fechamento + Chamada para a ação. 

Dica 2 – Título

Seu título é a primeira impressão de seu texto e o que vai definir se a pessoa vai seguir para a parte do resumo ou não. O que normalmente funciona para um título é quando ele é curioso aliado a uma imagem de destaque bem atraente. Iniciar com palavras como “Como” e “Porque” são boas opções. Ou seja, escreva um título impossível de ser ignorado.

Dica 3 – Resuma o conteúdo do post

Antes da introdução, faça um resumo contando o que o seu post irá abordar e cumpra a sua promessa ao longo do desenvolvimento, afinal o leitor não quer ser enganado com um resumo bonito e um texto pobre.

Dicas para escrever um post de sucesso

Dica 4 – Introdução

O que funciona para a introdução é a utilização de estatísticas, então você pode começar apresentando ao seu leitor um resultado chocante de uma pesquisa.

Histórias pessoais também costumam encantar o leitor e você pode tomar a liberdade de começar pelo meio da história. Para ter idéias de como começar um post contando uma história pergunte a si mesmo “Que horas eram?”, “Com quem eu estava quando aconteceu?”

Citações de artistas famosos que estejam abordando o mesmo tema do post também funcionam pois trazem veracidade ao seu texto.

Dica 5 –  Desenvolvimento do texto

No desenvolvimento do texto utilize tópico e sub tópicos para que a leitura não fique massante e intercale seus parágrafos com imagens para tornar a leitura menos cansativa.

Além disso, escolha falar sobre um assunto o qual você domine para passar verdade para quem está lendo. Se você não tem certeza sobre a informação que está passando, sempre pesquise muito antes de abordar o assunto, que pode não ser verdadeiro, disponível para o seu leitor.

Dica 6 – Recaptulação

Quando for finalizar seu o post faça uma recapitulação rápida para seu leitor com tudo o que foi dito, ou seja, um novo resumo, mas escrito de uma outra maneira. Não seja longo ao finalizar o texto, afinal, tudo o que tinha para ser dito foi dito ao longo do desenvolvimento.

Se você tiver uma mensagem de aprendizado para entregar ao leitor, o fechamento é o local ideal para deixar essa mensagem.

Dica 7 – Call to Action (ou chamada pra a ação)

Faça a chamada para a ação, o famoso “Call to Action” dito por aí. Mas o que é isso?! É o ato de convidar o seu leitor leitor a interagir com o seu texto, seja pedindo pra ele compartilhar o seu artigo numa rede social, ou pedindo para ele se inscrever no newsletter do blog, ou ainda deixe o link para um post com conteúdo similar que também pode gerar o interesse do seu leitor.

Se o leitor gostou do texto será um prazer para ele compartilhar o seu trabalho, e essa é mais uma chance do seu post ser visto e se tornar um post de sucesso.

Dica 8 – Número mínimo de palavras

Escreva textos com pelo menos 1000 – 1500 palavras para que o Google identifique seu texto com um texto rico em conteúdo. Textos mais curtos podem ficar mal ranqueados na famosa plataforma e podem impedir que tenhamos uma maior quantidade de buscas orgânicas.

Dicas Bônus – Dicas para escrever um post de sucesso

Caso nada do que foi falado acima funcione para você, a dica bônus é escrever um post em estilo de “lista”, pois esse tipo de post sempre funciona. Quer um exemplo de lista para se inspirar?! Visite o post 15 dicas para viajar barato ou 10 ótimas trilhas para fazer no Rio de Janeiro.

Se você gostou desse post também irá gostar de ler Como fiz os acessos do blog crescerem em 400%.

Para não esquecer como escrever um post de sucesso salve ou pine a imagem a seguir:

dicas para escrever um post de sucesso

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
2 respostas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.