Tour no museu da H-Stern

No bairro de Ipanema no Rio de Janeiro fica a sede da H-Stern (Na rua Garcia Dávila e esquina com a Visconde de Pirajá), e dentro da sede há um Museu sobre as gemas dessa joalheria incrível e conhecida mundialmente. E o melhor de tudo? O tour é gratuito.

Trata-se de um tour áudio guiado que leva cerca de 15 minutos. Na entrada é possível escolher o idioma em que você gostaria de fazer o tour, e são mais de 19 opções.

tour na H-Stern
H-Stern

Como é o tour na H-Stern?

Num primeiro momento alguns painéis interativos contam a história de Hans Stern, que nasceu na Alemanha em 1922 e em sua primeira visita ao Brasil ele teria ficado fascinados com as pedras de cor aqui existentes. Em 1945 ele abriu a primeira butique no centro do Rio de Janeiro, mas atualmente a joalheria está presente em 4 continentes.

Hans Stern falaceu em 2007, mas Roberto Stern, atual presidente e Ronaldo Stern, vice-presidente, continuam administrando o império criado pelo pai.

Os painéis seguintes também contam mais detalhes sobre as gemas, que elas são encontradas principalmente no sul e sudeste do país e que as pedras utilizadas pela marca são a ametista, ágata, granada, água marinha, turmalina, esmeralda, entre outras. Um dos painéis conta sobre a lapidação perfeita dos diamantes e como fazem para que eles não percam nada de luz.

Entre um painel e outro entram em cena os lapidadores, os polidores e os ourives, os profissionais que fazem a moldagem das jóias ao vivo, na frente de quem estiver fazendo o tour. No local também há um laboratório gemológico que examina as gemas e verifica a autenticidade delas.

tour na H-Stern
Tour H-Stern (Foto Reprodução)

Infelizmente não é permitido tirar foto no local, o que pode até ser considerado bom, pois preserva um pouco da surpresa de quem ainda irá fazer a visita. 🙂

O tour termina num grande show room onde acontece a venda das jóias e das pedras preciosas para quem tiver interesse na compra.

Para visitar o local é necessário agendamento prévio (no caso de grupos grandes). O telefone para agendamento é o (21) 2106-0000 e também é possível agendar pelo e-mail: sac@hstern.com.br. As visitas podem acontecer de segunda a sexta de 9h00 às 18h00 ou sábados entre 9h00 e 14h00.

Quer conhecer mais uma centena de atrativos gratuitos na Cidade Maravilhosa? Baixe agora mesmo o nosso guia digital “102 atrações e passeios gratuitos no Rio de Janeiro, além das praias“. É só clicar na imagem abaixo:

Outros posts relacionados

– Parque Natural Municipal Penhasco Dois Irmãos

– Rio de Janeiro: Do Leme ao Pontal

– Como subir o Morro dois Irmãos no Rio de Janeiro?

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
6 respostas
  1. Ah, que legal! E ainda é gratuito (adoro). <3 Também acho que isso de não poder tirar foto preserva um pouco da surpresa. Fiquei com vontade de visitar 🙂
    Beijos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.