10 cidades para fazer bate e volta a partir do Rio de Janeiro

Tem dias que só o que a gente quer é relaxar e dar uma escapada da nossa realidade, não é mesmo? Por isso fizemos uma lista com 10 cidades incríveis para fazer um bate volta de um dia ou mesmo passar um final de semana:

1 – Penedo

Penedo é um município de Itatiaia e a principal colonia finlandesa no Brasil, por isso ficou conhecida como “Pequena Finlândia”. A cidade é pequena, própria para ser conhecida em um bate e volta e além de muitos restaurantes, lojinhas de artesanato, lojinhas de malhas de frio e também ser famosa por ter uma incrível fabricação de chocolate, a cidade ainda conta com opções de cachoeiras para os mais aventureiros. Para saber mais visite o post Bate e Volta nas Cachoeiras de Penedo. 

2 – Itatiaia

Apenas 8km separam Penedo de Itatiaia, o que pode ser uma ótima opção para um combo de final de semana entre as duas cidades. Lá fica o primeiro parque nacional fundado no Brasil cheio de cachoeiras de águas cristalinas ou trilhas e travessias fantásticas para picos incríveis. Temos mais detalhes sobre Itatiaia e Penedo no post Parque Nacional do Itatiaia e Penedo.

bate e volta a partir do Rio de Janeiro
Parque Nacional do Itatiaia

3 – Ilha Grande

Ilha Grande pode ser opção para um dia ou final de semana. Para passar um dia basta programar-se para fazer um passeio de barco pela ilha, existem várias opções de passeios de barco por lá. Para o final de semana sugerimos que se hospede na Vila do Abraão e desbrave as trilhas e cachoeiras incríveis que a ilha tem para oferecer. Descubra todas as informações nos posts Passeio de Barco em Ilha GrandeIlha Grande – Roteiro de Final de semana.

4 – Búzios

Búzios já foi considera pela revista Exame a 4º cidade preferida dos turistas que visitam o Brasil. E dá pra entender, pois lá há uma infinidade de praias de águas cristalinas além de uma rua famosa cheia de restaurantes gourmet e baladas badaladas. A francesa Brigitte Bardot foi uma das celebridades que se encantou pela cidade e na Orla da praia da Armação inclusive há uma estátua dedicada a artista. Um final de semana por lá é o ideal. Se quer mais dicas visite todos os nossos artigos de Búzios.

O que fazer em Buzios
Praia da Ferradurinha em Búzios

5 – Arraial do Cabo

Além de ser considerada o caribe brasileiro, Arraial também é a capital do mergulho no nosso país. Lá os passeios de barcos levam a praias de águas com tons de azul piscina impossíveis de serem esquecidos. Os preços são mais amigáveis do que a vizinha Búzios, que falamos acima, e vale a pena passar um final de semana por lá. Mais dicas sobre Arraial do Cabo no post: Arraial do Cabo – Caribe no Rio

6 – Lumiar, São Pedro da Serra e Boa Esperança

Três surpresas escondidas na serra de Nova Friburgo. Dá para conhecer os três distritos num único final de semana. Para os mais aventureiros, o local tem atrativos como o Rio Macaé onde há prática de rafting e enumeras cachoeiras. O centrinho de Lumiar é cheio de restaurantes bacanas que dá pra preencher a noite do sábado. Para saber mais, visite o post Lumiar, São Pedro da Serra e Boa Esperança.

7 – Visconde de Mauá, Maromba e Maringá

Outros três distritos que podem ser combinados num final de semana são Visconde de Mauá, Maromba e Maringá. Região cheia de cachoeiras, pousadas charmosas e restaurantes de peso irão facilmente preencher o seu final de semana. Lá é possível fazer passeios a cavalo e passeio de quadriciclo. Saiba mais nos posts: Visconde de Mauá, Mirantão e Vale do Alcantilado e As surpresas que reservam a Vila de Maromba.

8 – Paraty e Trindade

Os motivos para conhecer Paraty são inúmeros, seja pelo centro histórico preservado, pelas praias maravilhosas ou pelos eventos famosos. Porém melhor que isso é visitar num final de semana além de Paraty, a vila de Trindade, onde ficam a pedra que engole, a piscina natural do Caixadaço e a renomada Praia do Sono. Quer saber mais? Visite o post: Final de Semana em Paraty e Trindade.

motivos para conhecer Paraty

9 – Cachoeiras de Macacú

Cachoeiras de Macacu fica super perto do Rio, são apenas 100km de distancia do Rio, ou seja, menos de 2h de viagem. A cidade é conhecida como “Terra das Águas Cristalinas” e possui inúmeras cachoeiras incríveis, além disso possui uma ótima opção de hospedagem, a pousada A Marca do Faraó, que tem entretenimento para um final de semana completo. Para ter acesso a um roteiro completo por Cachoeiras de Macacu visite o post Roteiro de 02 dias em Cachoeiras de Macacu.

10 – Niterói

Niterói é coladinho no Rio e tem opções de passeios incríveis. Porque não visitar o MAC (Museu de Arte Contemporânea), ou as praias famosas de Itacoatiara ou Camboinhas ou ainda fazer a Trilha do Costão do Itacoatiara. Além desses pontos turísticos, a cidade ainda reserva outras surpresas como a trilha do Morro do Elefante e o Parque da cidade.

Se você gosta de passear na Cidade Maravilhosa também, conheça o nosso guia digital “102 atrações e passeios gratuitos no Rio de Janeiro, além das praias“. São centenas de atrativos para conhecer. Baixe agora ao clicar na imagem abaixo:

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
5 respostas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.