Tudo sobre o Forte de Copacabana

O mais famoso forte da cidade do Rio de Janeiro fica na praia de mesmo nome, na altura do posto 6. Uma visita até o forte pode ser despretensiosa, apenas para passear e apreciar a vista ou tomar um delicioso café da manhã, ou ainda conhecer um pouco mais sobre a história da nossa cidade.

Como aproveitar o Forte de Copacabana?

A construção nos foi deixada de herança pelos portugueses e data de 1914 e já foi considerada a fortificação mais poderosa da América do Sul. As características originais são bem conservadas, mas o forte deixou de exercer sua função bélica em 1987. Nos jardins é possível encontrar canhões alemães fabricados no início do séc. XX e dentro do forte também fica o Museu Histórico do Exército com uma exposição permanente sobre a história do Brasil, cheio de armas, manequins de personagens históricos, quadros e painéis explicativos.

Forte de Copacabana

Na área externa é possível encontrar duas salas de exposições temporárias e dois cafés, sendo um deles uma filial da Confeitaria Colombo, muito famoso e tradicional na cidade. Porém o lugar é muito disputado principalmente no horário do café da manhã aos finais de semana, por isso pegar uma mesa por lá pode demorar até mais de uma hora.

Mesmo não conseguindo uma mesa, a vista do local para a praia de Copacabana é incrível e privilegiada, então considere o local para uma visita. A entrada custa R$ 6,00 por pessoa e os horários de funcionamento são distintos: Para quem quer visitar o museu, ele funciona de 10h às 18h30, já na área externa você poderá permanecer até às 20h. Para qualquer uma das opções é preciso pagar o valor da entrada.

No local há infraestrutura de banheiros mas não há estacionamento, por isso, se for de carro será necessário procurar uma vaga na praia. Então já sabe, em dias de sol forte ou na alta temporada (verão), chegue cedo.

O Rio tem tantas outras oportunidades de passeios e muitos deles são grátis. Falando nisso, você conhece o nosso guia “102 atrações e passeios gratuitos no Rio de Janeiro, além das praias“? Reunimos a melhor maneira de passear pela cidade de forma gratuita num único local.

Baixe agora! É só clicar na imagem abaixo:

Outros posts relacionados

– Fortaleza de São João, na Urca

– Faça uma visita à Ilha Fiscal

– Conheça a trilha do Forte do Leme

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
3 respostas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.