Desvende a Igreja Nossa Senhora da Penna

Se você é morador de Jacarepaguá, ou já visitou o bairro algumas vezes, ou mesmo pegou a Linha Amarela no sentido Barra da Tijuca, com certeza você já avistou a Igreja Nossa Senhora da Penna, por alguns chamada erroneamente de Nossa Senhora do Loreto (essa é uma outra igreja localizada numa rua próxima a igreja Nossa Senhora da Penna). Ela fica no alto de um rochedo que antigamente era chamado de Pedra do Galo, mas hoje é conhecido como Morro da Penna, a 170m de altura.

Atenção: Não se trata da Igreja da Penha, no bairro de mesmo nome da Zona Norte da cidade.

A igreja data de 1661, e é a segunda igreja mais antiga de Jacarepaguá, perdendo o posto apenas para a igreja de São Gonçalo do Amarante, no Camorim, que data de 1625.

Igreja Nossa Senhora da Penna

 

Como chegar na Igreja Nossa Senhora da Penna?

Dirija-se ao bairro da Freguesia em Jacarepaguá com destino a Ladeira da Freguesia, nas proximidades da Av. Geremário Dantas, na altura da Linha Amarela. De lá pegue a Rua Nossa Senhora da Penna até o final para chegar na Igreja.

No local há estacionamento para carros com poucas vagas, por isso, se sua ideia é ir num domingo, chegue cedo ou vá depois do horário da missa.

Para quem não está de carro, uma outra maneira de chegar ao local sem ter que encarar a subida íngreme da rua é através de uma espécie de funicular que sobe 110m até o topo do morro.

 

 

Aproveitando o local

Ao alcançar o topo desse ponto turístico pouco explorado, deslumbre-se com o panorama de Jacarepaguá e da Barra da Tijuca. De lá, além de ser possível avistar o mar, é possível enxergar também a icônica Pedra da Gávea e o Pico da Pedra Branca (Ponto mais alto da cidade do Rio).

As missas acontecem normalmente aos domingos e no local também há uma cantina, onde você pode comprar um lanchinho, caso esqueça de levar o seu. Também há uma espécie de playground que faz a alegria da criançada.

 

Vista a partir da Igreja Nossa Senhora da Penna

 

Vista a partir da Igreja Nossa Senhora da Penna

 

Vista a partir da Igreja Nossa Senhora da Penna

 

Data da visita: agosto de 2017

One Comment on “
Desvende a Igreja Nossa Senhora da Penna

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *