Como fiz os acessos do blog crescerem em 400%

Após 07 anos com o blog, em janeiro de 2017 eu fui aceita na comunidade da RBBV (Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem) e foi exatamente nesse momento que eu decidi que o “Diário de Uma Viajante” não seria mais apenas um mero hobby e passaria então a ser um blog profissional. Desde então eu resolvi criar um plano de ação para fazer o blog crescer:

1 – Mudar a identidade visual

O primeiro passo foi criar uma nova identidade visual para fortalecer o blog como uma marca. Trazer para o blog uma cara mais profissional, investindo numa nova logo, um avatar e uma capa para ser utilizada nas redes sociais.

2 – Criar um domínio “.com.br”

Um outro passo que profissionalizou o blog foi criar o domínio “.com.br” que acaba chamando muito mais atenção do que um “nomedosite.blogspot.com.br” ou um “nomedosite.wordpress.com.br”, e também acaba sendo muito mais fácil para os leitores decorarem seu endereço e fazerem o acesso direto.

3 – Trocar o blogger pelo WordPress

O blogger tem uma plataforma muito simples. Por lá é muito fácil trocar o layout, inserir plugins e etc, mas ele é muito limitado, o que acaba dando pro WordPress inúmeras vantagens. É verdade que a cara do WordPress assusta um pouco para quem está migrando do blogger pela quantidade de funcionalidades, mas se eu me acostumei, todo mundo consegue.

Além disso, os templates do WordPress além de mais bonitos, são mais intuitivos concentrando mais informações na página principal e permitido ao leitor um acesso mais fácil as informações, o que consequentemente aumenta o número de páginas que ele pode visitar numa sessão.

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4 – Instalar o Google Analytics

Esse é o “medidor” oficial das estatísticas dos sites. Caso você venha a fechar alguma parceria, são esses dados que você vai precisar apresentar. É necessário observar também como o seu blog está se comportando e o analytics permite isso. La você encontra o número de sessões e visualizações diárias, semanais, mensais e anuais, encontra também de onde seus acessos estão vindo, qual é o seu post mais acessado, entre outras informações importantíssimas para o desenvolvimento do seu blog.

5 – Estudar

Esse é um passo importantíssimo para fazer o blog crescer. Entrar na RBBV me permitiu ter acesso a pessoas incríveis, disponíveis a compartilhar seus conhecimentos. Além disso, vi todos os hangouts da rede disponíveis no YouTube (link aqui), que falam sobre SEO, Midia Kit, Feiras e Eventos, Google Analytics e etc.

Sugiro também entrar no blog do 360 meridianos e buscar pela tag “Viver de Blog” pois lá também tem muita dica legal pra quem está querendo profissionalizar-se como blogueiro. O blog  Profissão Blog do Daniel Duclos atualmente está desativado (não há postagens de novos conteúdos) mas há muito conteúdo interessante por lá e que vale a leitura.

6 – Revisar TODOS os posts

Não eram muitos, pois como comentei acima até janeiro de 2017 o blog sempre foi encarado para mim como um hobby, mas mesmo não sendo muitos eu revisei cada post que já tinha feito, melhorando o conteúdo deles, trocado a forma de abordagem, deixando de ser um diário de viagem para trazer pro leitor informações mais diretas do que podia interessar a eles na hora de montar o seu roteiro e além disso revisar os posts me fez perceber que haviam muitos posts longos que falavam de vários destinos ao mesmo tempo e que acabaram sendo divididos em posts menores, dessa maneira gerei mais conteúdo pro blog, aumentei o ranqueamento no google e consequentemente os acessos orgânicos.

7 – Plugin Yoast SEO

Instalei o plugin Yoast SEO. Eu não entendo muito sobre SEO, mas esse plugin permite definir uma palavra chave para cada post, um meta description e sinaliza quando o post está ou não bem escrito e o que você pode fazer para melhorar. Muito útil!

Ainda sobre SEO, recomendo a leitura do post do blog 360 meridianos: Dicas de SEO básico para blogs de viagem.

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Visual do Plugin Yoast SEO

8 – Criar perfil em TODAS as redes sociais e fazer chamadas diárias para o blog

Mesmo que você não pretenda usá-las agora, reserve seu espaço e garanta o nome do seu blog por lá. E caso você decida investir, comece pelo facebook e pinterest, pois são as que mandam mais público para o blog.

Faça chamadas diárias para o blog. Eu faço chamadas diárias tanto no facebook quanto no instagram, o que também reforça a marca. Caso você não tenha conteúdo novo diariamente, faça chamadas para os posts antigos.

Ah! Só pra deixar claro, as redes são Facebook, Instagram, Youtube, Google +, Twitter, Pinterest e todas as outras que venham a surgir, e você já pode me seguir em todas elas.

9 – Convide seus amigos pessoais para curtir a página

Não adianta só enviar aquele convite do facebook pedindo para curtir a página, pois muitos deles nem vão dar bola para esse convite. Perceba todos os amigos que não curtiram a página, chamem eles no messenger e mande uma mensagem carinhosa pedindo para que eles passem lá e deixem o “curtir”. Dá trabalho? Dá. Mas você quer ou não quer fazer o blog crescer?

10 – Prepare o seu Midia Kit

Tenha um Midia Kit e o mantenha atualizado. A definição de Midia Kit seria um documento dedicado a precificar os espaços do seu site e afim de atrair clientes que queiram fazer anúncio dentro dele, mas vai muito além disso, ele permite que você fale um pouco do seu site, do seu nicho e das suas estatísticas.

Mesmo que você ainda não faça parcerias, tenha o seu midia kit pronto. Ok, isso não vai fazer os seus acessos aumentarem, mas Imagine se pinta uma press trip de última hora e você ainda tiver que correr atrás desses dados?

Eu ainda não fiz o meu em formato power point/ pdf, mas tenho em formato de texto para qualquer emergência. Para saber mais sobre midia kit assista o hangout da RBBV que fala sobre esse tema.

11 – Mantenha uma frequência de posts

Tente manter o seu leitor interessado. Se ele entrar no seu blog três vezes num mês e não tiver nenhuma novidade ele acaba procurando por blogs que tenham um conteúdo mais ativo.

Fazer posts com frequência além de reforçar a marca na cabeça do leitor, permite que o google ranqueie mais conteúdo do seu blog e você terá mais chances de ser encontrado numa busca orgânica.

12 – Impulsionamentos Facebook (impulsionar publicações  x impulsionar curtidas na página)

Separe um orçamento, mesmo que mínimo para fazer alguns testes no facebook. Algumas opções permitem que você invista apenas R$ 1.00 por dia. Perceba o que dá mais certo para você.

Eu invisto uma média de R$ 30,00 por mês na rede do Zuckerberg. Em geral prefiro fazer impulsionamento de algumas postagens, o que acaba gerando mais acesos no blog e também costumo mesclar com o impulsionamento de curtidas na página, o que aumenta o número de seguidores que podem ser atingindo pelo conteúdo que divulgo na página. Ou seja, fico no meio a meio.

13 – Lista dos posts mais visitados na página inicial

Seus posts mais visitados são os que chamam mais a atenção dos leitores, por isso eles devem permanecer em destaque no blog. Faça uma lista com 05 ou 10 posts mais acessados e deixe numa área visível do blog para que ele continue sendo um chamarisco para os leitores que entram no seu blog por acaso, assim ele pode fazer o leitor ficar preso no site lendo as suas postagens destacadas.

14 – Disponibilize todos os links de destinos na RBBV

Para os blogueiros que fazem parte da RBBV é possível fazer um link building dentro dos destinos listados no site da rede. Ou seja, um leitor que já conhece a rede e busca por um destino pode acabar encontrando o seu blog se ele estiver disponível por lá e aumentando o seu número de visitas.

15 – Link building para seus próprios posts

Aproveite e faça link building para seus próprios posts, desde que eles sejam correlacionados entre si. Por exemplo: Se você faz uma postagem sobre Angra dos Reis, é super justo deixar um outro link para que o leitor ache também conteúdo sobre Ilha Grande.

16 – Participe dos grupos voltados para blogueiros disponíveis no Facebook e Whatssap

Atualmente existem grupos específicos para blogueiros no facebook e no whatssap, onde rolam muitas dicas que podem enriquecer seus conhecimentos na arte de blogar. Existem grupos específicos por nichos ou para pequenos blogueiros. Enfim, procure o grupo específico para seu segmento e aproveite.

17 – Invista no Pinterest

Pine loucamente. Ainda não é a minha realidade, mas muitos blogueiros estão tendo ótimos resultados com essa rede. Em julho, após começar a me dedicar no Pinterest, ele gerou 5% dos acessos do blog, e sei que isso pode aumentar ainda mais.

Se não sabe nem por onde começar, comece pelo hangout da Alyssa Prado.

18 – Participe de Encontros e leve seus cartões de visita

Faça relacionamento com outros blogueiros, e seja reconhecido no seu meio. Ter relacionamento ajuda não só a pegar dicas cruciais e aprender novas técnicas para seu desenvolvimento e o desenvolvimento do seu blog, como para pegar dicas de locais onde esses blogueiros já conseguiram parcerias de viagens.

Leve seus cartões de visita para que depois do encontro as pessoas que você conheceu te encontrem facilmente nas redes sociais, e tenham seu contato para qualquer dúvida.

19 – Participe dos grupos de divulgação nos grupos do facebook

Existem muitos grupos no Facebook que permitem a divulgação de seus posts, e muitas pessoas interessadas em ler sobre destinos de viagem. Ou seja, é unir o útil ao agradável, você tem um espaço para divulgar diretamente para seu público alvo. Não deixe de ler sempre as regras de participação nesses grupos para saber o que é possível divulgar, mas tenha certeza que isso gera muito acesso pro blog.

20 – Continue em constante desenvolvimento

Continue em constante desenvolvimento, buscando novas técnicas e novas possibilidade de se desenvolver. Mantenha-se atento as novidades e seja sempre criativo.

Atualmente meus novos projetos são desenvolver o meu canal de vídeos no Youtube e finalizar um curso de online de SEO que iniciei na Udemy, e espero que essas novas ações façam o blog crescer em pelo menos mais 400%.

Se você também tem dicas do que fez o seu blog crescer, conta pra gente nos comentários. 🙂

Foto destacada no início deste post: Pixabay

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Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
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34 respostas
    1. O midia ket é um documento com dados do seu blog, que você utiliza no momento de buscar as parcerias. Normalmente as agencias e empresas te pedem isso.

  1. Eu já considerei inúmeras vezes migrar para o WordPress, mas ainda não me sinto confortável. Quase sempre eu estou revisando meus posts antigos, mas dificilmente faço alguma alteração neles. Preciso criar coragem, tirar fotos novas e editar as imagens para ficarem padronizadas. Comprar o domínio é um passo que quero tomar assim que o blog geral alguma renda.

    Vidas em Preto e Branco

    1. Depois que eu escrevi esse post eu descobri bons blogs no blogger e que podem fazer muito sucesso. Vale a pena considerar mesmo a mudança.

    1. Oi Silvia.
      Fico feliz em ajudar. Você pode deixar seus links dentro dos destinos que já tiver visitado na RBBV. É só procurar a página do destino e deixar o seu linlk lá (no site da rbbv mesmo).

  2. Olá,
    Obrigada pelas dicas. me dei conta que estou passando por este processo lentamente, vamos ver se em 2019 sai a compra do domínio e assim posso instalar os plugins.
    Abraços

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