5 destinos no Rio de Janeiro para fugir do calor

Tem quem goste do verão, e tem quem não goste. A verdade é que os cariocas estão sofrendo com o calor, pois é difícil estar na rua às 8h00 da manhã com as temperaturas já ultrapassando os 30º C.

Para fugir do calor num feriado ou mesmo num final de semana segue abaixo uma lista com 05 destinos com temperaturas mais amenas para aqueles que não aguentam mais esse calor.

Veja também:
– 5 Destinos para fugir do carnaval
– 8 cidades românticas para curtir no Rio de Janeiro

5 destinos no Rio de Janeiro para fugir do calor

Lumiar

É um pequeno distrito de  Nova Friburgo, e é um local muito procurado por turistas que apreciam contato com a natureza poque está repleto de cachoeiras e poços para banhos.

A temperatura média em Lumiar durante o ano é de 19º C. As cachoeiras mais famosas são a de São José e Indiana Jones, que ficam em Boa Esperança, a 3km de Lumiar.

A cidade também é muito procurada para a prática de rafting no Rio Macaé. Clique aqui para maiores informações sobre Lumiar ou se você já pretende fazer uma reserva veja nosso artigo Onde se hospedar em Lumiar.

5 destinos para fugir do calor
Centrinho de Lumiar

Petrópolis

Também conhecida como Cidade Imperial, tem uma temperatura média anual de 28º C, mas com a altitude e os ventos da região a sensação térmica acaba sendo menor.

A região é composta por belas montanhas, incluindo um núcleo do Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Outros destaques da região são a Cervejaria Bohemia e outros atrativos culturais como o Museu Imperial, o Palácio de Cristal e a Casa de Santos Dumond.

Já estivemos na cidade algumas vezes e temos muito conteúdo sobre o destino. Clique aqui para maiores informações sobre Petrópolis.

Catedral São Pedro de Alcantara em Petrópolis
Catedral São Pedro de Alcantara em Petrópolis

Visconde de Mauá

A região fica a 1300 metros de altitude e tem uma temperatura média anual de 20º C.

Visconde de Mauá tem a facilidade de estar perto de muitos outros pequenos destinos turísticos da região como Penedo, Serrinha do Alambari, Maromba e Maringa, Mirantão, Vale do Alcantilado entre outros.

Atrativo natural na região é o que não falta. Além disso a gastronomia da cidade é muito famosa, com muitos restaurantes oferecendo opções de trutas e fondue, que no friozinho é sempre uma boa pedida.

destinos para fugir do calor
Cachoeirinha no Vale do Alcantilado

Nova Friburgo

A temperatura média durante o ano é de 18 °C. Ótima opção para quem quer fazer trilhas, provar uma boa gastronomia ou apenas curtir o clima ameno da cidade. Além disso a cidade também é muito famosa pela venda de lingeries a baixo custo.

Para quem quiser sentir bastante frio em Nova Friburgo, vale a pela subir o Pico da Caledônia, Com 2.257 metros de altitude. O clima no topo pode ficar de 8 até 15 graus a menos que o centro de Nova Friburgo. 

Veja nosso artigo O que fazer em Nova Friburgo e conheça mais detalhes sobre o destino.

destinos para fugir do calor
Pico da Caledônia em Nova Friburgo

Itatiaia

Talvez essa seja a opção mais “fresca” do nosso Top 5. A temperatura média da cidade é de 12º C.

A principal atração na cidade é o Parque Nacional do Itatiaia, com inúmeras trilhas, cachoeiras, poços para banho.

Na parte baixa do Parque é possível visitar a Lagoa Azul, a famosa cachoeira do Véu da Noiva, entre outros. Veja nosso artigo cheio de detalhes sobre Itatiaia.

bate e volta no parque nacional do itatiaia

Antes de finalizamos esse artigo eu queria te apresentar o nosso e-book com 102 atrações e passeios gratuitos no Rio de Janeiro, para você que gosta de conhecer lugares incríveis, mas com a maior economia. Clique na imagem para baixar:

E se você conhece outras opções de cidades fresquinhas no Rio, não deixa de compartilhar com a gente nos comentários.

Outros artigos relacionados

– 10 ótimas trilhas para fazer no Rio de Janeiro

– Descubra a Ilha da Gigóia

– 10 cidades para fazer bate e volta a partir do Rio de Janeiro

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
6 respostas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.